Hipercalciúria

PUBLICIDADE

Hipercalciúria – Definição

Hipercalciúria é quando seus rins liberam muito cálcio na urina.

Excreção urinária de cálcio maior que:

250 mg/dia em mulheres
300 mg/dia em homens
4 mg/kg/dia em dieta de 1.000 mg/dia de cálcio

Hipercalciúria – Significado

Hipercalciúria significa excesso de cálcio na urina.

Pode ser secundário – isto é, um efeito colateral de alguma outra condição que cause altos níveis de cálcio na corrente sanguínea – ou pode ser “idiopático” – ocorrer sozinho, com níveis normais de cálcio no sangue.

Excesso de cálcio na urina causa problemas porque tende a formar sais que cristalizam. Esses cristais podem causar dor ou outros sintomas urinários, dependendo de seu tamanho e localização.

Grandes cristais são conhecidos como pedras nos rins ou cálculos renais.


Hipercalciúria – Pedras nos rins

hipercalciúria idiopática é um distúrbio comum observado em 3 a 6 por cento das crianças. Embora possa ocorrer em qualquer idade, mesmo em recém-nascidos, é mais frequente em crianças entre 4 e 8 anos de idade. Às vezes, ocorre em famílias.

O excesso de cálcio na urina causa problemas porque tende a formar sais que cristalizam. Esses cristais podem causar dor ou outros sintomas urinários, dependendo de seu tamanho e localização.

Hipercalciúria – O que é

Hipercalciúria é o termo usado quando uma pessoa tem altos níveis de cálcio em sua urina.

Esta condição pode ter inúmeras causas possíveis e pode levar a uma variedade de efeitos colaterais.

Geralmente, ele é descoberto somente depois que os sintomas desses efeitos colaterais ocorrem e as amostras de urina são testadas para determinar uma causa.

O tratamento pode variar, mas muitas vezes inclui mudanças na dieta e medicação.

Muitos casos de hipercalciúria ocorrem porque os intestinos absorvem mais cálcio que o normal. Isso pode acontecer, por exemplo, se uma pessoa ingere muito cálcio durante um período de tempo, como tomando antiácidos à base de cálcio, ou bebendo ou ingerindo grandes quantidades de alimentos que contêm cálcio, como leite e queijo.

Também pode acontecer se uma pessoa ingerir muita vitamina D, como por meio de suplementos alimentares, o que pode aumentar a quantidade de cálcio que o intestino absorve, mesmo que a ingestão de cálcio seja normal.

Algumas condições médicas também podem causar hipercalciúria, incluindo a doença de Dent e o hiperparatireoidismo.

A doença de Dent é um distúrbio genético raro que altera a maneira como os rins funcionam, fazendo com que eles excretem muito cálcio.

O hiperparatireoidismo é uma superprodução de hormônios da paratireoide, geralmente causada pelo inchaço das glândulas hiperparatireoideanas, que pode causar a liberação de depósitos de cálcio nos ossos do corpo. Isso pode levar à hipercalciúria, pois o corpo tenta eliminar o cálcio extra que circula no sangue pela urina.

Quando uma pessoa tem hipercalciúria, ela pode apresentar efeitos colaterais como cálculos renais ou, no caso do hiperparatireoidismo, osteoporose.

Essas condições também podem ser causadas por outros problemas, portanto, os provedores de serviços de saúde normalmente executam testes para determinar a causa.

Um desses testes pode incluir um teste de cálcio na urina de 24 horas, que envolve a coleta de toda a urina excretada por um período de 24 horas e a avaliação da quantidade total de cálcio contida dentro dela.

Se o cálcio estiver acima de um certo nível, geralmente de 250 a 300 miligramas, a pessoa é tipicamente diagnosticada com hipercalciúria.

Um dos principais tratamentos para a hipercalciúria é o manejo dietético. Muitos profissionais de saúde recomendam que as pessoas com essa condição comam menos sal e carne, bebam menos cafeína e álcool, bebam mais água, comam mais fibras e consumam quantidades moderadas de cálcio. Se houver suspeita de consumo excessivo de cálcio e/ou vitamina D, os profissionais de saúde recomendarão frequentemente o corte de alimentos ou suplementos que contribuam para isso.

Em alguns casos, medicamentos também podem ser necessários para ajudar a tratar a hipercalciúria ou a causa subjacente.

Alguns dos medicamentos mais comuns se enquadram em uma classe conhecida como diuréticos, que atuam nos rins e ajudam a reduzir a quantidade de cálcio que é excretada.

Outros medicamentos podem incluir ortofosfatos, que ajudam a eliminar o excesso de vitamina D no organismo, e os bisfosfonatos, que podem ajudar a direcionar o cálcio circulante no corpo para ser armazenado nos ossos, mantendo-o assim fora da urina.

Hipercalciúria – Tipos

Subtipos de hipercalciúria absortiva:

Tipo I: aumento primário na absorção intestinal de cálcio
Tipo II: devido a fatores dietéticos e reversível sob restrições dietéticas
Tipo III: aumento da absorção intestinal de cálcio secundária à superprodução de calcitriol em resposta à perda renal de fosfato com hipofosfatemia

Hipercalciúria – Causas


Hipercalciúria – Pedras nos rins

O sistema digestivo, os ossos, os rins e os hormônios (sistema endócrino) podem afetar os níveis de cálcio na urina, portanto, há muitas causas possíveis. Em muitos casos, a causa direta é desconhecida.

Fatores de risco para hipercalciúria incluem:

História familiar de pedras nos rins
Não beber líquidos suficientes
Dieta rica em sódio e proteína
Tomar medicamentos como furosemida (Lasix), corticosteróides, excesso de vitamina D e metilxantinas, como a teofilina.

Hipercalciúria – Sintomas

Crianças com qualquer um dos seguintes podem ter hipercalciúria:

Sangue na urina, visto com os olhos ou sob um microscópio
Dor ao urinar, necessidade urgente ou frequente de urinar na cama
Dor lateral, abdominal ou inferior
Pedras nos rins
Infecções do trato urinário (ITU) de repetição
Irritabilidade (observada em bebês)

Esses sinais e sintomas podem ocorrer em qualquer idade, mas geralmente são vistos pela primeira vez em crianças de 4 a 8 anos.

Hipercalciúria – Diagnóstico


Hipercalciúria – Pedras nos rins

A hipercalciúria é diagnosticada principalmente medindo o cálcio na urina usando os seguintes testes:

Teste de urina de 24 horas para cálcio e outros minerais (se a idade da criança impossibilitar, uma única amostra de urina é testada)
Exames de sangue para descartar certas doenças que podem causar hipercalciúria
Testes genéticos, especialmente se houver histórico familiar de cálculos renais

Estudos de imagem, especialmente ultrassonografia renal que não emite nenhuma radiação, para procurar anormalidades ou cálculos renais.

Hipercalciúria – Tratamento

O tratamento para hipercalciúria inclui:

Abordar qualquer doença secundária que cause a hipercalciúria.
Fazer alterações na dieta com a ajuda de um nutricionista registrado. As mudanças incluirão aumentar a quantidade de líquidos que a criança bebe todos os dias e diminuir o sódio em sua dieta. No entanto, para promover ossos e crescimento saudáveis, geralmente não recomendamos a restrição de cálcio ou proteína na dieta.
Se as mudanças na dieta não forem suficientes, o médico pode precisar adicionar medicamentos para diminuir o cálcio na urina ou prevenir a formação de cálculos.
Repetir testes de urina de 24 horas para verificar se o tratamento está funcionando.

Fonte: unckidneycenter.org/www.wisegeek.org/kidneystones.uchicago.edu/www.merriam-webster.com/www.cincinnatichildrens.org/www.institutodaprostata.com/www.dynamed.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.