Breaking News
Home / Saúde / Herpangina

Herpangina

PUBLICIDADE

O que é Herpangina?

A herpangina é uma infecção causada pelo vírus coxsackie A, e é frequentemente caracterizada pelo aparecimento súbito de febre alta, dor ao engolir, dor de garganta e a presença de pequenas vesículas que eventualmente irrompem para formar úlceras esbranquiçadas na boca.

As úlceras vistas na herpangina são freqüentemente localizadas no palato mole ou no céu da boca, amígdalas e úvula.

A infecção freqüentemente ocorre durante os meses de verão, afetando principalmente crianças entre três e dez anos de idade, com menor incidência em adultos e adolescentes.

Existem outros vírus que também podem causar herpangina, mas não tão frequentemente quanto o vírus coxsackie A. Estes incluem o enterovírus, o vírus coxsackie B, o adenovírus, o ecovírus e o vírus herpes simplex ( HSV ).

As cepas mais comuns do vírus coxsackie A, causando herpangina em crianças, são do tipo 1 a 10, 22, 12 e 16.

O vírus causador da herpangina está presente nas fezes e nos fluidos respiratórios das crianças afetadas.

A transmissão deste vírus para outras crianças é principalmente através da via fecal-oral, o que significa colocar objetos contaminados com fezes infectadas na boca e através de gotículas espalhadas por espirros e tosse.

Uma vez que o vírus coxsackie A entra no corpo humano, ele pode permanecer no interior para incubar por quatro a 14 dias. A doença geralmente aparece dentro de quatro a seis dias depois de pegar o vírus.

Os sintomas associados à infecção são dor nas costas, dor de cabeça, fraqueza , perda de apetite, vômito , baba e dor abdominal. Algumas crianças infectadas podem não apresentar sintomas, mas podem disseminar a infecção para outras pessoas.

O tratamento para a herpangina geralmente inclui repouso, ingestão de muitos líquidos e dieta adequada. Medicamentos geralmente são dados para febre e alívio da dor.

A herpangina é principalmente uma infecção viral leve, onde as crianças infectadas geralmente se recuperam dentro de uma semana sem complicações.

Há casos raros, no entanto, onde as manifestações da infecção são mais graves.

As crianças afetadas nestes casos apresentam alguns problemas neurológicos e meningite ou inflamação do cérebro. Mortes associadas a esta infecção viral também foram relatadas em algumas crianças entre as idades de seis a 11 meses de idade.

Medidas preventivas são principalmente recomendadas por especialistas em saúde para limitar a propagação do vírus na comunidade.

A prática regular de lavagem adequada das mãos é um hábito necessário para as crianças se desenvolverem, a fim de evitar infecções por este e outros vírus e organismos prejudiciais.

A consciência da ocorrência da doença no bairro é uma forma de diagnosticar a doença precocemente e reduzir sua disseminação.

Definição

A herpangina é uma doença causada por um vírus, caracterizada por pequenos inchaços ou úlceras que aparecem na boca, geralmente na parte de trás da garganta ou no céu da boca.

A criança muitas vezes tem febre alta com a doença.

A herpangina é uma faringite febril grave caracterizada por vesículas (faringite vesicular) ou nódulos (faringite linfonodular), principalmente no palato mole.

Visão geral

Herpangina é uma infecção viral.

O vírus que causa esta condição chama-se Coxsackievirus.

Essa condição afeta mais comumente crianças com menos de 10 anos de idade, embora possa afetar pessoas de todas as idades.

A herpangina faz aparecerem pequenos pontos, parecidos com bolhas e, mais tarde, úlceras no céu da boca e na parte de trás da garganta. Essa condição também provoca febre, dor de garganta, dor de cabeça e dor no pescoço.

A infecção normalmente melhora em 10 dias, sem tratamento específico.

Sintomas

O sintoma mais comum é um acúmulo de bolhas ou úlceras no céu da boca e no fundo da garganta. As pessoas com herpangina também podem ter febre alta, perda de apetite, dor de garganta, dores de cabeça e dor no pescoço.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por um médico que avalia os sintomas e examina a boca, a garganta e a pele. Não são necessários exames especiais para o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento desta condição tem como objetivo tratar os sintomas.

Pessoas com herpangina devem ficar em casa e tomar bastantes líquidos.

Analgésicos simples, como paracetamol, são úteis para dores de cabeça, e beber líquidos quentes ou chupar pastilhas pode ajudar com a dor de garganta.

Não há uma medicação específica para tratar a virose pelo vírus Coxsackie A.

Prevenção

Boas práticas de higiene, incluindo lavar sempre as mãos e ficar em casa quando se está doente, são as melhores formas de prevenir esta infecção.

Herpangina – Fotos

Fonte: ada.com/www.wisegeek.org/www.stanfordchildrens.org/www.msdmanuals.com/www.urmc.rochester.edu/www.nicklauschildrens.org/www.sciencedirect.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glicerina Vegetal

PUBLICIDADE Definição A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol vegetal, é um produto de carboidrato …

Doença de Creutzfeldt-Jakob

PUBLICIDADE Definição A doença de Creutzfeldt-Jakob é um distúrbio cerebral degenerativo que leva à demência …

Xantelasma

PUBLICIDADE Definição Xantelasma são nódulos gordurosos que tendem a se formar perto dos cantos internos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.