Breaking News
Home / Saúde / Embolia

Embolia

PUBLICIDADE

Definição

Talvez nenhuma outra área represente com mais precisão a complexidade do corpo humano do que o nosso sistema de vasos sanguíneos. Milhares de minúsculos oleodutos afetados pela freqüência cardíaca transportam sangue vital para muitos destinos. Com tão pouca margem de erro, até mesmo uma pequena distorção no sistema pode ser motivo de preocupação.

A principal dessas preocupações potenciais é uma condição chamada embolia.

As embolias são definidas como qualquer acomodação de um bloqueio (conhecido como um êmbolo) dentro de um vaso sanguíneo.

Embolias são mais comumente alguma forma de coágulo sanguíneo, mas há casos em que outros objetos são capazes de fazer o seu caminho na corrente sanguínea também.

Os embolismos podem se manifestar de várias maneiras e em muitos locais do corpo, muitas vezes de maneira séria e potencialmente ameaçadora à vida.

Embolia – Êmbolo

Um êmbolo é uma partícula que se move nos vasos sanguíneos, seja nas veias ou nas artérias.

A maioria dos êmbolos é composta de células sanguíneas coaguladas. Um coágulo de sangue é chamado de trombo e um coágulo de sangue em movimento é chamado de tromboembolia.

Quando um êmbolo se move através dos vasos sanguíneos do corpo, é provável que ele chegue a uma passagem pela qual ele não consegue passar. Ele se aloja lá, apoiando o sangue atrás dele. As células que normalmente obtêm seu suprimento de sangue através dessa passagem são privadas de oxigênio (isquemia) e morrem. Essa condição é chamada de embolia.

Embolia – Tipos

Uma embolia é uma artéria bloqueada causada por um corpo estranho, como um coágulo de sangue ou uma bolha de ar.

Os tecidos e órgãos do corpo precisam de oxigênio, que é transportado ao redor do corpo na corrente sanguínea.

Se o suprimento de sangue para um órgão principal – como o cérebro, coração ou pulmões – for bloqueado, o órgão perderá algumas ou todas as suas funções.

Duas das condições mais sérias causadas por uma embolia são:

Acidente vascular cerebral – onde o suprimento de sangue para o cérebro é cortado
Embolia pulmonar – quando um corpo estranho bloqueia a artéria que transporta o sangue do coração para os pulmões (a artéria pulmonar)

O que é Embolia?

Embolias são causadas por bloqueios na corrente sanguínea. A causa do bloqueio é chamada embolia e pode ser sólida ou gasosa.

A embolia geralmente aparece como um coágulo de sangue, bolha de ar ou gordura. É transportado através da corrente sanguínea até ficar preso e formar um bloqueio.

O êmbolo pode viajar através das artérias estreitas até ficar alojado à medida que as passagens se tornam menores. As artérias também transportam oxigênio através da corrente sanguínea para diferentes partes do corpo. O fluxo sanguíneo ficará bloqueado e o tecido morrerá devido a sangue e oxigênio insuficientes.

Embolias podem acontecer ao cérebro devido à falta de sangue e oxigênio.

Danos cerebrais permanentes podem ocorrer devido a essas embolias, e embolias no cérebro também podem causar um derrame. Se as embolias forem pequenas o suficiente, pode não haver danos ao corpo, mas embolias grandes são uma condição potencialmente letal.

A gravidade das embolias depende de quão grandes elas são e de onde aparecem no corpo.

Embolias na artéria coronária do coração podem causar um ataque cardíaco.

Os sintomas podem incluir dores fortes e espasmos musculares ou espasmos musculares. Isso pode ser acompanhado por dormência ou uma estranha sensação de formigamento. A pele pode ficar muito pálida ou mosqueada.

Embolia
Um êmbolo é transportado através da corrente sanguínea até ficar preso e formar um bloqueio

Sintomas de embolia nem sempre são dolorosos.

Se embolias ocorrem na perna, os sintomas podem incluir uma leve febre no corpo no local da embolia. Um inchaço pode aparecer em uma perna, mas não na outra. Também pode haver uma aparência avermelhada na perna.

Existem muitos tipos diferentes de embolia.

A maioria tem o nome da causa do bloqueio. O mais comum é um tromboembolismo, um coágulo sanguíneo que bloqueia o fluxo de sangue para um dos principais órgãos.

Embolias arteriais geralmente ocorrem devido a doenças cardíacas ou ritmos cardíacos irregulares. Como o nome sugere, esses bloqueios ocorrem nas artérias.

Embolia cerebral é o nome dado aos coágulos sanguíneos nas artérias cerebrais.

Uma embolia venosa é causada por pequenas partículas de medula óssea ou gordura escapando devido a um osso fraturado. A trombose venosa profunda pode ocorrer devido a embolias pulmonares. Um coágulo de sangue na perna viajará através da corrente sanguínea até o coração. O coágulo pode ficar alojado nas artérias do pulmão e resultar em morte.

Uma forma rara de embolia é causada por uma bolha de ar.

embolia aérea ocorre quando uma bolha de ar fica presa no sangue. Existem fatores que podem aumentar o risco de ocorrência de tal embolia, incluindo danos à parede arterial e alguns distúrbios sanguíneos. A cirurgia é necessária no caso de bloqueio grave.

Causas

Um corpo estranho é qualquer objeto ou substância que não deveria estar em seu sangue.

Corpos estranhos que causam embolias são conhecidos como êmbolos – um único êmbolo é chamado de embolia.

Fonte: www.nhs.uk/www.wisegeek.org/medbroadcast.com/reverehealth.com/www.humanillnesses.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com

Veja também

Trissomia

Trissomia

PUBLICIDADE Definição A Trissomia é a presença de três cópias de um cromossomo em vez …

Endocardite

Endocardite

PUBLICIDADE O endocárdio é o revestimento interno do músculo cardíaco, que também cobre as válvulas …

Equimoses

Equimoses

PUBLICIDADE Definição Equimose é o termo médico para o hematoma comum. A maioria das contusões se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.