Breaking News
Home / Saúde / Pediculose

Pediculose

PUBLICIDADE

O que é

A infestação de piolhos no corpo humano é chamada pediculose.

Pediculose refere-se aos três tipos de piolhos que podem viver no corpo, na cabeça e nos cabelos públicos. Cada tipo de piolho é um pouco diferente e requer diferentes formas de tratamento.

Os piolhos são a causa mais comum de pediculose e ocorrem mais comumente em crianças em idade escolar.

Os piolhos são muito pequenos, o que os torna difíceis de detectar a menos que se esteja realmente olhando.

Mais frequentemente, a inspeção de piolhos mostra lêndeas, os pequenos ovos de piolho que se prendem à base do eixo do pelo.

O tratamento normal para pediculose devido a piolhos é lavar o cabelo com xampu para piolhos, que normalmente contém piretrina ou permetrina. Algumas produtos contendo permetrina também foram desenvolvidas.

Esses produtos químicos matam piolhos, mas normalmente é preciso aplicar uma segunda aplicação do xampu cerca de uma semana após a primeira aplicação. Além disso, após a lavagem, o cabelo deve ser penteado para livrar o cabelo das lêndeas.

O piolho do corpo parece muito semelhante ao piolho da cabeça, mas o tratamento é diferente.

Pediculose devido a piolhos do corpo tende a ser muito menos comum. As lêndeas geralmente se prendem à roupa, e a pessoa infectada com essa forma de pediculose pode notar pequenas picadas na pele, pois esse é o método normal pelo qual o piolho permanece vivo.

Os piolhos do corpo são um pouco mais perigosos do que os piolhos porque os piolhos podem transportar e transmitir aos seres humanos, formas de febre tifoide.

Tanto nos piolhos da cabeça como nos piolhos do corpo, lavar as roupas e os lençóis é importante. Lavar os bichos de pelúcia das crianças também é importante, pois eles podem abrigar piolhos.

Pessoas com pediculose devido a piolhos do corpo também podem ser tratadas com antibióticos, uma vez que isso pode deter uma infecção por tifo.

A pediculose devido ao caranguejo ou ao piolho púbico infesta mais frequentemente os pelos púbicos. No entanto, também pode estar presente no cabelo sob os braços, nas pernas ou na barba das pessoas.

Este piolho é semelhante na aparência aos piolhos da cabeça e do corpo, com uma cabeça um pouco menor.

Tal como acontece com os piolhos, os pelos pubianos são lavados com xampu contra piolhos. Todas as roupas de cama e roupas precisam ser lavadas também. Muitos acham útil barbear os pelos pubianos, pois isso efetivamente elimina um lugar para as lêndeas viverem. Pediculose deste tipo é mais comum entre aqueles que são sexualmente ativos, como a transmissão ocorre mais comumente durante a atividade sexual.

Todas as formas de pediculose podem ser tratadas, mas alguns cientistas estão preocupados com o fato de que os piolhos púbicos e os piolhos estão agora mostrando alguma resistência aos produtos químicos usados para matá-los.

Definição

O termo pediculose vem da palavra latina pediculus, que significa piolho.

Os piolhos são brancos ou marrom-avermelhados, com cerca de 1 a 3 mm de comprimento.

Espécies

As três espécies de piolhos que afetam as pessoas são os piolhos: Pediculus humanus humanus Linnaeus, 1758 (piolho do corpo) e o Pediculus humanus capitis De Geer, 1767 (piolho da cabeça)

Piolhos rastejam para você e põem ninhos de ovos, chamados de lêndeas, que se prendem ao seu cabelo ou roupas. Essas lêndeas eclodem e criam uma infestação que é extremamente irritante para o hospedeiro.

Os piolhos são encontrados em todo o mundo e sobrevivem bebendo sangue humano várias vezes ao dia.

Os piolhos não pulam nem voam, eles se espalham por contato físico próximo ou compartilhando roupas com uma pessoa infectada. Piolhos que se alimentam de humanos não prosperam em animais (então Fido está seguro).

Os piolhos da cabeça e do púbis são diagnosticados por um profissional de saúde que encontra uma ninfa viva ou um piolho. Piolhos do corpo vivem em roupas e só se movem para a pele para se alimentar.

Os piolhos são o tipo mais comum de piolho humano, e são mais frequentemente encontrados em crianças pequenas e nas pessoas que vivem com eles. Os piolhos pubianos, que às vezes são chamados de caranguejos por causa de sua forma, são considerados uma doença sexualmente transmissível (DST) e pessoas infectadas devem ser verificadas para outras DSTs.

Os piolhos do corpo são frequentemente encontrados em populações desabrigadas ou superlotadas e em pessoas que não mudam de roupa e de roupa de cama com frequência.

Embora os piolhos da cabeça e do púbis geralmente não causem outras doenças, os piolhos do corpo podem espalhar o tifo e a febre das trincheiras.

Os sintomas da pediculose incluem:

Comichão
Um sentimento de que algo está se movendo em seu cabelo ou em seu corpo
Dificuldade para dormir – porque os piolhos são mais ativos durante a noite
Feridas causadas por coçar

Resumo

A pediculose é uma infestação por piolhos das áreas de pelos do corpo.

Os piolhos são pequenos insetos que mordem a pele e sugam o sangue para viver e crescer. As áreas mais comuns de infestação são o couro cabeludo ou genitais.

Sobrancelhas, cílios, pelos no peito ou pelos nas axilas também podem estar infestados.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Polifagia

Polifagia

PUBLICIDADE Definição A polifagia é uma condição caracterizada por fome excessiva e aumento do apetite. Não importa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.