Breaking News
Home / Saúde / Adenite mesentérica

Adenite mesentérica

PUBLICIDADE

A adenite mesentérica é um processo inflamatório autolimitante que afeta os linfonodos mesentéricos no quadrante inferior direito, e é clinicamente frequentemente confundido com apendicite aguda.

Visão global

A adenite mesentérica é uma condição que afeta mais frequentemente crianças e adolescentes.

Causa inflamação e inchaço nos gânglios linfáticos no interior do abdômen.

Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos em forma de feijão que contêm células brancas do sangue chamadas linfócitos. Eles fazem parte do sistema linfático do seu corpo.

Os linfonodos desempenham um papel importante no sistema imunológico. Eles filtram bactérias e outros germes do fluido linfático para que seu corpo possa remover essas substâncias nocivas.

A adenite mesentérica afeta os gânglios linfáticos no tecido chamado mesentério. Este tecido liga os intestinos à parede abdominal. Outro nome para adenite mesentérica é a linfadenite mesentérica.

O que é Adenite mesentérica?

A adenite mesentérica é uma inflamação dos linfonodos mesentéricos, localizada na região inferior direita do abdome, próxima ao apêndice. Essa condição causa dor abdominal aguda e às vezes é confundida com apendicite, uma vez que os sintomas são semelhantes.

O tratamento geralmente consiste em cuidados de suporte, já que muitas vezes desaparecem por conta própria, embora o paciente seja monitorado quanto a sinais de ruptura dos gânglios linfáticos e liberação de material infeccioso na corrente sanguínea, uma complicação rara e potencialmente fatal.

Os gânglios linfáticos servem como pontos de coleta para bactérias e outras partículas estranhas que entram no corpo e são varridos pelo sistema imunológico.

Como tal, eles são locais comuns para infecções e inflamações.

No caso da adenite mesentérica, também conhecida como linfadenite mesentérica, os linfonodos incham e ficam sensíveis. O paciente pode sentir dor de garganta e dor localizada ao redor do quadrante inferior direito do abdômen. Uma vez que o corpo combate a infecção, o paciente começará a se sentir melhor.

A confusão frequente desta condição com apendicite, muitas vezes os pacientes em um consultório médico ou hospital para avaliação. Para descartar apendicite, estudos de imagens médicas do abdome podem ser realizados para ter uma idéia do que está acontecendo dentro do corpo. Se o apêndice parecer normal, o paciente pode receber prescrição de medicamentos anti-inflamatórios e ser encaminhado para casa com instruções para telefonar caso os sintomas se tornem mais graves.

Proporcionar ao paciente muitos líquidos, condições de calor e uma nutrição adequada é geralmente tudo o que é necessário para ajudar o paciente a se recuperar de uma adenite mesentérica.

Nos casos em que os gânglios linfáticos se rompem, o paciente desenvolverá febre aguda, calafrios e dor abdominal intensa. Os pacientes que apresentam esses sintomas devem ser levados ao médico para avaliação e tratamento imediatos. Intervenções podem incluir antibióticos agressivos para matar bactérias na corrente sanguínea.

As causas da adenite mesentérica não são bem compreendidas; os pacientes tendem a ter uma história de doença antes que a adenite mesentérica se desenvolva, mas não há fatores de risco específicos conhecidos. Os pacientes não podem fazer nada para evitar essa condição, embora a tentativa de permanecer saudável geralmente possa ajudar as pessoas a evitar inflamações e infecções comuns. Tratar doenças leves com repouso e líquidos ajudará a prevenir o aparecimento de complicações mais sérias mais tarde e pode limitar o risco de inflamação dos linfonodos, reduzindo a quantidade de trabalho para o sistema imunológico.

Sintomas

Adenite mesentérica
Adenite mesentérica

Adenite mesentérica
Adenite mesentérica

Os sinais e sintomas da adenite mesentérica podem durar de alguns dias a algumas semanas.

É comum que a adenite mesentérica seja confundida com apendicite, pois os sinais e sintomas são muito semelhantes. O curso da doença varia entre os indivíduos. Se você tem adenite mesentérica, pode ter sintomas leves, enquanto outros podem ter dor abdominal intensa e febre.

A adenite mesentérica geralmente não é uma condição séria e muitos casos se resolvem espontaneamente.

Os sintomas de adenite mesentérica podem incluir:

Dor na parte inferior direita do abdome ou em outras partes da barriga
Febre
Nausea e vomito
Diarreia
Sensação de mal estar geral
Perda de peso

Alguns casos de adenite mesentérica podem ser um sinal de doenças mais graves, como linfoma ou doença inflamatória intestinal.

Os sintomas podem imitar os da apendicite, que, se não forem tratados, podem levar a sintomas graves. Procure atendimento médico imediato para sintomas graves, como febre alta (acima de 38,33 graus Celsius), dor abdominal intensa, inchaço abdominal, distensão ou inchaço e náusea com ou sem vômitos.

Fonte: radiopaedia.org/www.wisegeek.org/www.healthline.com/www.healthgrades.com/www.proz.com/www.cap-maladiesrares.fr/www.healthgrades.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.