Breaking News
Home / Saúde / Vômito

Vômito

PUBLICIDADE

Definição

O vômito raramente é doloroso, mas nunca é agradável. O vômito, também conhecido cientificamente como “emese” e coloquialmente como vomitar, é o esvaziamento voluntário ou involuntário dos conteúdos do estômago pela boca ou, menos frequentemente, pelo nariz.

O vômito pode acontecer por diversos motivos. Pode ser causado por uma infecção viral. A intoxicação alimentar também pode causar vômitos. Estes geralmente causam diarréia também. O vômito também pode ser causado por uma doença ou gravidez.

O vômito em adultos geralmente não é um sinal de algo grave e geralmente melhora em 48 horas (dois dias) e pode ter desaparecido completamente em três dias.

O que é Vômito?

O vômito são líquidos e sólidos regurgitados do estômago de uma pessoa.

Quando uma pessoa come e bebe, a comida que ele consome geralmente viaja através de seu esôfago até o estômago e depois para o intestino, enquanto passa pelo processo de digestão.

As partes do alimento que o corpo não pode usar saem do corpo através do abertura exterior do tubo digestivo. Às vezes, no entanto, uma doença, perturbação do corpo ou reflexo de vômito faz com que a comida retorne da trilha digestiva e saia pela boca na forma de vômito.

O processo digestivo geralmente funciona exatamente como as pessoas esperam, e consome alimentos que se movem através do sistema digestivo. O material que sobra deixa o corpo sob a forma de um movimento intestinal. Às vezes, porém, algo perturba esse curso natural e uma pessoa vomita.

Vômito

Ilustração de um estômago humano

Existem muitas coisas que podem causar vômitos.

Muitas vezes, é o resultado de um vírus ou bactéria que causa uma doença.

Vômito
O vômito é geralmente o resultado de um vírus

Por exemplo, uma pessoa pode consumir um alimento que foi contaminado por bactérias e vomitar por causa disso.

Às vezes, a mesma coisa pode acontecer quando uma pessoa deixa de lavar as mãos antes de comer ou preparar alimentos. Nesse caso, um vírus ou bactéria que estava em suas mãos pode contaminar sua comida e causar a doença.

Uma pessoa pode até pegar um vírus que cause vômito de outra pessoa. Isso é muitas vezes referido como a gripe estomacal. A gripe estomacal não está relacionada à gripe, que é uma doença respiratória. É possível que uma pessoa vomite quando tem uma doença respiratória, como a gripe, no entanto.

Além de vírus e bactérias, existem muitas outras condições e situações em que uma pessoa pode começar a vomitar. Por exemplo, uma pessoa pode vomitar depois de girar em torno de uma grande quantidade ou andar de parque de diversões; algumas mulheres também experimentam vômitos nos primeiros meses de gravidez.

Um indivíduo pode vomitar quando tem uma úlcera, uma série de condições crônicas ou intolerância alimentar.

Em alguns casos, uma pessoa pode até vomitar quando vê ou cheira algo que o deixa doente. Por exemplo, algumas pessoas vomitam quando vêem outros vomitando.

Na maioria dos casos, o vômito termina após um curto período de tempo e as pessoas começam a se sentir melhor sem intervenção médica. Se uma pessoa vomitar repetidamente, por mais de uns dias, ou tiver outros sintomas preocupantes, pode ser que ele necessite consultar um médico. Da mesma forma, uma pessoa pode fazer bem em falar com um médico se ele estiver vomitando sangue ou bile, que é um fluido digestivo que o fígado produz.

Quais são as causas mais comuns de vômitos em crianças?

Existem várias causas subjacentes para o vômito em crianças. Bactérias, vírus e parasitas podem causar essa condição. Felizmente, há certas coisas que um pai ou cuidador pode fazer para eliminar o vômito em crianças e ajudar a criança a se recuperar.

Um dos motivos mais comuns para o vômito em crianças é a gastroenterite, causada por um vírus que afeta o trato gastrointestinal. Um termo mais comum usado para descrever esta condição é a gastroenterite. Embora a gripe estomacal geralmente não dure muito, ela ainda pode ser perigosa e causar vômitos freqüentes em crianças.

O vômito pode ser prejudicial porque pode causar desidratação rápida da criança.

Os sinais de desidratação incluem irritabilidade, perda de peso, boca seca, urinar com menos frequência e sonolência.

Os sintomas de desidratação grave incluem pele seca ou enrugada, olhos encovados e pulso acelerado ou enfraquecido. Crianças que estão vomitando precisam ser atendidas para que não surjam problemas de saúde mais sérios.

O vômito em crianças também pode ser causado por alimentos que são muito difíceis para a criança digerir. Alimentos comuns que são particularmente difíceis para as crianças digerir incluem açúcar e carne mal cozida. Dar ao estômago da criança um descanso da comida é uma das primeiras coisas que um pai deve fazer para uma criança vomitando. Os pais devem pular uma refeição ou duas até o estômago de uma criança se acalmar. Isso também é verdade para as mães que estão amamentando ou dando mamadeiras.

Há certos passos que um pai pode tomar para ajudar uma criança com menos de seis meses que esteja vomitando. Uma criança que está vomitando deve receber 10 a 15 gramas de uma solução eletrolítica oral. Isso evitará que a criança desidrata e também pode aliviar o estômago da criança. As mães que estão amamentando devem continuar a dar leite materno ao filho depois que o estômago da criança estiver estabilizado. Crianças com mais de um ano não devem receber produtos lácteos.

Indivíduos sempre devem chamar um médico se uma criança estiver vomitando e tiver menos de seis meses de idade, apresentar febre superior a 37 graus, apresentar sinais de desidratação, dor abdominal por mais de duas horas, apresentar torcicolo, está com sono incomum, ou tem sangue no vômito.

Causas de vômito

O vômito é comum. Comer muita comida ou beber muito álcool pode fazer a pessoa vomitar. Isso geralmente não é motivo de preocupação. O vômito em si não é uma condição. É um sintoma de outras condições.

Algumas dessas condições incluem:

Intoxicação alimentar
Indigestão
Infecções (associadas a doenças bacterianas e virais)
Doença de movimento
Doença matinal relacionada à gravidez
Dores de cabeça
Medicamentos de prescrição
Anestesia
Quimioterapia
Doença de Crohn

Complicações de vômito

A desidratação é a complicação mais comum relacionada ao vômito.

O vômito faz com que seu estômago expulse não apenas alimentos, mas também fluidos.

A desidratação pode causar:

Boca seca
Fadiga
Urina escura
Diminuição da micção
Dor de cabeça
Confusão

Náusea e Vômito

Vômito
Náusea

Náusea é a sensação desconfortável que você precisa vomitar, embora nem sempre leve ao vômito.

Náusea é uma inquietação do estômago que muitas vezes vem antes de vomitar.

O vômito é o esvaziamento voluntário ou involuntário forçado (“vomitando”) do conteúdo do estômago pela boca.

Náuseas e vômitos são sintomas de uma doença subjacente e devido a uma doença não específica.

Náusea é a sensação de que o estômago quer se esvaziar, enquanto vomitar é o ato de esvaziar o estômago com força.

O vômito é um ato violento no qual o estômago, o esôfago, o estômago e o intestino delgado expelem à força o conteúdo do estômago (e às vezes do intestino delgado) de forma coordenada.

Tratamento

O tratamento de náuseas e vômitos depende da causa subjacente. O tratamento para vômitos pode incluir muitos líquidos, uma dieta líquida para descansar o estômago e medicamentos para controlar a náusea. Desidratação grave causada por vômito pode exigir tratamento com fluidos intravenosos.

Fonte: www.healthdirect.gov.au/www.everydayhealth.com/www.wisegeek.org/www.healthline.com/www.webmd.com/www.medicinenet.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.