Breaking News
Home / Saúde / Oncocercose

Oncocercose

PUBLICIDADE

O que é

Os nemátodes, também conhecidos como vermes redondos, são parasitas que causam infecções em todo o mundo.

Um exemplo de verme redondo é o Onchocerca volvulus (O. volvulus), que é a causa da oncocercose em seres humanos.

A oncocercose, também conhecida como cegueira do rio, é uma infecção transmitida às pessoas por fêmeas negras simulianas.

Essas moscas-pretas geralmente mordem durante o dia e geralmente são encontradas se reproduzindo ao longo de córregos e rios.

Pessoas de qualquer idade e sexo que moram perto dessas áreas têm maior risco de contrair a doença.

A infecção por oncocercose é comum na África, Iêmen, Venezuela e Brasil.

A doença não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

As moscas-pretas são principalmente o veículo para a disseminação da oncocercose. Quando as moscas-pretas infectadas mordem a pele, elas transferem as larvas infectantes ou parasitas imaturos para o sangue.

Esses parasitas migram para os tecidos sob a pele, formando nódulos ou nódulos duros à medida que amadurecem lentamente.

Demora cerca de seis meses a um ano antes de O. volvulus se tornar um verme adulto.

Vermes machos e fêmeas adultos, que podem viver dentro do hospedeiro por cerca de 15 anos, acasalam e liberam milhares de jovens parasitas chamados microfilárias nos tecidos próximos.

Essas microfilárias são capazes de se mover pelo corpo por um a dois anos. A maioria deles migra para a pele e alguns para os olhos. À medida que morrem, causam certas reações dentro do corpo, e estas geralmente se manifestam como sintomas da oncocercose.

Os sintomas da oncocercose geralmente ocorrem vários meses após a picada. Isso inclui erupções cutâneas, inchaço e coceira em áreas dispersas da pele, hiperpigmentação ou escurecimento das áreas da pele, presença de nódulos ou nódulos duros e perda de elasticidade na pele. Os indivíduos infectados também podem apresentar manchas escuras na parte inferior das pernas, parecendo a pele do leopardo.

As microfilárias que morrem no olho geralmente causam reações que levam ao desenvolvimento de inflamações oculares. Quando severo, isso às vezes pode resultar em cegueira, daí o termo cegueira do rio.

Quando uma ou várias moscas negras mordem a pele de indivíduos infectados, elas se infectam com microfilárias. Dentro das fêmeas negras, essas microfilárias passam por estágios de crescimento até se tornarem larvas infectantes em cerca de três semanas. À medida que as moscas-pretas infectadas mordem uma pessoa durante esse período, elas transferem o parasita para a pele, completando assim o ciclo de vida do O. volvulus.

O diagnóstico da oncocercose pode ser feito testando o sangue de indivíduos infectados ou colhendo amostras de tecido para exame.

O tratamento da oncocercose é freqüentemente de responsabilidade de especialistas em doenças infecciosas, oftalmologistas e dermatologistas.

Oftalmologistas são médicos que tratam problemas oculares e dermatologistas lidam com doenças de pele.

Medicamentos que podem matar as microfilárias são frequentemente administrados para interromper o progresso dos sintomas.

Definição

A oncocercose é uma doença produzida pela infecção pelo nematoide parasita O. volvulus e transmitida através da picada das moscas negras do gênero Simulium caracterizada por nódulos sob a pele, erupção cutânea com comichão, lesões oculares e, em casos graves, elefantíase.

Oncocercose (cegueira do rio)

A oncocercose é uma doença ocular e cutânea causada por um verme (filaria) conhecido cientificamente como Onchocerca volvulus.

É transmitida aos seres humanos através da picada de uma mosca negra (espécie de simulium).

Essas moscas se reproduzem em córregos e rios de fluxo rápido, aumentando o risco de cegueira para as pessoas que moram nas proximidades, daí o nome comumente conhecido como “cegueira do rio”.

Dentro do corpo humano, o verme fêmea adulto (macrofilaria) produz milhares de vermes de bebê ou larvas (microfilárias) que migram na pele e nos olhos.

Quais são as consequências da doença?

A morte de microfilárias é muito tóxica para a pele e os olhos, produzindo prurido terrível e várias manifestações oculares (lesões).

Após anos de exposição repetidos, essas lesões podem levar a cegueira irreversível e doenças cutâneas desfigurantes às vezes denominadas pele de “leopardo” e pele de “lagarto”.

Resumo

Oncocercose ou cegueira do rio, uma doença causada por um verme parasita (Onchocerca volvulus) que é transmitido às pessoas por picadas de moscas negras (mosquitos-búfalos) que se reproduzem em rios de fluxo rápido.

Os vermes adultos podem viver até 15 anos em nódulos sob a pele e nos músculos das pessoas infectadas, onde produzem milhões de embriões de vermes (microfilárias) que invadem a pele e outros tecidos, incluindo os olhos.

As microfilárias vivas e mortas causam coceira intensa na pele e, às vezes, cegueira após muitos anos.

Até a década de 1980, a principal medida de controle era o uso de larvicidas para matar moscas negras imaturas nos rios.

Este método foi usado efetivamente para reduzir a incidência da doença em parte da África Ocidental, mas é caro.

Desde 1987, a droga ivermectina (marca: Stromectol) é fornecida pelo fabricante (Merck) gratuitamente para controlar programas para o tratamento de pessoas com oncocercose.

Este tratamento, eficaz em uma única dose oral administrada uma vez por ano, impede o acúmulo de microfilárias em pessoas em risco.

Nenhum medicamento adequado para tratamento em massa pode matar os vermes adultos no corpo e a oncocercose não pode ser erradicada sem esses meios. A cegueira, no entanto, pode ser eliminada.

Oncocercose ou cegueira do rio

Fonte: www.cdc.gov/www.who.int/www.paho.org/www.wisegeek.org/www.aao.org/emedicine.medscape.com/www.iapb.org/www.kidsnewtocanada.ca/unitingtocombatntds.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.