Hiperestesia

PUBLICIDADE

Hiperestesia – Definição

hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade aos estímulos dos sentidos.

Os estímulos dos sentidos podem incluir sons que ouvimos, alimentos que experimentamos, texturas que sentimos e assim por diante.

A hiperestesia uma sensação anormalmente aguda de dor, calor, frio ou toque; algesia.

A hiperestesia é um aumento na sensibilidade de qualquer um dos seus sentidos, como visão, audição, tato e olfato.

Pode afetar apenas um ou todos os sentidos.

Frequentemente, a intensificação de um sentido individual é referida por um nome separado. Por exemplo, o aumento da sensibilidade ao toque é chamado de sensibilidade tátil, e o aumento da sensibilidade ao som é chamado de sensibilidade auditiva.

Aumento anormal ou patológico da sensibilidade a estímulos sensoriais, como da pele ao toque ou do ouvido ao som.

Aumento da sensibilidade de qualquer um dos órgãos dos sentidos, especialmente tato.

Hiperestesia – O que é

Hiperestesia
Hiperestesia

hiperestesia é uma condição na qual alguém se torna altamente sensível a estímulos sensoriais.

Indivíduos com hiperestesia podem experimentar sensações sem estímulo e podem achar a estimulação sensorial extremamente intensa e às vezes quase insuportável.

Essa condição é bastante rara e, além de ser observada em humanos, também é observada em cães e gatos. Em animais, esse distúrbio pode causar problemas comportamentais, incluindo mordidas, mordidas e automutilação.

As causas não são bem compreendidas.

Às vezes, está associado a alterações neurológicas e danos cerebrais, como pode ocorrer quando alguém tem um tumor cerebral, uma doença neurológica degenerativa ou uma neuropatia.

hiperestesia tátil, envolvendo extrema sensibilidade da pele, está freqüentemente associada a neuropatias e doenças neurológicas crônicas.

As pessoas também podem sentir hipersensibilização à audição, olfato, visão e paladar além do tato.

Em alguns casos, a condição parece ser desencadeada por superestimulação da área do cérebro envolvida na sensação, caso em que a hiperestesia deve se resolver em algumas horas.

Enquanto o paciente apresenta os sintomas, pode ser útil deitar em um local fresco, silencioso e escuro.

Alguns pacientes consideram os exercícios respiratórios e a massagem úteis, enquanto outros preferem simplesmente ficar deitados quietos enquanto se recuperam.

Se o distúrbio parece ser causado por um problema crônico, um neurologista pode conduzir um exame para saber mais sobre os detalhes e procurar as possíveis causas.

Medicamentos como analgésicos para sensação de entorpecimento, medicamentos anticonvulsivantes e ansiolíticos às vezes podem ajudar os pacientes com essa condição.

Esses medicamentos podem reduzir a intensidade das sensações e deixar o paciente mais confortável.

Quando alguém sofre de hiperestesia, é uma boa ideia marcar uma consulta com um neurologista para uma entrevista e exame.

Algumas condições graves podem se apresentar na forma de hiperestesianos estágios iniciais, e o prognóstico para o paciente irá melhorar substancialmente se o tratamento for fornecido o mais rápido possível.

Em animais, o distúrbio geralmente se manifesta na forma de aumento da sensibilidade da pele.

A pele pode ondular ou estremecer, especialmente quando tocada, e o animal pode reagir intensamente ao ser manuseado ou tocado.

Alguns animais mordem, lambem ou arranham a própria pele, levando ao desenvolvimento de manchas calvas ou ulceração, e o animal pode estalar, latir ou chiar ao ser tocado.

Um veterinário pode avaliar o animal e fornecer recomendações de tratamento que abordarão a condição. Durante o tratamento, o animal pode precisar usar uma coleira eletrônica para evitar morder e lamber.

Hiperestesia – Sintomas

Hiperestesia
Hiperestesia

Os sintomas de hiperestesia variam, dependendo de qual dos cinco sentidos é afetado; os sintomas também variam de leve a grave.

Indivíduos com sensibilidade auditiva podem ouvir sons altos que lhes causam dor quando, na verdade, nenhum som ocorreu.

Indivíduos que experimentam sensibilidade tátil podem sentir dor intensa quando os nervos são ativados.

Indivíduos com sensibilidade ao olfato podem experimentar uma ampla variedade de cheiros quando os estímulos olfativos não estão presentes.

Indivíduos que experimentam uma combinação dos tipos de hiperestesia podem apresentar qualquer um dos sintomas acima. Em casos raros ou graves, a hiperestesia pode perturbar o sistema nervoso de um indivíduo, causando inflamação dos nervos e resultando em possíveis convulsões.

hiperestesia pode ser de curto prazo, episódica ou de longo prazo, dependendo da causa.

Hiperestesia – Causas

Como a hiperestesia é de natureza variada, não existe uma causa singular.

A hiperestesia pode ocorrer por conta própria ou como resultado de outra condição médica.

Acredita-se que a hiperestesia pode se desenvolver como resultado de superestimulação do sistema nervoso (por exemplo, beber muita cafeína) ou como resultado de lesões ou danos aos nervos.

As condições de saúde que podem causar hiperestesia incluem, entre outras, as seguintes:

Erupções cutâneas
Cobreiro
Infecções virais
Lesões por compressão nervosa
Danos nos nervos
Deficiência de vitamina B-12
Autismo
Síndrome do X Frágil
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Diabetes.

Hiperestesia – Resumo

Hiperestesia
Hiperestesia

A hiperestesia se apresenta como uma sensibilidade aumentada a qualquer um dos cinco sentidos básicos: audição, visão, paladar, tato e olfato.

Dependendo de qual sentido é afetado, essa hipersensibilidade pode causar dor. Em alguns casos, apenas um sentido é afetado; em outros casos, todos os sentidos são afetados. Quando apenas um sentido é intensificado, muitas vezes é categorizado em uma hiperestesia específica. Por exemplo, a sensibilidade aumentada ao som é chamada de sensibilidade auditiva. Quando o toque é afetado, é referido como sensibilidade tátil.

hiperestesia também inclui alodinia e hiperalgesia.

Fonte: www.vet.cornell.edu/www.healthline.com/www.science.gov/www.oxfordreference.com/avanto.ua/www.wisegeek.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.asha.org/www.painscale.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …