Breaking News
Home / Saúde / Xeroftalmia

Xeroftalmia

PUBLICIDADE

O que é Xeroftalmia?

Xeroftalmia é um termo médico geral para olho seco.

Diminuição da umidade e produção de lágrimas é uma doença muito comum que pode ser causada por lesões oculares, uso de drogas de prescrição, distúrbios relacionados à idade e certas condições auto-imunes.

A xeroftalmia geralmente é acompanhada por sintomas incômodos de ardor, coceira e sensibilidade à luz.

Algumas pessoas experimentam uma visão embaçada ou perdem completamente a visão se não procuram atendimento médico.

O tratamento da xeroftalmia depende da causa subjacente, mas a maioria das pessoas consegue encontrar alívio com colírios ou medicamentos tópicos ou orais.

Uma pessoa que tem um caso agudo de xeroftalmia que ocorre em questão de horas pode ter sofrido queimadura, coceira ou arranhão.

Enquanto uma lesão geralmente causa aumento de lágrimas imediatamente após o incidente, ela pode eventualmente esgotar a produção de lágrimas e deixar os olhos secos, vermelhos e irritados.

Secura em um ou ambos os olhos também pode ser um efeito colateral de anti-histamínicos, pílulas anticoncepcionais, ou vários outros medicamentos de prescrição.

Sintomas agudos de olho seco são comuns em adultos mais velhos, à medida que os canais lacrimais se tornam gradualmente menos eficazes em suprir os olhos com umidade adequada.

Uma causa comum de xeroftalmia crônica em muitas partes do mundo é a deficiência de vitamina A.

A vitamina A da dieta é absorvida pelo organismo e usada para fortalecer os ossos e a pele, preservar os dentes e regenerar os pigmentos nas retinas dos olhos.

As pessoas que não ingerem quantidade suficiente de vitamina A correm o risco de muitos problemas de saúde, incluindo xeroftalmia e agravamento rápido dos problemas de visão.

Um distúrbio auto-imune chamado síndrome de Sjogren também pode afetar a produção de lágrimas. A condição ocorre quando o sistema imunológico começa a atacar as glândulas salivares, os canais lacrimais e as membranas mucosas do corpo. As pessoas experimentam cronicidade, dor nos olhos secos e boca seca, entre outros sintomas.

A xeroftalmia leve ou ocasional geralmente pode ser tratada em casa com lágrimas artificiais de venda livre. Se os problemas se tornarem crônicos e dolorosos, no entanto, a pessoa deve marcar uma consulta com um oftalmologista para receber um diagnóstico preciso e aprender sobre as diferentes opções de tratamento.

Um exame físico e análises laboratoriais de lágrimas e sangue podem ajudar o médico a determinar a causa subjacente dos olhos secos. Colírios medicados, antibióticos e pomadas tópicas são comumente prescritos para aliviar sintomas crônicos e reparar danos aos dutos lacrimais.

Se a xeroftalmia continua a piorar apesar dos cuidados médicos, um oftalmologista pode considerar um procedimento clínico chamado oclusão do ponto punctal.

Ele ou ela insere um pequeno pedaço de silicone no canto de um olho para ligar o canal lacrimal.

O procedimento impede que o duto drene a umidade dos olhos para os seios, o que aumenta a quantidade de lágrimas disponíveis. Raramente, a cirurgia invasiva para fechar permanentemente os ductos é realizada.

A oclusão pontual e a cirurgia têm taxas de sucesso muito altas, e a maioria das pessoas consegue recuperar a visão e o conforto ocular dentro de algumas semanas.

Doença

A xeroftalmia é uma doença ocular progressiva causada por deficiência de vitamina A.

A falta de vitamina A pode secar seus dutos lacrimais e os olhos.

A xeroftalmia pode se transformar em cegueira noturna ou em danos mais graves à córnea, a camada externa do olho. Esse dano pode tomar a forma de manchas brancas nos olhos e úlceras nas córneas.

A xeroftalmia geralmente pode ser revertida com a terapia com vitamina A.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de xeroftalmia começam leves e pioram progressivamente se a deficiência de vitamina A não for tratada. Se você tem essa condição, o fino revestimento da pálpebra e do globo ocular, chamado de conjuntiva, seca, engrossa e começa a se enrugar. Que secar e enrugar causa vários sintomas.

A cegueira noturna é um sintoma precoce. Isso é uma incapacidade de enxergar com pouca luz.

Conforme a xeroftalmia progride, as lesões se formam na córnea. Esses depósitos de tecido são chamados de manchas de Bitot. Você também pode obter úlceras de córnea. Nos últimos estágios da condição, parte ou toda a sua córnea se liquefaz. Isso eventualmente leva à cegueira.

O que causa a xeroftalmia?

A xeroftalmia é causada pela falta de vitamina A. Seu corpo não produz vitamina A sozinho. Em vez disso, você tem que obter vitamina A dos alimentos que você come.

A vitamina A é essencial para a visão porque é um elemento da proteína que absorve a luz nos receptores da retina.

A vitamina A também é importante para a função e manutenção do coração, pulmões, rins e outros órgãos.

A xeroftalmia é rara nos Estados Unidos, no Reino Unido e em outros países desenvolvidos. Ainda é visto em países em desenvolvimento, onde as pessoas podem ter acesso limitado a produtos de origem animal.

Resumo

Xeroftalmia: olhos secos.

A xeroftalmia pode estar associada a doenças sistêmicas, como a síndrome de Sjögren, o lúpus eritematoso sistêmico e a artrite reumatoide; deficiência de vitamina A; e uso de alguns medicamentos.

Resulta da função inadequada das glândulas lacrimais, que produzem lágrimas.

Quando a xeroftalmia é devida à deficiência de vitamina A, a condição começa com cegueira noturna e xerose conjuntival (ressecamento das membranas oculares), progride para xerose corneana (ressecamento da córnea) e, em seus estágios finais, desenvolve-se em ceratomalácia (amolecimento da córnea). ).

O tratamento depende da gravidade da doença e varia de lágrimas e pomadas artificiais ao entupimento dos ductos lacrimais.

Também conhecida como conjuntivite árida

Fonte: Colégio São Francisco

.

Xeroftalmia – Fotos

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Trauma Renal

Trauma Renal

PUBLICIDADE Definição O trauma renal é quando um rim é ferido por uma força externa. Seus rins …

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.