Breaking News
Home / Saúde / Hipoplasia pulmonar

Hipoplasia pulmonar

PUBLICIDADE

Definição

A hipoplasia pulmonar é definida como o desenvolvimento incompleto dos pulmões, resultando na redução do número ou tamanho dos segmentos broncopulmonares ou dos ácinos pulmonares.

Pulmões Pequenos

A hipoplasia pulmonar é uma condição caracterizada por pulmões pequenos e subdesenvolvidos que podem afetar não apenas a respiração, mas também a função cardíaca, a capacidade de se alimentar, a audição e o desenvolvimento geral.

Algumas crianças com hipoplasia pulmonar desenvolvem uma condição relacionada conhecida como hipertensão pulmonar, que causa pressão alta nas artérias dos pulmões (as artérias pulmonares).

Com o tempo, essa pressão faz com que as artérias pulmonares se estreitem, fazendo com que o lado direito do coração trabalhe mais, ao forçar o sangue através das artérias estreitadas.

O que é

A hipoplasia pulmonar é uma anormalidade de desenvolvimento que afeta fetos e lactentes, resultando na malformação dos pulmões e alvéolos pulmonares, os pequenos sacos aéreos nos pulmões onde o oxigênio e o dióxido de carbono são trocados.

Um diagnóstico desta condição pode ser feito antes ou logo após o nascimento de um bebê.

Nos casos em que a hipoplasia pulmonar se desenvolve e a formação de alvéolos não é suficiente, os pulmões de um bebê não conseguirão funcionar no mesmo nível de um bebê que não tenha essa condição.

A hipoplasia pulmonar também pode se desenvolver em conjunto com outras condições médicas congênitas.

Embora tenha sido indicado que essa anormalidade na saúde pode resultar em morte prematura do recém-nascido ou do bebê, dependendo da gravidade da malformação e das opções de tratamento disponíveis, também pode ser uma condição sem risco de vida.

Fatores contribuintes que podem indicar a presença de hipoplasia pulmonar podem incluir encurtamento das vias aéreas, redução do volume pulmonar e redução do peso pulmonar.

Existem vários tipos de testes não invasivos que podem ser realizados para auxiliar no diagnóstico dessa condição.

Os exames de ressonância magnética (RM) podem ser usados para avaliar o volume fetal antes do nascimento, e uma tomografia computadorizada (TC) pode ser utilizada após o nascimento do bebê.

Além disso, calculando o volume pulmonar fetal, um profissional médico pode ter acesso à possibilidade de hipoplasia pulmonar estar presente.

Para prever o desenvolvimento desta condição nos casos em que o feto é extremamente pequeno, uma combinação de ultrassonografia e ressonância magnética pode ser usada para determinar o peso fetal aproximado.

Existem outras condições de saúde que podem estar presentes em lactentes com hipoplasia pulmonar, como malformações cardíacas, hérnias diafragmáticas ou anormalidades gastrointestinais.

Outras condições que podem estar presentes nesses bebês incluem massas torácicas ou abdominais, malformações musculoesqueléticas e complicações renais. Com testes médicos modernos, a maioria das irregularidades associadas que podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição pode ser identificada com precisão.

Um lactente com testes positivos para hipoplasia pulmonar precisará ser monitorado de perto após o diagnóstico.

Se outras complicações de saúde estiverem presentes, pode ser necessária uma cirurgia corretiva. O tratamento adicional pode incluir intubação e ventilação assistida.

Além disso, os gases sanguíneos da criança, os níveis de hidrogênio potássico (pH), a saturação de oxigênio e outras funções corporais podem ser observados.

Sobreviventes de hipoplasia pulmonar apresentam maior risco de desenvolver doença pulmonar crônica e podem ter problemas associados à função cardíaca, alimentação, crescimento e desenvolvimento. Por esse motivo, o manejo cuidadoso de quaisquer condições médicas adicionais e a supervisão médica continuada provavelmente serão necessárias durante toda a vida do paciente.

Causa

A hipoplasia pulmonar ocorre secundária a uma variedade de condições que limitam o desenvolvimento pulmonar.

As seguintes condições que limitam o desenvolvimento do pulmão são tipicamente:

Hérnia diafragmática congênita (CDH)
Lesões pulmonares, incluindo malformação adenomatoide cística congênita e sequestro broncopulmonar
Onfalocele gigante, um tipo de defeito da parede abdominal

Fonte: www.chop.edu/fn.bmj.com/www.nicklauschildrens.org/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/radiopaedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.