Breaking News
Home / Saúde / Hipercalciúria

Hipercalciúria

PUBLICIDADE

Definição

Hipercalciúria é quando seus rins liberam muito cálcio na urina.

Hipercalciúria – Significado

Hipercalciúria significa excesso de cálcio na urina.

Pode ser secundário – isto é, um efeito colateral de alguma outra condição que cause altos níveis de cálcio na corrente sanguínea – ou pode ser “idiopático” – ocorrer sozinho, com níveis normais de cálcio no sangue.

Excesso de cálcio na urina causa problemas porque tende a formar sais que cristalizam. Esses cristais podem causar dor ou outros sintomas urinários, dependendo de seu tamanho e localização. Grandes cristais são conhecidos como pedras nos rins.

O que é Hipercalciúria?

A Hipercalciúria é o termo usado quando uma pessoa tem altos níveis de cálcio em sua urina.

Esta condição pode ter inúmeras causas possíveis e pode levar a uma variedade de efeitos colaterais.

Geralmente, ele é descoberto somente depois que os sintomas desses efeitos colaterais ocorrem e as amostras de urina são testadas para determinar uma causa.

O tratamento pode variar, mas muitas vezes inclui mudanças na dieta e medicação.

Muitos casos de hipercalciúria ocorrem porque os intestinos absorvem mais cálcio que o normal. Isso pode acontecer, por exemplo, se uma pessoa ingere muito cálcio durante um período de tempo, como tomando antiácidos à base de cálcio, ou bebendo ou ingerindo grandes quantidades de alimentos que contêm cálcio, como leite e queijo.

Também pode acontecer se uma pessoa ingerir muita vitamina D, como por meio de suplementos alimentares, o que pode aumentar a quantidade de cálcio que o intestino absorve, mesmo que a ingestão de cálcio seja normal.

Algumas condições médicas também podem causar hipercalciúria, incluindo a doença de Dent e o hiperparatireoidismo.

A doença de Dent é um distúrbio genético raro que altera a maneira como os rins funcionam, fazendo com que eles excretem muito cálcio.

O hiperparatireoidismo é uma superprodução de hormônios da paratireoide, geralmente causada pelo inchaço das glândulas hiperparatireoideanas, que pode causar a liberação de depósitos de cálcio nos ossos do corpo. Isso pode levar à hipercalciúria, pois o corpo tenta eliminar o cálcio extra que circula no sangue pela urina.

Quando uma pessoa tem hipercalciúria, ela pode apresentar efeitos colaterais como cálculos renais ou, no caso do hiperparatireoidismo, osteoporose. Essas condições também podem ser causadas por outros problemas, portanto, os provedores de serviços de saúde normalmente executam testes para determinar a causa. Um desses testes pode incluir um teste de cálcio na urina de 24 horas, que envolve a coleta de toda a urina excretada por um período de 24 horas e a avaliação da quantidade total de cálcio contida dentro dela. Se o cálcio estiver acima de um certo nível, geralmente de 250 a 300 miligramas, a pessoa é tipicamente diagnosticada com hipercalciúria.

Um dos principais tratamentos para a hipercalciúria é o manejo dietético. Muitos profissionais de saúde recomendam que as pessoas com essa condição comam menos sal e carne, bebam menos cafeína e álcool, bebam mais água, comam mais fibras e consumam quantidades moderadas de cálcio. Se houver suspeita de consumo excessivo de cálcio e/ou vitamina D, os profissionais de saúde recomendarão frequentemente o corte de alimentos ou suplementos que contribuam para isso.

Em alguns casos, medicamentos também podem ser necessários para ajudar a tratar a hipercalciúria ou a causa subjacente. Alguns dos medicamentos mais comuns se enquadram em uma classe conhecida como diuréticos, que atuam nos rins e ajudam a reduzir a quantidade de cálcio que é excretada. Outros medicamentos podem incluir ortofosfatos, que ajudam a eliminar o excesso de vitamina D no organismo, e os bisfosfonatos, que podem ajudar a direcionar o cálcio circulante no corpo para ser armazenado nos ossos, mantendo-o assim fora da urina.

Causas para a Hipercalciúria

Hipercalciúria

Hipercalciúria – Pedras nos rins

O sistema digestivo, os ossos, os rins e os hormônios (sistema endócrino) podem afetar os níveis de cálcio na urina, portanto, há muitas causas possíveis. Em muitos casos, a causa direta é desconhecida.

Fatores de risco para hipercalciúria incluem:

História familiar de pedras nos rins
Não beber líquidos suficientes
Dieta rica em sódio e proteína
Tomar medicamentos como furosemida (Lasix), corticosteróides, excesso de vitamina D e metilxantinas, como a teofilina.

Fonte: unckidneycenter.org/www.wisegeek.org/kidneystones.uchicago.edu/www.merriam-webster.com/www.cincinnatichildrens.org

 

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Flebite

PUBLICIDADE Definição de flebite A flebite é uma condição na qual uma veia se torna …

Regeneração Hepática

Regeneração Hepática

PUBLICIDADE O fígado tem a maior capacidade regenerativa de qualquer órgão do corpo. A regeneração do fígado tem sido …

Manorexia

PUBLICIDADE Definição Manorexia é um termo usado para se referir à anorexia nervosa nos homens. Este não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.