Breaking News
Home / Saúde / Infecção Urinária

Infecção Urinária

PUBLICIDADE

O que é

A infecção do trato urinário é uma infecção envolvendo os rins, ureteres, bexiga ou uretra. Estas são as estruturas que a urina passa, antes de serem eliminados do corpo.

A maioria das infecções envolvem o trato urinário inferior – a bexiga e a uretra.

As bactérias são a causa mais comum de infecções do trato urinário. Normalmente, as bactérias que entram no trato urinário são rapidamente removidos pelo corpo antes que elas causem sintomas. Mas às vezes as bactérias superam as defesas naturais do organismo e causam infecção.

Os rins são um par de pequenos órgãos que se encontram em ambos os lados da coluna vertebral a cerca do nível da cintura.

Eles têm várias funções importantes no corpo, incluindo a remoção de resíduos e excesso de água a partir do sangue e eliminá-los como urina.

Estas funções torna-os importante na regulação da pressão arterial.

Rins também são muito sensíveis a mudanças nos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial e equilíbrio de eletrólitos. Ambos os diabetes e hipertensos podem causar danos a estes órgãos.

Uma infecção da bexiga é uma infecção bacteriana dentro da bexiga. Algumas pessoas chamam uma infecção da bexiga uma infecção do trato urinário.

Este refere-se a uma infecção bacteriana em qualquer parte do trato urinário, tais como a bexiga, rins, ureteres ou a uretra.

Enquanto a maioria dos casos de infecção da bexiga ocorrem de repente (aguda), outros podem recorrer a longo prazo (crônica).

O tratamento precoce é essencial para evitar a propagação da infecção.

Chlamydia e Mycoplasma são outras bactérias que podem causar infecções. No entanto, ao contrário de E. coli, estes são tipicamente transmitidos apenas através de relações sexuais, e eles também podem afetar os órgãos reprodutivos, além de sua bexiga.

As infecções do trato urinário nem sempre causam sinais e sintomas, mas quando o fazem, podem incluir:

Desejo persistente e forte de urinar
A sensação de queimação ao urinar
Passando frequentes, pequenas quantidades de urina
Urina que aparece nublado
Urina que aparece vermelho, rosa ou brilhante cola de cor – um sinal de sangue na urina
Com cheiro forte de urina
dor pélvica, em mulheres – em especial no centro da pelve e em torno da área do osso púbico

A Infecção Urinária pode ser ignorados ou confundido com outras condições em idosos.

Infecção Urinária
Infecção Urinária

As infecções do trato urinário ocorrem tipicamente quando a bactéria entra no trato urinário através da uretra e começa a multiplicar-se na bexiga.

Embora o sistema urinário foi concebido para impedir a entrada de tais invasores microscópicos, essas defesas, por vezes, falham. Quando isso acontece, as bactérias podem tomar posse e se transformar em infecção no trato urinário.

A infecção da bexiga (cistite)

Este tipo de infecção do trato urinário é normalmente causada por Escherichia coli (E. coli), um tipo de bactérias vulgarmente encontradas no trato gastrointestinal.

No entanto, por vezes, outras bactérias são responsáveis. A relação sexual pode levar a cistite.

Todas as mulheres apresentam risco de cistite por causa da sua anatomia – especificamente, a curta distância da uretra, para a parte final do aparelho digestivo e a abertura da uretra para a bexiga.

Infecção da uretra (uretrite)

Este tipo de Infecção Urinária pode ocorrer quando as bactérias GI se espalham a partir do inal do aparelho digestivo para a uretra. Além disso, porque a uretra feminina é perto da entrada do aparelho sexual feminino.

Infecções sexualmente transmissíveis, tais como a herpes, a gonorreia, clamídia e micoplasma, pode causam uretrite.

Causa

Mais de 95% das infecções do trato urinário são monomicrobiana (único microrganismo), e 5% dos casos a infecção é polimicrobiana.

As infecções do trato urinário podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos e outros parasitas. A forma mais comum de contaminação se dá pela penetração pela uretra das bactérias presentes na pele dos genitais, em geral, originárias do próprio intestino da pessoa. A mulher, por ter a uretra mais curta e mais exposta, está mais sujeita às infecções. Problemas na higiene anal após as defecações, especialmente em crianças, são causas freqüentes de infecção urinária por esta via de contaminação. Infecções mais graves podem acontecer quando o paciente tem a bactéria em sua circulação sangüínea e ela atinge diretamente o rim.

Sintomas

Estas são as infecções do trato urinário mais comuns e seus sintomas: cistite crônica bacteriana prostatite, uretrite, vaginite, prostatodínia, pielonefrite.

Uretrite- infecção da uretra, o canal que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. Pode ou não haver secreção uretral na etapa inicial da doença, mas os sinais e sintomas mais freqüentes são a urgência miccional (necessidade premente de urinar), polaciúria (micções freqüentes com eliminação de pequena quantidade de urina a cada micção) e disúria (dor para urinar). Febre e odor forte da urina podem também estar presentes.

Cistite – infecção da bexiga, mais comuns em mulheres, sobretudo durante os anos férteis. As manifestações são semelhantes às descritas acima e a elas pode estar associado o desejo freqüente de urinar no período da noite.. Em aproximadamente 30% dos indivíduos, a urina comumente é turva e contém sangue visível. A cistite pode ser assintomática e ser descoberta por acaso num exame de urina de rotina.

Pielonefrite- infecção bacteriana de um ou de ambos os rins. Normalmente, os sintomas iniciam subitamente com calafrios, febre, dor na região lombar, náusea e vômito. Pode ocorrer em cerca de um terço dos pacientes, micção freqüente e dolorosa. Um ou ambos os rins podem apresentar aumento de volume e dor à palpação. Nas crianças, os sinais e sintomas são geralmente mais discretos, o que pode dificultar o diagnóstico.

Como é feito o diagnóstico?

Através das queixas do paciente e do exame físico pode se suspeitar de infecção urinária.

Entretanto, o diagnóstico definitivo é feito com a coleta da urina (jato médio) a fim de se realizar exame de urina (urocultura – cultura de bactérias na urina).

A contagem de germes superior a 100 mil bactérias por mililitro é considerada infecção urinária. Neste mesmo exame, vários antibióticos são testados com a finalidade de orientar o médico na escolha do melhor tratamento.

Tratamento

O medicamento usado para infecção urinária depende da causa da doença. Quando uma bactéria é responsável pela infecção, o tratamento é feito com antibióticos. Mas, se for causada pelo vírus do herpes simples, por exemplo, deve ser tratada com um remédio anti-viral específico.

Complicações

No caso da pielonefrite, pode ocorrer a forma crônica da doença (infecção renal prolongada). Ela ocorre apenas em indivíduos que apresentam anormalidades subjacentes importantes, como obstrução do trato urinário, cálculos renais grandes e persistentes ou, ainda, refluxo de urina da bexiga para os ureteres (geralmente em crianças de baixa idade). Em último caso, se não for tratada, a infecção crônica provoca insuficiência renal.

Fonte: www.mayoclinic.org/www.medicinenet.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.