Enucleação

PUBLICIDADE

Enucleação – Definição

enucleação é a remoção cirúrgica de um olho.

Na oftalmologia, é uma operação na qual o globo ocular é removido, mas as outras estruturas na cavidade são deixadas no lugar antes de encaixar um olho artificial.

enucleação é feita sob circunstâncias drásticas, como remover um tumor maligno no olho ou aliviar a dor intolerável em um olho cego.

Após a enucleação, um olho artificial (prótese ocular) é implantado como um substituto cosmético para o olho real.

Enucleação – O que é

Na medicina, enucleação refere-se a um procedimento cirúrgico em que um cirurgião remove todo o globo ocular da cavidade ocular ou órbita.

Um dos três procedimentos possíveis para a remoção do olho, uma enucleação é o procedimento de escolha para tumores intra-oculares.

Outras razões comuns para a enucleação incluem trauma ocular irrecuperável, inflamação grave e dor não controlada em um olho cego.

Os oftalmologistas executam enucleações como último recurso em situações em que a condição a ser tratada não pode ser adequadamente administrada de qualquer outra forma.

A maioria dos pacientes submetidos à enucleação obtém um olho protético artificial para substituir o olho extraído por melhora estética.

Os dois tumores oculares mais comuns que requerem enucleação são os retinoblastomas e os melanomas oculares.

Os retinoblastomas são tumores malignos da retina.

Os melanomas oculares podem afetar a parte colorida do olho, a íris ou o revestimento vascular do olho, a coróide. Os melanomas derivam de células pigmentares anormais ou melanócitos.

Quando os tumores são muito grandes e não há perspectiva de visão útil, a enucleação é realizada para evitar a disseminação local e distante dos tumores.

Outra condição rara que requer a remoção de um olho é a oftalmia simpática. Esta é uma inflamação de ambos os olhos resultante de trauma maciço em um olho.


Enucleação

O corpo começa a montar um ataque imunológico contra os tecidos oculares de ambos os olhos.

A única maneira de tratar a condição e poupar o olho não ferido é remover o olho ferido.

A anestesia geral, na qual o paciente está totalmente inconsciente, é a anestesia preferida para uma enucleação.

O cirurgião disseca os tecidos orbitais, incluindo os músculos oculares, longe do olho. O nervo óptico é cortado a aproximadamente um centímetro (0,45 polegada) da parte de trás do olho.

Uma vez que o olho é extraído, um implante orbital, consistindo de hidroxiapatita ou borracha de silicone, preenche o espaço na órbita com os tecidos orbitais moles do paciente que o cobrem.

A fim de permitir algum movimento do olho artificial, o cirurgião liga os músculos do olho ao implante.

Uma vez que o paciente tenha se recuperado de uma enucleação, ele pode obter um olho protético.

Um ocularista é um técnico especializado em design e personalização de olhos artificiais.

Ele molda a superfície posterior da prótese com precisão para se ajustar à órbita do paciente. As próteses podem ser pintadas para combinar exatamente com o outro olho do paciente.

Os olhos artificiais podem durar várias décadas.

Os modelos mais antigos de implantes orbitais, geralmente de plástico, não se movem em conjunto com o outro olho.

Os avanços nos implantes utilizam material poroso, que permite o crescimento de vasos sanguíneos e tecido fibroso no implante.

Os músculos dos olhos fixos movem os implantes e os olhos artificiais adaptados sob medida.

Isso produz uma aparência mais natural para o paciente.

Enucleação – Objetivo


Enucleação

enucleação é realizada para remover tumores oculares de grande porte ou como resultado de lesão traumática quando o olho não pode ser preservado. No caso de tumores, a quantidade de radiação necessária para destruir um tumor do olho pode ser muito intensa para o olho suportar. Dentro de meses a anos, muitos pacientes que são tratados com radiação para grandes melanomas oculares perdem a visão, desenvolvem glaucoma e, eventualmente, precisam passar por enucleação.

Os dois tipos de tumores oculares que podem exigir enucleação são:

Melanoma ocular intraocular: Esta é uma forma rara de câncer em que células malignas são encontradas na parte do olho chamada úvea, que contém células chamadas melanócitos que abrigam pigmentos. Quando os melanócitos se tornam cancerosos, o câncer é chamado de melanoma. Se o tumor atingir a íris e começar a crescer, ou se houver sintomas, a enucleação pode ser indicada.
Retinoblastoma: O retinoblastoma é um tumor maligno da retina. A retina é a fina camada de tecido que reveste a parte posterior do olho; sente a luz e forma imagens. Se o câncer ocorrer em um olho, o tratamento pode consistir na enucleação de tumores grandes quando não há expectativa de que a visão útil possa ser preservada. Se houver câncer em ambos os olhos, o tratamento pode envolver a enucleação do olho com o tumor maior e radioterapia no outro olho.

Fonte: Equipe Portal São Francisco/www.aao.org/www.aces-abes.org/cancer.gov/eyecancer.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.