Breaking News
Home / Saúde / Hipervolemia

Hipervolemia

PUBLICIDADE

A hipervolemia , também conhecida como sobrecarga de líquidos , é a condição médica em que há muito líquido no sangue. A condição oposta é a hipovolemia , que é muito pouco volume de líquido no sangue. O excesso de volume de líquido no compartimento intravascular ocorre devido a um aumento no conteúdo total de sódio no corpo e um consequente aumento na água corporal extracelular. O mecanismo geralmente decorre de mecanismos regulatórios comprometidos para o manuseio de sódio, como observado na insuficiência cardíaca congestiva (ICC), insuficiência renal e hepática . Também pode ser causado pela ingestão excessiva de sódio de alimentos, soluções intravenosas (IV) e transfusões de sangue, medicamentos ou corantes de contraste para diagnóstico. O tratamento normalmente inclui a administração de diuréticos e limita a ingestão de água, líquidos, sódio e sal.

Sinais e sintomas

O excesso de líquido, principalmente sal e água, se acumula em vários locais do corpo e leva a um aumento de peso, inchaço nas pernas e braços ( edema periférico ) e / ou líquido no abdômen ( ascite ). Eventualmente, o fluido entra nos espaços aéreos dos pulmões (edema pulmonar) reduz a quantidade de oxigênio que pode entrar no sangue e causa falta de ar ( dispneia ) ou entra no espaço pleural por transudação (derrame pleural que também causa dispneia), que é o melhor indicador de estimativa da pressão venosa central aumentada. Também pode causar inchaço do rosto. O líquido também pode acumular-se nos pulmões quando deitado à noite, possivelmente dificultando a respiração noturna e o sono.

O que é 

A hipervolemia (ou “sobrecarga de fluidos”) é a condição médica em que há muito líquido no sangue.

Esse líquido, principalmente sal e água, acumula-se em vários locais do corpo e leva a um aumento de peso, inchaço nas pernas e braços (edema periférico) e / ou no abdômen (ascite).
Eventualmente, esse fluido entra nos espaços aéreos dos pulmões, reduz a quantidade de oxigênio que pode entrar no sangue e causa falta de ar (dispneia). O líquido também pode acumular-se nos pulmões quando deitado à noite e pode dificultar a respiração noturna e o sono (dispneia paroxística noturna).

O que causa sobrecarga de fluidos?

A sobrecarga de líquidos pode ser causada por vários motivos, incluindo problemas no coração, rins, pulmões ou uma combinação de qualquer um desses órgãos vitais. A sobrecarga de fluidos também pode ocorrer após certas operações cirúrgicas. Insuficiência Cardíaca Congestiva é o motivo mais comum para sobrecarga de líquidos.

A condição oposta é a hipovolemia (muito pouco volume de líquido no sangue).

Causas
Excesso de sódio e / ou ingestão de líquidos :

Terapia intravenosa contendo sódio
Como uma reação transfusional a uma rápida transfusão sanguínea
Alta ingestão de sódio

Retenção de sódio e água :

Insuficiência cardíaca
Cirrose hepática
Síndrome nefrótica
Terapia com corticosteroides
Hiperaldosteronismo
Baixa ingestão de proteínas

Fonte:   en.wikipedia.org/www.chemeurope.com

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hipovolemia

PUBLICIDADE A hipovolemia, também conhecida como depleção ou contração de volume, é um estado de …

QI (Quociente de Inteligência)

PUBLICIDADE Definição Na ciência, o termo inteligência normalmente se refere ao que poderíamos chamar de …

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *