Breaking News
Home / Saúde / Mielopatia

Mielopatia

PUBLICIDADE

Definição

A mielopatia é uma lesão na medula espinhal devido à compressão severa que pode resultar de trauma, estenose congênita, doença degenerativa ou hérnia de disco.

A medula espinhal é um grupo de nervos alojados dentro da coluna vertebral que percorre quase todo o seu comprimento.

Quando qualquer parte da medula espinhal fica comprimida ou contraída, os sintomas resultantes são conhecidos como mielopatia.

O que é

Mielopatia é a perda gradual da função nervosa causada por distúrbios da coluna vertebral.

Pode ser causada diretamente por lesão medular, resultando em redução da sensação ou paralisia, embora a doença degenerativa também possa causar essa condição, com graus variados de perda de sensação e movimento.

As lesões na medula espinhal que resultam nesse problema são classificadas como completas ou incompletas, uma vez que a medula não precisa ser cortada para reduzir a função nervosa.

A mielopatia completa descreve uma lesão medular que resulta em nenhuma sensação abaixo da origem da lesão medular.

Por exemplo, uma pessoa com uma lesão na coluna um pouco acima da cintura não sentiria as pernas, não poderia andar, teria perda de controle da bexiga e da função intestinal e não teria função sexual.

Isso é denominado completo porque nada abaixo da lesão funciona. Na mielopatia incompleta como resultado de lesão medular, considerar o mesmo tipo de lesão acima ajuda a explicar a distinção.

Uma pessoa nesse caso pode ter bexiga, intestino e função sexual, mas ainda não consegue andar. Nesse tipo de lesão, algumas funções abaixo da lesão medular podem não ser afetadas ou apenas parcialmente afetadas.

Os casos completos mais graves são devastadores.

Lesões nas áreas superiores da medula espinhal podem resultar na perda da função nervosa que afeta praticamente todos os sistemas, causando tetraplegia.

Isso pode deixar uma pessoa incapaz de andar, usar os braços ou controlar funções como respirar sem a ajuda de um ventilador.

Uma causa comum de mielopatia que não está relacionada a lesão cirúrgica é a estenose cervical.

Quando as pessoas envelhecem, ocorre uma compressão e estreitamento gradual da coluna, o que pode resultar na compressão dos nervos ao redor. Os sinais iniciais podem incluir peso nas pernas, dor nos braços e perda gradual de habilidades motoras finas.

Um profissional médico que avalia um paciente pode notar aumento da estrutura muscular nas pernas e má coordenação quando a pessoa caminha. Outros testes examinarão reflexos, que podem ser anormais.

O tratamento da estenose cervical é uma cirurgia para descomprimir a coluna. O objetivo dessa cirurgia é retardar ou impedir que a estenose progrida. Infelizmente, esta cirurgia pode não proporcionar nenhum alívio, e a cirurgia da coluna é normalmente complicada. Nos idosos, os riscos podem superar os benefícios. Se a dor está presente, o melhor curso é às vezes o gerenciamento da dor.

Muitos especialistas acham que há uma necessidade urgente de a comunidade médica resolver os problemas causados por lesão na coluna vertebral ou doença progressiva.

Continua sendo desejo de quase todas as pessoas que a pesquisa continue nesse campo até que possamos consertar a devastação causada por danos à coluna vertebral.

Tipos de mielopatia

A mielopatia pode ocorrer em qualquer área da coluna vertebral e tem um nome diferente, dependendo de onde ela aparece.

Mielopatia Cervical: A mielopatia cervical ocorre no pescoço e é a forma mais comum de mielopatia. A dor no pescoço é um dos sintomas da mielopatia cervical, mas nem todos os pacientes a experimentam.

Mielopatia Torácica: Mielopatia torácica ocorre na região média da coluna vertebral. A medula espinhal nessa área geralmente fica comprimida devido a hérnia de disco, esporão ósseo ou trauma na coluna.

Mielopatia Lombar: A mielopatia lombar é uma condição rara, porque na maioria das pessoas, a medula espinhal termina na seção superior da coluna lombar. No entanto, se a medula espinhal estiver baixa ou amarrada, pode ser afetada por mielopatia lombar.

Sintomas de mielopatia

Quando a medula espinhal é comprimida ou machucada, pode causar perda de sensação, perda de função e dor ou desconforto na área no ponto ou abaixo do ponto de compressão.

Os sintomas da mielopatia podem incluir:

Dor no pescoço, braço, perna ou parte inferior das costas
Formigamento, dormência ou fraqueza
Dificuldade com habilidades motoras finas, como escrever ou abotoar uma camisa
Aumento dos reflexos nas extremidades ou desenvolvimento de reflexos anormais
Dificuldade para caminhar
Perda do controle urinário ou intestinal
Problemas com equilíbrio e coordenação

Os sintomas exatos dependerão de onde a mielopatia da coluna está presente. Por exemplo, é provável que a mielopatia cervical tenha sintomas no pescoço e nos braços.

Tratamento

O tratamento da mielopatia depende das causas da mielopatia.

No entanto, em alguns casos, a causa pode ser irreversível; portanto, o tratamento pode chegar apenas a ajudar a aliviar os sintomas ou a desacelerar a progressão adicional desse distúrbio.

Tratamento não cirúrgico da mielopatia

O tratamento não cirúrgico da mielopatia pode incluir órtese, fisioterapia e medicamentos.

Esses tratamentos podem ser usados para mielopatia leve e visam reduzir a dor e ajudá-lo a retornar às suas atividades diárias.

O tratamento não cirúrgico não remove a compressão.

Seus sintomas progridem – geralmente gradualmente, mas às vezes de maneira aguda, em alguns casos. Se você notar a progressão dos seus sintomas, converse com seu médico o mais rápido possível.

Parte da progressão pode ser irreversível, mesmo com o tratamento, e é por isso que é importante interromper qualquer progressão quando identificada nos estágios leves.

Fonte: www.hopkinsmedicine.org/www.spinemd.com/intermountainhealthcare.org/www.wisegeek.org/www.dignityhealth.org/www.ajnr.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.