Breaking News
Home / Saúde / Fibrinólise

Fibrinólise

PUBLICIDADE

O que é Fibrinólise?

fibrinólise é um processo que ocorre dentro do corpo para quebrar os coágulos sanguíneos. Isso evita que os coágulos de sangue permaneçam no lugar e cresçam e permitam ao corpo limpar fragmentos de coágulos com segurança para evitar riscos como derrames e danos ao coração que podem ser causados por grandes coágulos flutuantes.

fibrinólise primária ocorre naturalmente, pois o corpo acelera coágulos que não são mais necessários uma vez que o tecido subjacente é curado.

fibrinólise secundária pode ser induzida com medicamentos ou ocorrer como resultado de estresse ou doença.

Quando o sangue coagula, ele se forma em torno de uma matriz de fibrina, uma proteína que é liberada durante a coagulação. A fibrina cria uma estrutura para o sangue coagular em torno da finalidade de selar um furo ou cobrir uma ferida. No entanto, no lugar, o coágulo poderia levar ao desenvolvimento de problemas.

Na fibrinólise, uma enzima chamada plasmina corta através da fibrina para quebrar o coágulo em pedaços menores que podem ser expulsos pelo corpo.

O precursor da plasmina, plasminogênio, é produzido no fígado. Quando o sangue começa a coagular, o plasminogênio é bloqueado dentro do coágulo juntamente com um ativador que pode transformar o plasminogênio em plasmina. À medida que a cura progride, o ativador é liberado para criar plasmin para quebrar o coágulo. O corpo também pode usar inibidores que interferem com a ação do ativador ou a plasmina para retardar a fibrinólise. Isso mantém a separação de coágulos sanguíneos em equilíbrio.

Os pedaços solúveis do coágulo de sangue são movidos através do fígado. Estes componentes são divididos em peças para reutilização ou eliminação. Em pessoas com distúrbios de coagulação ou danos no fígado, pode ser difícil para o corpo processar coágulos sanguíneos e as complicações podem se desenvolver.

Estes podem incluir deficiências na função hepática que limitam a capacidade de metabolizar outros compostos químicos que normalmente passam pelo fígado.

Às vezes, os médicos podem medicar pacientes com drogas que desencadeiam a fibrinólise. Isto é feito quando um coágulo de sangue representa uma ameaça para a saúde, como quando há um coágulo ao redor do coração ou perto do cérebro. As drogas separam o coágulo para que ele possa ser eliminado pelo corpo. Medicamentos para prevenir a fibrinólise também podem ser prescritos para pacientes quando seus coágulos sanguíneos se separam com muita rapidez.

Os testes podem ser usados para verificar os níveis de enzimas associadas no sangue para saber mais sobre por que os coágulos estão se formando ou se fragmentando com muita rapidez.

Fibrinólise
A fibrinólise é o processo pelo qual o corpo dissolve coágulos sanguíneos

Definição de fibrinólise

É a degradação geralmente enzimática da fibrina.

A fibrinólise é a quebra de coágulos de sangue em seu corpo.

fibrina é a proteína do nosso sangue que faz com que as células do sangue se agrupem, formando coágulos, entre outras coisas. É crucial para ajudar a curar feridas em nosso corpo, como cortes e arranhões.

A fibrina

A fibrina desempenha um papel essencial na hemostasia como produto primário da cascata de coagulação e o substrato final para a fibrinólise. A eficiência da fibrinólise é grandemente influenciada pela estrutura do coágulo, isoformas de fibrinogênio e polimorfismos, a taxa de geração de trombina, a reatividade de células associadas a trombos, como plaquetas, e o meio bioquímico geral.

Regulação do sistema fibrinolítico, tal como a da cascata de coagulação, é conseguida por uma grande variedade de co-fatores, receptores e inibidores. A atividade fibrinolítica pode ser gerada na superfície de um trombo contendo fibrina ou em células que expressam receptores profibrinolíticos.

As plaquetas são ativadas após contato com proteínas da matriz subendotelial, incluindo colágeno, fator von Willebrand e fibronectina, em resposta a lesão vascular.

A ativação de plaquetas leva à exposição de fosfolípidos aniónicos de superfície celular, que servem como nidus para a montagem de proteínas procoagulantes.

Na ativação subsequente da cascata de coagulação, uma série seqüencial de eventos de clivagem mediada por serina protease, a trombina é ativada a partir de sua protrombina zimogênica. A trombina ativa pode então catalisar a polimerização da fibrina cortando pequenos péptidos de duas de suas três subunidades.

A polimerização converte o fibrinogênio solúvel em fibrina insolúvel, que deriva do fluxo sanguíneo, conseguindo assim a “hemostasia”, a prevenção da perda de sangue maior. À medida que o coágulo ou o “trombo” se formam, os glóbulos vermelhos circulantes, glóbulos brancos e plaquetas se incorporam à sua estrutura.

Além disso, a fibrina torna-se reticulada através da ação do fator XIIIa, que também é ativada pela trombina, e proporciona maior estabilidade estrutural.

Após a cicatrização do vaso sanguíneo ferido, o trombo efetuado é lisado através da ação da plasmina. A plasmina é gerada a partir do plasminogênio zimogênico na superfície do coágulo de fibrina, ou em superfícies celulares, por meio de ativador de plasminogênio tecidual (tPA) ou uroquinase (uPA).

A proteólise da fibrina dá origem a produtos solúveis de degradação da fibrina (FDP), alguns dos quais com funções imunomoduladoras e quimiotácticas. A coagulação e os sistemas fibrinolíticos são altamente regulados e inter-relacionados através de mecanismos que asseguram a hemostasia equilibrada.

Fonte: aru.usc.edu/www.wisegeek.org/socratic.org/www.ncbi.nlm.nih.gov

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.