Oncocercose

PUBLICIDADE

Oncocercose – Definição

oncocercose é uma doença produzida pela infecção pelo nematoide parasita O. volvulus e transmitida através da picada das moscas negras do gênero Simulium caracterizada por nódulos sob a pele, erupção cutânea com comichão, lesões oculares e, em casos graves, elefantíase.

oncocercose (cegueira dos rios) é uma doença tropical da pele e do tecido conjuntivo, causada por infecção por vermes filariais; também pode afetar os olhos, causando cegueira.

É transmitida por borrachudos hematófagos encontrados na América Central e do Sul e na África.

oncocercose é uma infecção filarial causada pelo parasita nematóide, Onchocerca volvulus, transportado por borrachudos do gênero Simulium.

Oncocercose – O que é

Os nematoides, também conhecidos como vermes redondos, são parasitas que causam infecções em todo o mundo

Um exemplo de verme redondo é o Onchocerca volvulus (O. volvulus), que é a causa da oncocercose em seres humanos.

oncocercose, também conhecida como cegueira do rio, é uma infecção transmitida às pessoas por fêmeas negras simulianas.

Essas moscas-pretas geralmente mordem durante o dia e geralmente são encontradas se reproduzindo ao longo de córregos e rios.

Pessoas de qualquer idade e sexo que moram perto dessas áreas têm maior risco de contrair a doença.

A infecção por oncocercose é comum na África, Iêmen, Venezuela e Brasil.

A doença não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

As moscas-pretas são principalmente o veículo para a disseminação da oncocercose. Quando as moscas-pretas infectadas mordem a pele, elas transferem as larvas infectantes ou parasitas imaturos para o sangue.

Esses parasitas migram para os tecidos sob a pele, formando nódulos ou nódulos duros à medida que amadurecem lentamente.

Demora cerca de seis meses a um ano antes de O. volvulus se tornar um verme adulto.

Vermes machos e fêmeas adultos, que podem viver dentro do hospedeiro por cerca de 15 anos, acasalam e liberam milhares de jovens parasitas chamados microfilárias nos tecidos próximos.

Essas microfilárias são capazes de se mover pelo corpo por um a dois anos. A maioria deles migra para a pele e alguns para os olhos. À medida que morrem, causam certas reações dentro do corpo, e estas geralmente se manifestam como sintomas da oncocercose.

Os sintomas da oncocercose geralmente ocorrem vários meses após a picada. Isso inclui erupções cutâneas, inchaço e coceira em áreas dispersas da pele, hiperpigmentação ou escurecimento das áreas da pele, presença de nódulos ou nódulos duros e perda de elasticidade na pele. Os indivíduos infectados também podem apresentar manchas escuras na parte inferior das pernas, parecendo a pele do leopardo.

As microfilárias que morrem no olho geralmente causam reações que levam ao desenvolvimento de inflamações oculares. Quando severo, isso às vezes pode resultar em cegueira, daí o termo cegueira do rio.

Quando uma ou várias moscas negras mordem a pele de indivíduos infectados, elas se infectam com microfilárias. Dentro das fêmeas negras, essas microfilárias passam por estágios de crescimento até se tornarem larvas infectantes em cerca de três semanas. À medida que as moscas-pretas infectadas mordem uma pessoa durante esse período, elas transferem o parasita para a pele, completando assim o ciclo de vida do O. volvulus.

diagnóstico da oncocercose pode ser feito testando o sangue de indivíduos infectados ou colhendo amostras de tecido para exame.

tratamento da oncocercose é frequentemente de responsabilidade de especialistas em doenças infecciosas, oftalmologistas e dermatologistas.

Oftalmologistas são médicos que tratam problemas oculares e dermatologistas lidam com doenças de pele.

Medicamentos que podem matar as microfilárias são frequentemente administrados para interromper o progresso dos sintomas.

Oncocercose (cegueira do rio)


Oncocercose

oncocercose é uma doença ocular e cutânea causada por um verme (filaria) conhecido cientificamente como Onchocerca volvulus.

É transmitida aos seres humanos através da picada de uma mosca negra (espécie de simulium).

Essas moscas se reproduzem em córregos e rios de fluxo rápido, aumentando o risco de cegueira para as pessoas que moram nas proximidades, daí o nome comumente conhecido como “cegueira do rio”.

Dentro do corpo humano, o verme fêmea adulto (macrofilaria) produz milhares de vermes de bebê ou larvas (microfilárias) que migram na pele e nos olhos.

Oncocercose – Consequências

A morte de microfilárias é muito tóxica para a pele e os olhos, produzindo prurido terrível e várias manifestações oculares (lesões).

Após anos de exposição repetidos, essas lesões podem levar a cegueira irreversível e doenças cutâneas desfigurantes às vezes denominadas pele de “leopardo” e pele de “lagarto”.

Oncocercose – História, características e transmissão da doença


Oncocercose

oncocercose, conhecida clinicamente como oncocercose, é causada por um pequeno verme parasita chamado Onchocerca volvulus. O vetor da doença é uma mosca preta pertencente ao gênero Simulium.

Essas moscas se reproduzem perto de rios e riachos de movimento rápido nas savanas e florestas tropicais em vários países africanos. Portanto, as pessoas que vivem nessas áreas são propensas a infecções.

O tempo de incubação do parasita varia entre nove e 24 meses.

oncocercose nem sempre causa sintomas. Mas os vermes parasitas, conhecidos como microfiliae, podem se acumular em nódulos característicos sob a pele. Dermatite, com coceira intensa, é comum e a pele pode ficar enrugada e espessa. A desfiguração resultante às vezes é chamada de pele de “leopardo” ou “lagarto”. Mais seriamente, os parasitas podem migrar para os olhos.

As microfilias já foram encontradas em todas as partes do olho, exceto no cristalino e, quando morrem, causam efeitos tóxicos, como inflamação e sangramento, que podem levar à cegueira.

transmissão da oncocercose ocorre quando alguém é picado por uma mosca preta infectada. Isso introduz os vermes parasitas em uma forma larval sob a pele onde amadurecem. Em seguida, o verme fêmea maduro libera milhões de microfilias, que migram em direção aos olhos. As microfilias também podem se mover para a superfície da pele, onde podem ser ingeridas por outros borrachudos, que podem picar outra pessoa, disseminando a infecção.

Ao contrário da malária, que pode ser transmitida por apenas uma única picada de mosquito, geralmente são necessárias várias picadas de mosca negra para transmitir a oncocercose.

A intensidade da infecção em um indivíduo depende do número de microfilias que ele carrega, o que, por sua vez, depende de quantas picadas ele sofreu. A cegueira geralmente ocorre em pessoas com infecção intensa.

Oncocercose – Tratamento e Prevenção


Oncocercose

A droga antiparasitária oral ivermectina é eficaz contra as microfilárias, mas é menos eficaz contra os vermes adultos. Uma dose anual, por dois anos, deve eliminar a infecção e aliviar a dermatite, além de prevenir a cegueira. Anteriormente, o medicamento dietilcarbamazina era usado, mas esse medicamento tem efeitos colaterais graves e a OMS não o recomenda mais.

Não há vacinas contra a oncocercose. Os inseticidas podem ajudar a controlar moscas negras em áreas onde a oncocercose é um problema.

As moscas picam durante o dia e aqueles em risco devem usar camisas e calças de mangas compridas para evitar picadas.

Oncocercose – Resumo


Oncocercose ou cegueira do rio

Oncocercose ou cegueira do rio, uma doença causada por um verme parasita (Onchocerca volvulus) que é transmitido às pessoas por picadas de moscas negras (mosquitos-búfalos) que se reproduzem em rios de fluxo rápido.

Os vermes adultos podem viver até 15 anos em nódulos sob a pele e nos músculos das pessoas infectadas, onde produzem milhões de embriões de vermes (microfilárias) que invadem a pele e outros tecidos, incluindo os olhos.

As microfilárias vivas e mortas causam coceira intensa na pele e, às vezes, cegueira após muitos anos.

Até a década de 1980, a principal medida de controle era o uso de larvicidas para matar moscas negras imaturas nos rios.

Este método foi usado efetivamente para reduzir a incidência da doença em parte da África Ocidental, mas é caro.

Desde 1987, a droga ivermectina (marca: Stromectol) é fornecida pelo fabricante (Merck) gratuitamente para controlar programas para o tratamento de pessoas com oncocercose.

Este tratamento, eficaz em uma única dose oral administrada uma vez por ano, impede o acúmulo de microfilárias em pessoas em risco.

Nenhum medicamento adequado para tratamento em massa pode matar os vermes adultos no corpo e a oncocercose não pode ser erradicada sem esses meios. A cegueira, no entanto, pode ser eliminada.

Fonte: www.cdc.gov/www.who.int/www.paho.org/www.wisegeek.org/www.aao.org/emedicine.medscape.com/www.iapb.org/www.kidsnewtocanada.ca/unitingtocombatntds.org/www.worldbank.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.