Breaking News
Home / Saúde / Protração

Protração

PUBLICIDADE

Definição de Protração

Protração é o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente.

O movimento de protração é o oposto do movimento de retração.

As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.

A Protração é:

A ação de prolongar algo ou o estado de ser prolongado.

O estado ou condição de ser demorado

A ação de estender uma parte do corpo

Uma extensão de algo no tempo ou no espaço.

O que é Protração?

Protração é um termo anatômico usado para descrever a ação de desenhar as omoplatas anteriormente e ligeiramente separadas.

Essa protração escapular produz um impulso visível para frente dos ombros.

Enquanto o termo protração pode ser usado para descrever um movimento de empurrar para a frente de várias outras partes do corpo, como a cabeça em relação ao pescoço, mais comumente se refere à ação específica na cintura escapular.

O oposto da retração, que envolve trazer as omoplatas para trás e juntas, a protração é possibilitada por múltiplos grupos musculares na parte superior do corpo.

Destes, o mais significativo é o serrátil anterior.

O serrátil anterior está localizado logo abaixo dos peitorais e acima dos abdominais em ambos os lados da caixa torácica.

Originada ao longo do lado do tórax, das oito ou nove costelas superiores, envolve a lateral do corpo e se insere ao longo da borda medial ou interna da omoplata.

Tem uma aparência nervurada, enquanto suas fibras correm paralelas às costelas: horizontalmente e inclinando-se ligeiramente para cima quando se afastam da linha média do corpo.

Além de protrair as escápulas, o serrátil anterior auxilia na estabilização e rotação escapular, ajudando a virar as omoplatas para cima à medida que as atrai anteriormente. Este músculo é altamente pronunciado em boxeadores, que o usam para protrair as escápulas enquanto dão um soco.

Neste caso, a protração também é uma ferramenta útil para a defesa: arredondar os ombros para dentro e puxá-los para a frente cria uma área de superfície menor do tronco para um oponente, um soco e, portanto, menos área para proteger com os braços.

Protração
O peitoral menor é usado na protração da escápula

Outro músculo usado na protração da omoplata é o peitoral menor. Muito menor que seu vizinho no peito, o peitoral maior, o peitoral menor é encontrado abaixo dele. Em vez de suas fibras correrem horizontalmente, no entanto, o peitoral menor corre perpendicularmente ao peitoral maior, com suas fibras atravessando verticalmente a caixa torácica superior. Anexando-se através de um tendão à parte superior interna da escápula, o peitoral menor é o principal responsável por pressionar o ombro, ou puxá-lo para baixo, mas também participa da protração inclinando a borda interna da escápula para trás enquanto o serrátil extrai a escápula para a frente.

Em muitos indivíduos, particularmente aqueles que se sentam em frente a um computador o dia inteiro, os músculos envolvidos na protração são tensos e superdesenvolvidos. Esse desequilíbrio pode ser corrigido pelo fortalecimento dos músculos envolvidos na retração, aqueles encontrados entre as omoplatas na parte superior das costas, como os rombóides, bem como o alongamento dos transferidores. Isso ajudará a puxar os ombros para trás, onde eles pertencem ao alinhamento postural neutro.

Fonte: www.ivyroses.com/www.wisegeek.org/en.oxforddictionaries.com/www.thefreedictionary.com/www.collinsdictionary.com/www.cnrtl.fr

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.