Breaking News
Home / Saúde / Cisto de Bartholin

Cisto de Bartholin

PUBLICIDADE

O que é

Um cisto de Bartholin é um cisto cheio de líquido que se forma quando a glândula de Bartholin fica bloqueada.

As glândulas de Bartholin são pequenos órgãos que estão localizados perto da abertura do órgão genital de uma mulher.

Existem duas glândulas de bartholin, com uma localizada em cada lado da entrada da do órgão genital da mulher.

As glândulas estão localizadas sob a pele e são tão pequenas que não podem ser vistas nem sentidas quando estão funcionando normalmente. Eles produzem um fluido que lubrifica a vulva, ou área interna, dos lábios.

Este fluido é secretado através de pequenos tubos chamados ductos de Bartholin.

Se um desses dutos ficar bloqueado, um cisto de Bartholin pode ocorrer. Pode crescer até o tamanho de uma pequena ervilha ou aumentar de tamanho até a de um grande mármore.

Um cisto de Bartholin normalmente permanece pequeno, e a menos que seja infectado, geralmente é indolor.

A presença de um cisto de Bartholin é geralmente notada como um pequeno nódulo ao redor da área da vulva. Também pode haver uma indicação de sua existência por alguma vermelhidão ou inchaço na área.

Embora algumas mulheres possam descobrir um cisto de Bartholin por conta própria, ele muitas vezes passa despercebido, a menos que seja detectado pelo ginecologista durante um exame ou o cisto seja infectado.

Quando um cisto de Bartholin está infectado, ocorrerá um abcesso. O abscesso geralmente crescerá durante um período de dois a quatro dias, e caminhar ou ficar sentado muitas vezes torna-se cada vez mais desconfortável e doloroso. Embora a febre geralmente não esteja associada ao abscesso, pode ocorrer corrimento no órgão genital de uma mulher.

Isso geralmente é mais comum se a infecção for causada por uma doença sexualmente transmissível (DST).

Devido a essa possibilidade, geralmente é recomendado que um preservativo seja usado durante a relação sexual para diminuir o risco de infecção.

Embora um cisto de Bartholin possa desaparecer sozinho, se estiver dolorido ou infectado, os pacientes podem procurar tratamento de um ginecologista ou médico de família.

O médico geralmente prescreve um antibiótico e uma medicação para dor sem receita, como o ibuprofeno. Em alguns casos, o médico pode drenar o abscesso, ou a remoção da glândula de Bartholin e do ducto pode ser recomendada se houver casos recorrentes do cisto.

Home tratamentos para um cisto de Bartholin podem incluir a imersão em um banho quente, superficial ou tomar um banho de assento.

Um banho de assento é um tipo de banho em que apenas os quadris e nádegas são colocados na água. Banhos de assento geralmente podem ser comprados em uma loja de suprimentos médicos.

Um dos tipos mais comuns é um lavatório que se encaixa em um assento de toalete e depois é preenchido com água.

O que é um abscesso de Bartholin?

Um abscesso de Bartholin é uma infecção na glândula de Bartholin, que está localizada no órgão genital feminino.

Há duas pequenas glândulas de Bartholin, do tamanho de uma ervilha, localizadas em cada lado dos pequenos lábios.

Um abcesso de Bartholin se forma quando a pequena abertura da glândula de Bartholin fica bloqueada por causa de irritação, infecção, doença sexualmente transmissível, má circulação ou, em casos muito raros, um tumor.

A glândula bloqueada se torna um caroço cheio de pus e cheio de dor.

O objetivo das glândulas de Bartholin é liberar fluidos lubrificantes durante a excitação sexual. Quando uma mulher está excitada, esse fluido é liberado e umedece levemente a abertura labial do órgão genital de uma mulher.

A área do órgão genital de uma mulher é altamente sensível é assim lubrificada e se torna mais confortável para a relação sexual.

Os sintomas da infecção da glândula de Bartholin podem incluir a presença de uma massa dolorosa em um dos lados da vulva, e geralmente é acompanhada por dor ao caminhar ou sentar, dor durante a relação sexual ou uma vulva dolorosa e sensível. Se a infecção é grave, a febre também pode estar presente.

Uma consulta com um médico da atenção primária ou ginecologista pode ser necessária se a massa continuar a inchar e permanecer dolorosa.

O diagnóstico de abscesso de Bartholin é feito por um médico que realiza um exame físico da genitália feminina e possíveis testes laboratoriais do fluido dentro do abscesso.

As opções de tratamento dependem da gravidade do abscesso de Bartholin. Se o nódulo estiver muito inchado e dolorido, o médico pode optar por fazer uma pequena incisão sobre o abscesso e drenar a cavidade.

Os antibióticos também podem ser prescritos se houver febre. Depois de drenar um abscesso infectado, o médico pode recomendar a imersão da área afetada em água morna várias vezes ao dia.

Isso ajuda a aliviar qualquer desconforto para a área e promove a drenagem e a cicatrização.

Para abscessos recorrentes, a remoção da glândula de Bartholin ou um procedimento chamado marsupialização pode ser sugerido por um médico. A remoção da glândula é rara, mas é uma alternativa às formações recorrentes de abscessos.

O procedimento de marsupialização geralmente é realizado sob anestesia geral e coloca pontos em cada lado da glândula para formar uma abertura permanente para drenagem.

A marsupialização não é recomendada quando há infecção ativa presente.

Não há tratamento preventivo para o abscesso de Bartholin. Praticar sexo seguro usando preservativo e realizar uma boa higiene pessoal é sempre uma consideração para manter a saúde pessoal ideal.

Ao primeiro sinal de um abscesso ou cisto de Bartholin, alguma forma de tratamento de autocuidado, como a imersão da área em água morna, pode ajudar a abrir a glândula obstruída.

Se o nódulo persistir e se tornar doloroso após alguns dias de autotratamento, um médico deve ser consultado.

Causas

É mais provável que uma mulher tenha um cisto da glândula de Bartholin quando ela:

Jovem e sexualmente ativa
Ainda não engravidou
Acabou de ter uma gravidez

Cistos podem variar em tamanho de uma lentilha para uma bola de golfe.

Embora os cistos de Bartholin não sejam sexualmente transmissíveis, a gonorreia (uma doença sexualmente transmissível) é uma causa comum.

Um cisto é uma estrutura fechada em forma de saco cheia de líquido, que pode ser semi-sólido ou incluir gás.

Uma infecção bacteriana pode causar o bloqueio e subsequente cisto.

Exemplos incluem:

Gonococo, que causa gonorreia
Chlamydia trachomatis, que causa clamídia
Escherichia coli, que pode afetar o suprimento de água e causar colite hemorrágica
Streptococcus pneumonia, que pode causar pneumonia e infecções do ouvido médio
Haemophilus influenzae (HIB), que pode causar infecções no ouvido e infecções respiratórias

Resumo

O cisto de Bartholin, ou cisto do ducto de Bartholin, ocorre quando o ducto da glândula de Bartholin é bloqueado, resultando no desenvolvimento de um cisto cheio de líquido.

Às vezes pode ser causada por uma infecção, mas o cisto de Bartholin não é uma infecção.

Thomas Bartholin (1616-1680), um médico, matemático e teólogo dinamarquês, foi a primeira pessoa a descrever essas glândulas, daí seu nome.

Ele era mais conhecido por seu trabalho na descoberta do sistema linfático em humanos.

Fonte: www.nhs.uk/www.medicalnewstoday.com/www.wisegeek.org/www.health.harvard.edu/www.healthlinkbc.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.