Breaking News
Home / Saúde / Pleurite

Pleurite

PUBLICIDADE

O que é

pleurite, também chamada pleurisia, é uma condição médica caracterizada pela inflamação da pleura. A pleura é uma membrana que envolve os pulmões e reveste a cavidade torácica.

Esta condição geralmente ocorre como uma complicação de outras questões médicas, como pneumonia, doenças autoimunes e uma variedade de infecções virais e bacterianas.

Algumas condições que podem levar à pleurite incluem influenza ou outras infecções virais agudas. Pneumonia que afeta a superfície da pleura também pode causar isso.

Outras condições possíveis incluem tuberculose e doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus e hepatite autoimune.

Alguns pacientes desenvolvem-se como resultado de uma embolia pulmonar, que é um coágulo em uma das artérias do pulmão.

A pleurite causa uma dor aguda no peito do paciente durante a inalação ou exalação. A dor também ocorre durante a tosse, que é um sintoma comum da condição.

Outros sintomas comuns da pleurite incluem falta de ar, febre e calafrios. Se o líquido se acumula dentro da cavidade torácica, os pacientes também podem experimentar cianose, que é uma cor azul da pele.

Eles também podem sofrer de taquipneia ou respiração rápida.

Se um médico suspeitar que um paciente pode ter pleurite, ele normalmente iniciará o processo de diagnóstico ouvindo a respiração do paciente com um estetoscópio. Para confirmar a condição, o médico pode solicitar exames médicos. Alguns testes usados para diagnosticar a pleurite incluem um exame de sangue, um raio-x do tórax e toracocentese.

A toracocentese é um procedimento simples em que o médico extrai fluido da área da cavidade torácica. O fluido pode então ser testado para determinar a causa subjacente da condição.

O tratamento da pleurite dependerá da causa específica da condição.

Se uma infecção bacteriana é a culpada, o médico provavelmente prescreverá antibióticos. Infecções virais não podem ser tratadas com antibióticos, no entanto, neste caso, o vírus pode simplesmente ter que seguir seu curso.

Um médico pode, no entanto, recomendar alguns medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas. Os pacientes podem considerar tomar um medicamento anti-inflamatório não esteroidal, como o ibuprofeno.

Se o paciente sofre de tosse intensa e dor, o médico pode prescrever codeína para controlar esses sintomas. Os pacientes também podem ser aconselhados a consumir fluidos, como água ou chá quente.

Eles também devem evitar o trabalho pesado e descansar bastante.

Em alguns casos, a pleurite pode causar um acúmulo excessivo de líquido. Para pacientes com essa condição, o médico provavelmente recomendará uma internação hospitalar.

Pode levar vários dias para drenar completamente o fluido da cavidade torácica. A drenagem é realizada com um tubo de drenagem inserido no peito.

Definição

A pleurite é a inflamação da pleura que pode ser causada por infecção, lesão ou tumor. Quando a pleura fica inflamada, ela pode produzir mais do que a quantidade normal de fluido, causando um derrame pleural.

O que é pleurisia?

Pleurisia ou pleurite é uma inflamação dos tecidos, pleura, cercando os pulmões e revestindo a caixa torácica.

É marcada por dor no peito grave, que pode ser especialmente pronunciada se alguém está respirando com dificuldade de esforço.

A radiografia de tórax pode confirmar o diagnóstico, embora às vezes o diagnóstico seja confirmado pela exclusão de outras causas de dor torácica, como a angina, já que a condição nem sempre é fácil de visualizar, mesmo com a tecnologia avançada de raios X.

A pleurisia pode se manifestar com pneumonia, ou às vezes é causada por efusões pleurais, líquido aprisionado no revestimento dos pulmões. Raramente passa despercebido por causa da dor associada à condição.

A pneumonia pode ser de origem bacteriana ou viral, mas os derrames pleurais são mais comumente associados a algumas formas de cirurgia cardíaca, como a correção de Fontan para aliviar o único ventrículo.

A pleurisia também pode estar presente após uma infecção viral, quando não há pneumonia. Às vezes, esta condição indica doenças auto-imunes subjacentes, como lúpus ou artrite reumatóide.

Na maioria dos casos, no entanto, a pleurisia é o resultado da infecção viral. Aqueles que têm a condição, bem como outros fatores de risco para doenças auto-imunes, devem consultar seu médico sobre mais testes.

Infelizmente, a pleurisia geralmente leva alguns meses para melhorar. Por si só, a condição geralmente não causa nenhum outro sintoma além do que alguns descrevem como dor excruciante. Pode ser debilitante, porque a dor pode ser muito intensa, restringindo a atividade, a capacidade de trabalhar e a capacidade de executar tarefas simples.

Quando a pleurisia é um sintoma de uma condição subjacente, como o lúpus, o tratamento da doença pode, muitas vezes, melhorar a pleurite. Geralmente, aqueles com lúpus ativo estão em uso de esteroides para ajudar na inflamação, e também podem estar tomando antibióticos para tratar infecções.

Antibióticos para tratar a pneumonia bacteriana também podem reduzir o inchaço da pleura.

Nos casos de derrames pleurais, a hospitalização pode ser necessária para acompanhar de perto a estabilidade respiratória.

O tratamento para derrames pleurais geralmente envolve uma dieta restrita a fluidos e medicamentos orais como o Lasix®, um diurético que ajuda a aumentar a produção de líquidos.

Além do tratamento dos sintomas subjacentes, quando eles existem, a dor é gerenciada de várias maneiras. As pessoas afetadas podem tomar esteroides ou analgésicos narcóticos. No entanto, o objetivo principal é reduzir o inchaço, por isso a maioria dos médicos recomenda anti-inflamatórios não esteroides, também chamados de medicamento anti-inflamatório não esteroidal.

Medicamento anti-inflamatório não esteroidal em doses baixas estão disponíveis ao balcão como ibuprofeno ou naproxeno sódico.

Medicamento anti-inflamatório não esteroidal mais fortes ou doses mais elevadas podem ser necessárias para reduzir o inchaço. Freqüentemente, o ibuprofeno prescrito é prescrito. Pode-se, no entanto, economizar um pouco de dinheiro pedindo ao médico para direcionar as quantidades adequadas de dosagem usando os formulários sem receita médica.

Os médicos também podem prescrever repouso, boa alimentação e tempo longe do trabalho para promover a cura.

Mesmo com o tratamento, a condição ainda pode persistir por vários meses e permanece difícil de resolver com sucesso sem dor considerável para os afetados.

Pleurite
Sistema Respiratório Humano

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.