Angioedema

PUBLICIDADE

Angioedema – Definição

Angioedema é o inchaço, semelhante a urticária, geralmente é uma reação alérgica que afeta partes do rosto, como olhos ou lábios.

Normalmente, o angioedema surge rapidamente e dura cerca de um ou dois dias. No entanto, o angioedema pode ser grave, até fatal, quando afeta as vias aéreas.

Angioedema – O que é

Angioedema é o rápido inchaço dos tecidos, sob a pele.

Casos em que angioedema progride rapidamente deve ser tratado como uma emergência médico, como obstrução das vias respiratórias e asfixia pode ocorrer.

Epinefrina pode ser salva-vidas quando a causa do angioedema é alérgica. No caso de angioedema hereditário, o tratamento com epinefrina não tem sido mostrado para ser útil.

Geralmente é uma reação a um gatilho, como um medicamento ou algo ao qual você é alérgico.

Normalmente não é grave, mas pode ser um problema recorrente para algumas pessoas e, muito ocasionalmente, pode ser fatal se afetar a respiração.

O tratamento geralmente pode ajudar a manter o inchaço sob controle.

Angioedema – Classificação

Angioedema é classificada como hereditária ou adquirida.

Angioedema adquirido pode ser imunológico, não imunológico, ou idiopática. É geralmente causada por alergia e ocorre em conjunto com outros sintomas alérgicos e urticária.

Também pode ocorrer como um efeito colateral de certos medicamentos, em particular os inibidores da ECA.

É caracterizada por episódios repetidos de inchaço, muitas vezes da face, lábios, língua, membros e órgãos genitais.

Edema da mucosa gastrointestinal geralmente leva a uma dor abdominal intensa; no trato respiratório superior, que pode ser fatal.

Angioedema hereditário existe em três formas, os quais são causados por uma mutação genética herdada de autossómica dominante forma. Eles distinguem-se por a anormalidade genética subjacente.

Tipos I e II são causadas por mutações no SERPING1 gene, que resultam em níveis diminuídos quer do C1-inibidor da proteína (AEH tipo I) ou as formas disfuncionais da mesma proteína (tipo II) HAE.

Tipo III AEH tem sido associada com mutações no F12 gene, que codifica a proteína de coagulação fator XII. Todas as formas de HAE levar a ativação anormal do sistema do complemento, e todas as formas pode causar o inchamento em outras partes do corpo, tais como o trato digestivo.

Se AEH envolve a laringe, pode causar risco de vida asfixia que se suspeite da patogénese desta doença a ser relacionada com a ativação sem oposição da via de contato pela geração inicial de calicreína e/ou do fator de coagulação XII por células endoteliais danificadas. O produto final desta cascata, bradicinina, é produzido em grandes quantidades e acredita-se ser o mediador predominante que leva ao aumento da permeabilidade vascular e vasodilatação que induz os ataques de angioedema típicos.

Angioedema – Diagnóstico

diagnóstico é feito com o quadro clínico. Exames de sangue de rotina ( contagem completa do sangue, eletrólitos, função renal, enzimas hepáticas ) são normalmente realizados.

Triptase de mastócitos níveis podem ser elevados se o ataque foi devido a uma reação alérgica aguda (anafilático). Quando o paciente foi estabilizado, investigações particulares podem esclarecer a causa exata; complementar os níveis, especialmente o esgotamento dos fatores do complemento de 2 e 4, pode indicar deficiência de C1-inibidor.

Tipo III AEH é um diagnóstico de exclusão consistindo de angioedema observada juntamente com os níveis normais de C1 e função.

A forma hereditária, muitas vezes passa despercebida por um longo tempo, como seus sintomas se assemelham aos de outras doenças mais comuns, tais como alergia ou cólicas intestinais.

Um ponto importante é a falha de angioedema hereditário para responder aos anti-histaminas ou esteróides, uma característica que a distingue das reações alérgicas.

É particularmente difícil de diagnosticar AEH em doentes cujos episódios são confinados ao trato gastrointestinal. Além de uma história familiar da doença, apenas uma análise laboratorial pode fornecer uma confirmação definitiva. Nesta análise, é geralmente um fator do complemento C4 reduzida, em vez de a deficiência de C1-INH em si, que é detectada.

O primeiro é utilizado durante a cascata de reacção no sistema de defesa imunológica do complemento, que é permanentemente hiperactiva devido à falta de regulação por C1-INH.


Angioedema

Angioedema é o inchaço que é semelhante a urticária, mas o inchaço é sob a pele, em vez de na superfície.

Angioedema – Tipos

Existem vários tipos diferentes de angioedema, cada um com uma causa diferente.

Pode ser causado por:

Uma reação alérgica, como uma alergia alimentar – isso é conhecido como angioedema alérgico
Um medicamento, como inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) para pressão alta – isso é conhecido como angioedema induzido por drogas
Uma falha genética que você herda de seus pais – esta é uma condição rara e ao longo da vida que geralmente começa na infância chamada angioedema hereditário

Mas em muitos casos, não está claro o que causa o angioedema. Isso é conhecido como angioedema idiopático.

Angioedema – Causas

Angioedema pode ser causada por uma reação alérgica. Durante a reação, a histamina e outras substâncias químicas são liberadas na corrente sanguínea.

O corpo liberta histamina quando o sistema imune detecta uma substância estranha chamado um alérgeno.

Na maioria dos casos, a causa de angioedema nunca é encontrada.

O seguinte pode causar angioedema:

pelos de animais
A exposição à água, luz solar, calor ou frio
Alimentos (como frutas, mariscos, peixes, nozes, ovos e leite)
Picadas de inseto
Medicamentos (alergia de drogas), tais como antibióticos (penicilina e sulfas), drogas não esteróides anti-inflamatórias (NSAIDs), e medicamentos de pressão arterial (inibidores da ECA)
Pólen

Urticária e angioedema também pode ocorrer depois de infecções ou com outras doenças auto-imunes (incluindo distúrbios tais como lúpus, e leucemia e linfoma).

Uma forma de angioedema ocorre em famílias e tem diferentes gatilhos, complicações e tratamentos. Isto é chamado de angioedema hereditário.

Angioedema – Sintomas

O inchaço afeta mais frequentemente:

Mãos
Pés
Área ao redor dos olhos
Lábios e língua
Órgãos genitais

Muitas pessoas também têm uma erupção cutânea elevada e pruriginosa chamada urticária (urticária).

Em casos mais graves, o angioedema também pode causar dificuldades respiratórias, dor de barriga (abdominal) e tonturas.

Angioedema – Tratamentos

O inchaço geralmente melhora sozinho em alguns dias, mas existem tratamentos que podem ajudá-lo a resolver mais rapidamente e reduzir o risco de acontecer novamente.

Os tratamentos recomendados dependem do tipo de angioedema que você tem.

Por exemplo:

Angioedema alérgico e idiopático são geralmente tratados com anti-histamínicos ou, ocasionalmente, medicamentos esteróides para reduzir o inchaço
O angioedema induzido por medicamentos geralmente desaparece se mudar para um medicamento diferente – o seu médico irá aconselhá-lo sobre isso
angioedema hereditário não pode ser curado, mas os medicamentos podem ajudar a prevenir o inchaço e tratar rapidamente o inchaço quando ocorre

angioedema geralmente pode ser tratado em casa, embora o tratamento no hospital possa ser necessário em casos graves.

Fonte: www.allergy.my.clevelandclinic.org/org.au/www.stlukes-stl.com/en.wikipedia.org/ww.pennmedicine.org/simple.wikipedia.org/www.nhs.uk/www.pcds.org.uk

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.