Breaking News
Home / Saúde / Contusão cerebral

Contusão cerebral

PUBLICIDADE

Definição

As contusões cerebrais são contusões na superfície do cérebro que danificam o tecido cerebral da superfície cortical subpial e se estendem para baixo através do córtex, produzindo ruptura dos tecidos e vasos.

O que é

Uma contusão cerebral é uma área machucada do tecido cerebral.

Contusões resultam de traumatismo craniano, como ser atingido por um objeto contundente ou sofrer o impacto de uma queda direta em uma superfície dura.

Pequenos vasos sanguíneos localizados se abrem e liberam sangue para a área afetada, criando uma aparência semelhante à de uma contusão em outra parte do corpo.

Os sintomas associados a uma contusão cerebral dependem da gravidade e da localização da lesão, embora a maioria dos pacientes apresente algum grau de dor de cabeça, confusão e náusea.

Um indivíduo que sofre algum tipo de traumatismo craniano deve procurar atendimento médico imediato para receber o tratamento adequado.

Os médicos reconhecem dois tipos básicos de contusão cerebral, conhecidos como lesões de golpe e contra-golpe. Uma contusão de golpe é um resultado direto de um golpe na cabeça, aparecendo no local do impacto.

Uma contusão de contra-golpe se forma no lado oposto da cabeça como o local original de impacto, como resultado do cérebro espirrar da força de desaceleração e entrar em contato com o crânio.

Contusões de golpe são comuns em boxeadores, jogadores de futebol e outros atletas que correm o risco de sofrer um golpe direto na cabeça.

Contusões de contragolpe são mais frequentemente vistas quando o movimento de alta velocidade é repentinamente interrompido, como pode ocorrer durante um acidente de veículo motorizado ou um derramamento de esqui.

Dependendo da gravidade do impacto inicial, um indivíduo que adquire uma contusão cerebral pode sentir-se nauseado, desorientado ou até mesmo perder a consciência.

Mesmo trauma leve pode potencialmente levar a danos cerebrais, e as contusões são propensas a se espalhar e inchar. Inchaço, se não for tratado, pode causar um aumento da pressão intracraniana que resulta em dor severa.

A maioria dos ferimentos na cabeça é imediatamente perceptível após eventos traumáticos, e as vítimas devem ser levadas para uma sala de emergência o mais rápido possível para avaliações completas.

Uma vez internado em um pronto-socorro ou hospital com traumatismo craniano, um paciente recebe medicação para dor e é visitado por um neurologista.

O especialista pode avaliar a gravidade da lesão e verificar se há sinais de contusão cerebral fazendo exames de diagnóstico por imagem do cérebro e do crânio.

Uma tomografia computadorizada pode ajudar o médico a identificar sinais de hematomas ou outras anormalidades que podem exigir intervenção médica ou cirúrgica imediata.

A maioria das contusões cerebrais não apresenta problemas a longo prazo, e os médicos decidem simplesmente administrar medicamentos para o controle da dor e realizar exames frequentes.

A cirurgia é necessária em caso de inchaço cerebral grave para aliviar a pressão intracraniana.

Finalmente, os ferimentos na cabeça que resultam em fraturas no crânio, muitas vezes requerem intervenção cirúrgica para extirpar manualmente ou reparar áreas danificadas do tecido ósseo e cerebral.

Contusão cerebral – Lesão no cérebro

Uma lesão no cérebro que ocorre na ausência de sangramento, mas resulta em contusões, é conhecida como uma contusão cerebral.

Como resultado do impacto criado pelo cérebro em contato com o interior do crânio, uma contusão cerebral pode ocorrer devido a uma variedade de situações.

O tratamento para uma contusão cerebral é totalmente dependente da gravidade e localização da lesão e pode variar desde o repouso simples até a cirurgia.

As contusões cerebrais geralmente resultam do impacto que um incidente abrupto e violento pode desencadear.

Embora o cérebro esteja amortecido em sua posição, qualquer interrupção abrupta no fluido circundante ou um estalar da cabeça pode fazer com que o cérebro saia momentaneamente de posição e colidir contra o interior do crânio.

Indivíduos que sofrem traumatismo craniano em um acidente automobilístico, caem ou devido a um ato de violência podem desenvolver uma contusão cerebral devido à parada súbita e forçada que o impacto inicial causa.

Contusões cerebrais, ou hematomas, são também uma lesão comum sofrida durante a guerra ou na presença de explosões altas devido ao impulso com o qual a pressão da explosão passa através da cabeça do indivíduo se ele estiver próximo.

Qualquer pessoa que sofra um ferimento na cabeça deve ser examinada por um médico o mais rápido possível para avaliar sua condição devido à situação precária que tal lesão pode causar.

Os sintomas associados ao trauma cerebral podem manifestar-se imediatamente ou progredir com o tempo, inicialmente apresentando-se como leve, mas adotando rapidamente uma apresentação mais grave.

Durante uma avaliação inicial, o indivíduo pode receber uma série de perguntas e receber instruções específicas a seguir que podem avaliar suas habilidades cognitivas, um método de teste padronizado conhecido como Escala de Coma de Glasgow.

Uma variedade de testes de diagnóstico também pode ser utilizada para avaliar a condição do indivíduo, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética. Se a contusão é suspeita de induzir edema, um monitor de pressão intracraniana pode ser empregado para avaliar a condição do cérebro e remover qualquer fluido acumulado no local do impacto.

Hematomas cerebrais leves geralmente resultam em confusão temporária, dor de cabeça e, possivelmente, uma perda momentânea de consciência.

Outros sinais de trauma leve podem incluir percepção sensorial prejudicada, confusão temporária ou amnésia e alterações de personalidade.

Se o impacto inicial resultar em inchaço, sinais adicionais de contusões mais graves podem incluir fala prejudicada, convulsão e náusea, vômito e dor de cabeça persistentes.

Embora a manifestação dos sintomas geralmente seja padronizada em sua apresentação, dependendo da idade, as crianças que sofrem uma contusão cerebral podem apresentar um pouco diferente de seus sintomas.

Alguns podem exibir irritabilidade acentuada, perda de apetite ou alterações pronunciadas comportamentais e do sono.

A maioria das contusões cerebrais leves curará de forma independente, com repouso suficiente e o uso de um medicamento analgésico vendido sem receita médica para aliviar qualquer desconforto.

Indivíduos que sofreram hematomas mais moderados a graves podem ser colocados em medicamentos adicionais, incluindo diuréticos e anticonvulsivantes, para aliviar o acúmulo de líquidos e reduzir sua chance de convulsão.

Indivíduos que sofrem uma contusão cerebral significativa podem ser propositalmente colocados em coma ou submetidos a cirurgia e terapia extensas.

A presença de uma fratura, coágulo sanguíneo ou edema extenso também pode exigir um procedimento cirúrgico para estabilizar a condição do indivíduo e melhorar seu prognóstico.

Existem complicações significativas associadas a uma contusão cerebral que pode comprometer a capacidade do indivíduo de funcionar normalmente.

Aqueles que sofreram hematomas significativos podem desenvolver convulsões, comprometimento da cognição ou danos nos nervos que resultam em paralisia temporária ou permanente.

Também tem sido afirmado que aqueles que sofrem trauma cerebral podem estar em maior risco de desenvolver doenças debilitantes progressivas que afetam o sistema nervoso e a função cognitiva, como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer.

Contusão cerebral – Fotos

Fonte: www.sciencedirect.com/www.brainandspinalcord.org/www.wisegeek.org/www.braininjury-explanation.com/neurosurgery.ucla.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.