Breaking News
Home / Saúde / Neurotologia

Neurotologia

PUBLICIDADE

Definição

Neurotologia é o estudo e a prática de distúrbios médicos e cirúrgicos que envolvem a orelha, o cérebro adjacente e as conexões nervosas nessa região (conhecida como base lateral do crânio).

Além de todos os distúrbios da audição e do equilíbrio, os neurotologistas também tratam distúrbios do nervo facial, tumores do ouvido interno e da base do crânio e conexões anormais entre o cérebro e o osso temporal.

Na verdade, os significados dos termos Otologia e Neurotologia se sobrepõem bastante. No entanto, o treinamento de um neurotologista fornece a capacidade de tratar distúrbios, variando de simples a complexos, que envolvem a área do osso temporal e da base lateral do crânio.

O que é

Neurotologia é um tipo de medicina especializada que estuda e trata distúrbios neurológicos que afetam as orelhas e outras estruturas da cabeça.

Neurotologistas são otorrinolaringologistas, comumente chamados de “médicos do ouvido, nariz e garganta”, especializados em efeitos do cérebro e sistema nervoso nas orelhas, face e garganta.

As condições tratadas pela especialidade incluem perda auditiva, problemas de equilíbrio e paralisia facial.

Aqueles que querem se especializar em neurotologia geralmente frequentam um programa pré-médico ou cursam uma graduação em biologia e, em seguida, vão para a faculdade de medicina para se tornar um otorrinolaringologista.

Depois de concluírem sua formação médica, passam mais dois ou três anos estudando neurologia. Em muitos casos, eles são obrigados a escrever um extenso trabalho de pesquisa em seu campo antes de se tornarem certificados.

Completar todos os requisitos para se tornar um neurotologista pode levar até 15 anos.

Embora a perda auditiva possa ter muitas causas externas, incluindo exposição excessiva a ruídos muito altos e danos físicos à estrutura das orelhas, ela também pode ser causada por condições do cérebro ou do sistema nervoso.

Por exemplo, danos no lobo temporal do cérebro ou nos nervos que transmitem sinais sonoros podem ter um impacto significativo na audição. O dano também pode ocorrer ao contrário, com perda auditiva leve em uma idade precoce afetando negativamente o desenvolvimento das partes do cérebro responsáveis pelos processos auditivos.

Especialistas em neurotologia são treinados para reconhecer distúrbios cerebrais e do sistema nervoso que podem resultar em perda auditiva.

Vertigem, ou tontura, muitas vezes acompanhada por uma sensação de estar fora de equilíbrio, geralmente é causada por um distúrbio do ouvido interno.

A vertigem pode ter muitas causas potenciais, desde uma infecção bacteriana até uma lesão na cabeça.

Em alguns casos, o sintoma é causado pela inflamação do nervo vestibular ou por um tumor pressionando o nervo responsável pela transmissão da acústica.

Um médico especializado em neurotologia pode diagnosticar essas causas e decidir sobre as melhores opções de tratamento para os pacientes.

Além de tratar distúrbios neurológicos das orelhas, especialistas em neurotologia também tratam de condições causadas por danos aos nervos da face. Tal dano pode resultar em numerosos distúrbios diferentes, desde paralisia parcial temporária até paralisia facial completa permanente. Uma das condições mais comuns é a paralisia de Bell, um distúrbio temporário que resulta do inchaço ou dano ao nervo facial responsável por retransmitir os sinais que permitem o movimento nos músculos da face.

Especialistas em neurotologia também podem tratar danos na base do crânio causados por tumores ou danos nos nervos.

Como muitos neurotologistas são treinados em procedimentos cirúrgicos relacionados à sua especialidade, em muitos casos, um paciente pode consultar o mesmo médico desde o estágio de diagnóstico até os procedimentos cirúrgicos que podem ser necessários.

Além disso, como os neurotologistas iniciam suas carreiras ao se tornarem médicos de ouvido, nariz e garganta treinados, os pacientes também podem usar seus serviços para condições que não estão relacionadas a distúrbios neurológicos.

O que é um Neurotologista?

Um neurotologista é um especialista médico no campo da otorrinolaringologia, que se relaciona com os ouvidos, nariz e garganta. Assim como um diploma de medicina e treinamento no campo, pode ser necessário mais treinamento especializado para o título. As condições que um neurotologista trata incluem câncer de cabeça e pescoço, infecções de ouvido e problemas nos nervos da face.

Para se tornar um otorrinolaringologista, um médico estudante deve completar a escola de medicina e a experiência hospitalar necessária como residente.

Depois de se especializar em otorrinolaringologia e passar nos exames de certificação necessários, ele ou ela será um otorrinolaringologista, que também é conhecido como otorrinolaringologista.

Neurotologia é uma especialização adicional, incorporando cirurgia, que requer ainda mais treinamento e experiência. Isso pode levar um ano ou mais para ser alcançado. Alguns países, como os Estados Unidos,

reconhecem essa subespecialidade como uma especialidade em si e permitem que o profissional se chame de neurotologista.

Como um médico mais altamente treinado no campo da otorrinolaringologia do que um otorrinolaringologista comum, um neurotologista é capaz de lidar com casos complexos na área de otorrinolaringologia.

Ele ou ela precisa ter uma noção de como os ouvidos funcionam na audição e no equilíbrio. O conhecimento da anatomia de toda a cabeça e pescoço também é essencial. Como um neurotologista trata adultos e crianças, ele precisa ser informado sobre anatomias pediátricas e de adultos.

O sistema nervoso, no que se refere à cabeça e pescoço, também é importante. Modos de causação de doenças, como infecções e cânceres, também são relevantes. Finalmente, um neurotologista precisa ter habilidades cirúrgicas para permitir que ele trate o paciente de maneira eficaz.

As condições que causam problemas de audição, como zumbido ou perda auditiva, são adequadas para um neurotologista, especialmente porque os nervos da orelha podem estar envolvidos.

Pessoas com deformações do ouvido também podem se beneficiar de uma consulta e tratamento do médico. Uma infecção do ouvido, bem como complicações da infecção, são condições que o médico pode tentar tratar.

Cânceres da orelha, do resto da cabeça ou do pescoço fazem parte do repertório de habilidades do neurotologista. Problemas com nervos faciais também fazem parte da especialidade.

Ele ou ela também pode trabalhar em conjunto com um neurocirurgião se os nervos do paciente na cabeça estiverem doentes e a cirurgia for necessária. A pesquisa também é uma opção para alguns médicos, e o campo de implantes auditivos é outra área em que o médico pode ser especializado.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.