Breaking News
Home / Saúde / Discromia

Discromia

PUBLICIDADE

As discromias são todas aquelas alterações fisiológicas ou patológicas da cor normal da pele.

Discromias (manchas de outras cores) são distúrbios de pigmentação da pele devido ao excesso ou redução da melanina na epiderme.

As hiperpigmentações da pele ( hipercromias ) são causadas por um excesso de melanina e não desaparecem com a pressão (por exemplo, pela aplicação de uma espátula de vidro). A hiperpigmentação é dividida em dois grupos:

Hiperpigmentação generalizada: no curso de certas doenças, como doença de Addison e hemocromatose.
Hiperpigmentação localizada, que apresenta manchas hiperpigmentadas.

A hipopigmentação da pele ( hipocromias ) está principalmente presente no albinismo e no vitiligo. No albinismo, os pelos da pele, cabeça e corpo são brancos porque os melanócitos presentes na epiderme não conseguem sintetizar a melanina. Vitiligo é uma dermatose. Os melanócitos estão faltando na epiderme das partes do corpo afetadas.

Discromia

Recentemente estudos demonstraram que a distribuição do pigmento melanina e a textura da pele variam segundo o estado de saúde e da idade. Uma coloração irregular é um dos indicadores cronológicos da pele, uma vez que o envelhecimento é também associado à presença de manchas.

Atualmente a hiperpigmentação afeta milhões de pessoas no mundo, e é a terceira maior preocupação cosmética, por ser um dos sinais evidentes do declínio da juventude.

As manchas ou discromias são irregularidades da coloração da pele, e se classificam de acordo com a sua origem, como por exemplo:

– Melasma (Cloasma): predominante no sexo feminino, está relacionado com fatores hormonais, cosméticos, exposição solar e herança genética.

– Hiperpigmentação pós- inflamatória: ocorre desencadeado por processo inflamatório como uma enfermidade, queimadura ou até simplesmente acne.

– Lentigos: manchas planas e ovaladas, que podem se localizar em qualquer parte do corpo. Estão ligados à uma superexposição solar. Geralmente surgem em pessoas de média idade e tendem a aumentar com o tempo.

Fonte: de.wikipedia.org/infinitypharma.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Disosmia

PUBLICIDADE Definição A disosmia, também conhecida como disfunção olfatória, é o comprometimento do processamento dos estímulos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.