Breaking News
Home / Saúde / Síndrome de Sjogren

Síndrome de Sjogren

PUBLICIDADE

Definição

Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune que classicamente combina olhos secos, boca seca e outra doença dos tecidos conjuntivos, como artrite reumatóide (mais comum), lupus, esclerodermia ou polimiosite.

O que é a Síndrome de Sjogren?

Síndrome de Sjogren é um distúrbio autoimune que afeta cerca de 1 em cada 500 pessoas, principalmente mulheres de meia-idade, que compõem cerca de 90% das pessoas afetadas.

Os sintomas mais comuns são olhos e boca excessivamente secos devido à menor produção de lágrimas e saliva, embora outros sintomas ocorram em graus variados. Estes podem incluir artrite, dor nos músculos e nervos, baixa função da tireóide ou uma glândula tireóide inchada e aumento da dor ou inchaço nos gânglios linfáticos. Os afetados também podem sofrer de fadiga e privação de sono.

Embora a Síndrome de Sjogren possa se apresentar sozinha (primária), ela também pode ser secundária, ligada a outras doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatóide.

Embora talvez causada por vários genes, ela não costuma passar facilmente de uma geração para outra.

Outros pesquisadores têm sugerido que não é hereditária, mas pode ser causada após a exposição a certos vírus. Mais pesquisas são necessárias para confirmar a causa.

Em doenças auto-imunes, o corpo não consegue reconhecer funções corporais e produções químicas normais.

Na Síndrome de Sjogren, as células brancas do corpo atacam e combatem os processos naturais de produção de lágrimas e saliva. Olhos secos podem resultar em vermelhidão, queimação e coceira. A boca seca pode aumentar as cáries dentárias, criar gargantas doloridas e, em casos mais graves, pode causar dificuldade para falar ou engolir. Sensação de sabor pode também ser reduzida.

Os sintomas mais comuns da Síndrome de Sjogren são os olhos e a boca secos, porque a capacidade do corpo de produzir saliva e lágrimas é reduzida
Os sintomas mais comuns da Síndrome de Sjogren são os olhos e a boca secos,
porque a capacidade do corpo de produzir saliva e lágrimas é reduzida

Boca seca
Boca seca

Um diagnóstico geralmente é feito quando a Síndrome de Sjogren secundária é detectada. Pacientes com distúrbios autoimunes conhecidos que apresentam olhos secos e boca seca, muitas vezes não precisam de muitos testes adicionais. Profissionais da área médica também fazem a triagem de pacientes que usam certos medicamentos, como antidepressivos tricíclicos, pois podem causar efeitos semelhantes.

Para a Síndrome de Sjogren primária, um oftalmologista pode examinar os olhos e medir a produção de lágrimas. Em alguns casos, é realizada uma biópsia do lábio interno, que pode mostrar danos às glândulas salivares. A maioria dos pacientes com casos suspeitos também tem exames de sangue para procurar certos produtos químicos no sangue que causam distúrbios autoimunes.

Tal como acontece com a maioria das doenças autoimunes, esta doença não tem cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os efeitos.

Para os olhos secos, o método mais comum de tratamento é o colírio artificial. Deve-se tomar cuidado especial para usá-los em ambientes com ar seco, como em aviões ou em escritórios que usam ar condicionado. Quando lágrimas artificiais não resolvem suficientemente o problema, a cirurgia é ocasionalmente tentada para retardar a destruição das glândulas produtoras de lágrimas.

Uma boa higiene oral é essencial. Limpezas dentários regulares são uma obrigação, e cremes dentais devem conter baixos níveis de peróxido. Reduzir a ingestão de líquidos que destroem o corpo da umidade, como refrigerantes com cafeína ou café, também pode ajudar. Além disso, o uso de medicamentos que causam boca seca pode precisar ser avaliado quanto ao risco versus benefícios.

Quando outros sintomas dolorosos estão presentes, medicamentos antiinflamatórios como ibuprofeno ou naproxeno sódico podem ser prescritos para aliviar a dor. Se a doença está afetando seriamente os órgãos do corpo, os profissionais de saúde podem prescrever esteróides para diminuir tanto a dor quanto a possível infecção. Pacientes com a Síndrome de Sjogren também são observados para câncer linfático, já que tende a ocorrer em cerca de 5% dos afetados.

Além de medicamentos para tratar os sintomas, os pacientes geralmente são aconselhados a seguir um programa de exercícios leves, que podem ajudar a reduzir a fadiga e também combater um pouco da dor associada ao inchaço dos músculos e das articulações. Sem complicações adicionais, como o câncer linfático, a Síndrome de Sjogren não afeta a expectativa de vida. Com o manejo adequado, muitos com esse transtorno não sofrem redução da qualidade de vida.

Resumo

Síndrome de Sjogren é uma doença inflamatória que pode afetar muitas partes diferentes do corpo, mas afeta mais frequentemente as glândulas lacrimal e salivar. Os pacientes com essa condição podem notar irritação, sensação de aridez ou queimação dolorosa nos olhos. Boca seca (ou dificuldade em comer alimentos secos) e inchaço das glândulas ao redor do rosto e pescoço também são comuns. Alguns pacientes apresentam secura nas vias nasais, garganta, vagina e pele. Ingestão de dificuldade e sintomas de refluxo ácido também são comuns.

Síndrome de Sjogren “primária” ocorre em pessoas sem outra doença reumática.

Síndrome de Sjogren secundária” ocorre em pessoas que têm outra doença reumatológica, na maioria das vezes lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóide.

A maioria das complicações da Síndrome de Sjogren ocorre devido à diminuição das lágrimas e da saliva. Pacientes com olhos secos correm maior risco de infecções ao redor do olho e podem ter danos à córnea. Boca seca pode causar um aumento na cárie dentária, gengivite (inflamação da gengiva) e infecções por leveduras orais (aftas) que podem causar dor e queimação. Alguns pacientes apresentam episódios de inchaço doloroso nas glândulas salivares ao redor do rosto.

Complicações em outras partes do corpo podem ocorrer. Dor e rigidez nas articulações com leve inchaço podem ocorrer em alguns pacientes, mesmo naqueles sem artrite reumatóide ou lúpus. As erupções cutâneas nos braços e nas pernas relacionadas com inflamação em pequenos vasos sanguíneos (vasculite) e inflamação nos pulmões, fígado e rim podem ocorrer raramente e ser difíceis de diagnosticar. Dormência, formigamento e fraqueza também foram descritos em alguns pacientes. A glândula parótida está na borda da mandíbula e pode ficar inchada e inflamada em algumas pessoas com a Síndrome de Sjogren.

Fonte: www.sjogrens.org/www.wisegeek.org/www.medicinenet.com/emedicine.medscape.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.