Otorrinolaringologia

PUBLICIDADE

Otorrinolaringologia – Definição

otorrinolaringologia é o estudo das doenças do ouvido, nariz e garganta (ou seja, distúrbios otorrinolaringológicos).

Otorrinolaringologia é a disciplina médica que envolve a avaliação, diagnóstico, tratamento e manejo de doenças, anormalidades e outros problemas de saúde que afetam os ouvidos, nariz e garganta, bem como cabeça e pescoço, boca, seios da face e caixa de voz (laringe).

Otorrinolaringologia – O que é

Otorrinolaringologia é uma especialidade médica focada nos ouvidos, nariz e garganta.

É também por vezes referido como otorrinolaringologia cabeça e pescoço, uma vez que otorrinolaringologistas estão qualificados para realizar cirurgias nos tecidos delicados e complexos da cabeça e pescoço.

Um praticante de otorrinolaringologia também pode ser chamado de médico de ouvido, nariz e garganta.

Além da especialidade médica geral de otorrinolaringologia, os médicos também podem se concentrar em uma variedade de subespecialidades que são dedicadas a regiões específicas da cabeça e pescoço ou problemas médicos sistêmicos específicos.

Esta especialidade médica remonta ao século XIX, quando os médicos reconheceram que a cabeça e o pescoço tinham uma série de sistemas interligados.

Os médicos desenvolveram técnicas e ferramentas para observar as estruturas da cabeça e do pescoço, e uma especialidade médica nasceu. Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia, essa especialidade é a especialidade médica mais antiga dos Estados Unidos. A Academia também mantém um extenso museu que abrange tópicos em otorrinolaringologia que datam da era da Grécia Antiga.

Um otorrinolaringologista especializado no nariz é conhecido como rinologista, enquanto otorrinolaringologistas que se concentram nas orelhas são chamados de otologistas.


Um otorrinolaringologista especializado em nariz é
chamado de rinologista

Um otorrinolaringologista também pode se concentrar apenas em distúrbios da garganta, caso em que o médico é chamado de laringologista.

Outros se especializam em cirurgia reconstrutiva, cirurgia plástica facial, distúrbios do sono, condições pediátricas do ouvido, nariz e garganta e cânceres de cabeça e pescoço.

Médicos de otorrinolaringologia usam ferramentas como otoscópios e laringoscópios para examinar seus pacientes; Esses dispositivos médicos também se espalharam para outras práticas médicas, já que são ferramentas de diagnóstico úteis.

Os pacientes podem ir diretamente a um médico treinado em otorrinolaringologia se apresentarem condições médicas que afetam a cabeça e o pescoço.

Outros médicos também podem encaminhar pacientes para um otorrinolaringologista se sentirem que não podem tratar a condição do paciente.

Alguns médicos em otorrinolaringologia pediátrica e cirurgia reconstrutiva também generosamente doam seu tempo ao exterior para reparar problemas médicos comuns, como fissura labial e palatina no mundo em desenvolvimento.

O treinamento nesta especialidade médica inclui quatro anos de faculdade de medicina, seguido por uma breve residência em cirurgia geral e, em seguida, uma residência que se concentra em cirurgia de cabeça e pescoço.

Os médicos que desejam buscar subespecialidades devem fazer bolsas que ofereçam treinamento adicional.

Uma vez totalmente treinado, um otorrinolaringologista pode solicitar a certificação do conselho na especialidade, embora a certificação do conselho não seja necessária para a prática médica.

Otorrinolaringologia – O que faz


Otorrinolaringologia

Um otorrinolaringologista é um médico especializado em doenças e distúrbios que afetam o ouvido, nariz e garganta.

Mais comumente conhecido como otorrinolaringologista, recebe treinamento médico especializado relacionado às áreas da cabeça e pescoço. Sua especialidade médica é a otorrinolaringologia.

Especializado em diagnosticar e gerenciar condições médicas que afetam os seios da face, laringe, faringe, orelhas e outras estruturas de cabeça e pescoço, um otorrinolaringologista vê os pacientes para uma ampla gama de condições.

Estes incluem perda de audição e infecções crônicas do ouvido à sinusite e podem até mesmo realizar cirurgias reconstrutivas do rosto para tratar deformidades de nascimento.

Um otorrinolaringologista também pode tratar tumores benignos e malignos da face e pescoço, realizar implantes cocleares, tratar distúrbios do sono e fornecer tratamento para uma ampla gama de outras condições.

O treinamento necessário para se tornar um otorrinolaringologista começa com a faculdade de medicina e o treinamento de pós-graduação e é acompanhado de estágios.

Pode levar de 10 a 15 anos até que um médico esteja pronto para praticar de forma independente. Nos Estados Unidos, muitos otorrinolaringologistas buscam a certificação pelo Conselho Americano de Otorrinolaringologia, que exige faculdade, faculdade de medicina e um mínimo de cinco anos de treinamento especializado, além de passar em um exame de conselho.

Dentro desta especialidade médica, um otorrinolaringologista pode especializar-se em uma das várias áreas da otorrinolaringologia, incluindo otorrinolaringologia pediátrica, otologia e neurologia, cabeça e pescoço, e cirurgia plástica facial. Um otorrinolaringologista tem treinamento duplo em medicina e cirurgia e pode ser ainda mais treinado em procedimentos cirúrgicos, dependendo de sua sub-especialidade.

Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia, essa área especializada da medicina é a especialidade mais antiga dos Estados Unidos. Suas raízes como especialidade médica remontam a 1896.

Outras datas importantes na história da otorrinolaringologia incluem a primeira traqueotomia documentada em 1546 e a primeira de qualquer tipo de aparelho auditivo produzido em 1898.

Um otorrinolaringologista licenciado pode praticar em uma clínica particular ou em grupo, bem como em um ambiente hospitalar.


Otorrinolaringologia

Eles tratam crianças e adultos e muitas vezes recebem pacientes em encaminhamento de médicos de cuidados primários ou pediatras. Os otorrinolaringologistas podem trabalhar com outros especialistas, como especialistas respiratórios ou de audiologia, para gerenciar certas condições.

Algumas pessoas podem visitar um otorrinolaringologista regularmente e outras podem consultar um otorrinolaringologista apenas uma ou duas vezes durante a vida.

Um otorrinolaringologista trata:

Ouvido: Os otorrinolaringologistas são treinados no tratamento médico e cirúrgico de perda auditiva, infecções de ouvido, distúrbios do equilíbrio, ruído no ouvido (zumbido), dor nos nervos e distúrbios dos nervos faciais e cranianos. Eles também gerenciam distúrbios congênitos (nascimento) do ouvido externo e interno.
Nariz: O cuidado com a cavidade nasal e os seios da face é uma das principais habilidades dos otorrinolaringologistas. Os otorrinolaringologistas diagnosticam, controlam e tratam alergias, sinusite, distúrbios do olfato, pólipos e obstrução nasal devido a um desvio de septo. Eles também podem corrigir a aparência do nariz (cirurgia de rinoplastia).
Garganta: Os otorrinolaringologistas têm experiência no tratamento de doenças da laringe (caixa de voz) e do trato aerodigestivo superior ou esôfago, incluindo distúrbios de voz e deglutição.
Cabeça e Pescoço: Na área de cabeça e pescoço, os otorrinolaringologistas são treinados para tratar doenças infecciosas, tumores benignos e malignos (cancerígenos), traumas faciais e deformidades da face. Eles realizam cirurgia plástica cosmética e reconstrutiva.

Fonte: Colégio São Francisco

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.