Breaking News
Home / Saúde / Língua Geográfica

Língua Geográfica

PUBLICIDADE

Definição

glossite é um problema no qual a língua está inchada e inflamada. Isso geralmente faz com que a superfície da língua pareça suave.

Língua geográfica é um tipo de glossite.

A definição de glossite de acordo com a terminologia médica pode ser definida como uma condição caracterizada pela inflamação da língua desencadeada por uma infecção que faz com que a língua inche e assuma uma cor diferente.

A glossite faz com que a língua se alise removendo as papilas, que são projeções semelhantes a dedos que aparecem na superfície da língua.

Língua geográfica – Glossite

O termo glossite é uma inflamação da língua. É dolorido, vermelho e inchado. Em alguns casos, parece extraordinariamente suave, um efeito colateral da destruição dos botões, os componentes sensoriais do paladar.

A língua pode ser propensa a inflamação devido a uma infecção, como a escarlatina, ou de origem dentária ou alérgica; no contexto da glossite isolada, chama-se glossite aguda.

Mas há também glossite crônica que pode ser causada por certos tipos de deficiências ou doenças, como a sífilis, entre outras coisas.

O tratamento da glossite é o tratamento da causa da inflamação.

Língua geográfica

língua geográfica, também conhecida por vários outros termos, é uma condição inflamatória da mucosa da língua, geralmente na superfície dorsal. É uma condição comum, que afeta aproximadamente 2-3% da população em geral.

O nome vem do mapa como a aparência da língua, com os remendos que se assemelham às ilhas de um arquipélago.

A causa é desconhecida, mas a condição é inteiramente benigna e não há tratamento curativo.

Infelizmente, a língua geográfica pode causar uma sensação de queimação na língua, para a qual vários tratamentos foram descritos com pouca evidência formal de eficácia.

A Glossite – Língua geográfica

Língua Geográfica
Língua humana exibindo glossite migratória benigna

A Glossite refere-se a inflamação da língua. A condição faz com que a língua inche em tamanho, mude de cor e desenvolva uma aparência diferente na superfície. A língua é o pequeno órgão muscular na boca que ajuda a mastigar e engolir alimentos. Também ajuda com o seu discurso.

A glossite pode fazer com que os pequenos inchaços na superfície da língua (papilas) desapareçam. As papilas contêm milhares de pequenos sensores chamados papilas gustativas e desempenham um papel em como você come.

A inflamação severa da língua que resulta em inchaço e vermelhidão pode causar dor e pode mudar a maneira de comer ou falar.

O que é Glossite?

A glossite é uma condição inofensiva que resulta da inflamação da língua. A irritação aguda ou crônica faz com que a língua fique lisa, fique vermelha e inche.

Algumas pessoas herdam a condição de seus pais, mas a maioria dos casos de glossite é causada por vários fatores ambientais.

Um dentista pode ajudar os pacientes a encontrar alívio dos sintomas, identificando e tratando as causas subjacentes. Manter uma dieta nutritiva e boas práticas de higiene bucal pode ajudar a evitar que problemas na língua retornem.

Uma língua saudável é coberta por pequenas protuberâncias e projeções semelhantes a pêlos chamadas papilas que contêm papilas gustativas e ajudam a engolir os alimentos.

A inflamação da língua e o inchaço fazem com que as papilas desapareçam, e a língua assume uma aparência suave e uniforme.

A glossite pode ser causada por infecções bacterianas e virais, reações alérgicas a produtos de higiene bucal e deficiências de vitamina B ou ferro. A língua também pode ser irritada por uma queimadura grave, uso de tabaco, álcool e alimentos condimentados.

À medida que a língua incha, ela geralmente se torna um tom escuro de vermelho e fica macia. Alguns casos de glossite, especialmente aqueles causados por infecções, resultam em uma constante e dolorosa sensação de queimação na língua.

Uma condição chamada língua geográfica ocorre quando apenas parte da língua é afetada pela inflamação, resultando em uma aparência distinta, semelhante a um mapa, de manchas claras e de cor escura. O inchaço pode ser grave o suficiente para prejudicar a fala e a deglutição, e algumas pessoas enfrentam problemas respiratórios quando a língua aumentada bloqueia suas vias aéreas.

Língua Geográfica
Uma língua saudável é coberta por pequenas protuberâncias e
projeções semelhantes a pêlos chamadas papila

Língua Geográfica
As papilas podem desaparecer da língua como um sintoma de glossite

A irritação da língua que causa descoloração e inchaço deve ser inspecionada por um dentista para garantir um diagnóstico preciso.

A causa subjacente dos sintomas deve ser determinada para garantir que os pacientes recebam tratamento eficaz.

Um dentista pode inspecionar cuidadosamente a língua e tentar identificar a causa da glossite. Se as razões para a inflamação da língua não forem claras, um paciente pode ser encaminhado a um médico para realizar testes de sangue e tecido.

Os pacientes geralmente recebem medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas imediatos de dor e inchaço.

A glossite causada por alimentos quentes, álcool ou tabaco geralmente pode ser aliviada simplesmente evitando-se os irritantes.

Queimaduras e lesões diretas tendem a cicatrizar por conta própria em poucos dias, sem cuidados médicos diretos, e a maioria das infecções pode ser tratada com antibióticos orais.

No caso de uma deficiência de vitamina, um médico pode sugerir que o paciente tome suplementos e faça mudanças na dieta.

Independentemente da causa da glossite, a prática de uma boa higiene bucal e o agendamento de exames odontológicos regulares são importantes para evitar futuros problemas na boca e na língua.

Etiologia/Fisiopatologia

Possui etiologia desconhecida. As lesões começam como pequenas manchas brancas e, à medida que se estendem ou migram, desenvolvem uma zona atrófica vermelha central devido à perda das papilas filiformes).

Fatores de Risco

Alguns investigadores sugerem que a língua geográfica ocorre com maior frequência em pacientes com psoríase (inclusive psoríase pustulosa) ou dermatite atópica e em indivíduos com língua fissurada.

Pesquisadores também têm indicado associação da língua geográfica com distúrbios hormonais, alergias, síndrome de Down, deficiências nutricionais e até mesmo uma predisposição genética.

Características Clínicas

A língua geográfica se apresenta como áreas vermelhas, bem demarcadas, nas partes dorsal e lateral da língua, com bordas brancas irregulares.

Alguns pacientes podem apresentar sintomas de queimação, sensibilidade e dor, principalmente quando tem a ingestão de alimentos cítricos, condimentados ou quentes.

Causa

A causa é desconhecida. A língua geográfica geralmente não causa sintomas e, nos casos em que há sintomas, um hábito parafuncional oral pode ser um fator contributivo. As pessoas com hábitos parafuncionais relacionados à língua podem apresentar descamação nos lados da língua. Alguns sugerem que os fatores hormonais podem estar envolvidos.

Fonte: medlineplus.gov/www.wisegeek.org/en.wikipedia.org/www.britannica.com/www.primehealthchannel.com/health.ccm.net

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.