Hiperuricemia

PUBLICIDADE

Hiperuricemia – Definição

hiperuricemia é um nível anormalmente alto de ácido úrico no sangue. A hiperuricemia ocorre quando seu corpo produz muito ácido úrico ou é incapaz de excretar o suficiente.

Nas condições de pH do fluido corporal, o ácido úrico existe em grande parte como urato, a forma iônica.

A quantidade de urato no organismo depende do equilíbrio entre a quantidade de purinas ingeridas nos alimentos, a quantidade de urato sintetizada no organismo (por exemplo, através da renovação celular) e a quantidade de urato que é excretada na urina ou através do trato gastrointestinal. trato.

Em humanos, a extremidade superior da faixa normal é de 360 µmol/ (6 mg/dL) para mulheres e 400 µmol/L (6,8 mg/dL) para homens.

Hiperuricemia – O que é

A hiperuricemia é a presença de um excesso de ácido úrico nos produtos sanguíneos do corpo.

Várias doenças, como hipertireoidismo ou um nível excessivo de hormônios da tireoide no corpo, podem causar hiperuricemia.

Também pode ser causada pela inflamação dos rins, chamada nefrite.

Aqueles com esclerose múltipla podem ser propensos a hiperuricemia, e também, pessoas com câncer de medula óssea podem estar em risco.

As pessoas que são alimentadas por via intravenosa também podem estar em risco de alto teor de ácido úrico. Certos medicamentos como o alopurinol, que é usado para tratar a gota, também podem causar hiperuricemia, bem como o consumo excessivo de álcool ou alcoolismo. Altos níveis de frutose, açúcares de frutas e sucos de frutas também podem resultar na condição.

Hiperuricemia
Hiperuricemia – Ácido úrico

hiperuricemia também pode ser o fator causal de várias condições. Altas concentração de ácido úrico podem levar a pedras nos rins ou na bexiga, que então devem ser penosamente passadas ou removidas cirurgicamente. Alto ácido úrico também pode ser um fator causal para a gota, que é uma artrite dolorosa das articulações.

Os seres humanos não têm a enzima que decompõe o ácido úrico e, normalmente, a maioria das pessoas exibe um intervalo normal ou a substância. Normal é definido como não mais de 6 miligramas por decilitro de produtos sanguíneos em mulheres, e não mais de 7 miligramas por decilitro de sangue em homens.

Os vegetarianos muitas vezes têm muito menos ácido úrico, porque não consomem carne, que é bastante rica em ácido úrico. Se alguém estiver limitado em suas medições, o ajuste a uma dieta vegetariana pode resolver o problema para que não progrida para hiperuricemia.

O diagnóstico é feito através da avaliação de amostras de urina e sangue.

A presença de cálculos renais ou na bexiga, ou a presença de gota, ou qualquer uma das doenças ou predisposições para hiperuricemia acima podem indicar testes regulares.

Onde a hiperuricemia é persistente, o tratamento se concentra na redução da quantidade de ácido úrico no organismo.

Vários medicamentos, chamados uricosúricos, podem quebrar o ácido úrico. Estes incluem probenecide e sulfinpirazona. A maioria dos uricosúricos, no entanto, pode ter efeitos colaterais adversos e pode ser contraindicada em idosos, pois podem ser tóxicos. Ocasionalmente, aqueles que tomam esses medicamentos podem desenvolver uma hipersensibilidade a eles, o que pode levar rapidamente à insuficiência renal nos piores cenários.

O tratamento desta condição permanece problemático devido aos efeitos colaterais significativos dos uricosúricos. A pesquisa atual envolve o desenvolvimento de medicamentos com menos efeitos colaterais.

Há poucas pesquisas sendo feitas para erradicar a hiperuricemia, embora pesquisas sobre algumas de suas condições causais possam eventualmente reduzir a incidência.

A hiperuricemia é comum?

hiperuricemia ocorre quando há muito ácido úrico no sangue.

Altos níveis de ácido úrico podem levar a várias doenças, incluindo um tipo doloroso de artrite chamado gota.

Níveis elevados de ácido úrico também estão associados a condições de saúde como doenças cardíacas, diabetes e doenças renais.

Níveis elevados de ácido úrico no corpo podem causar a formação de cristais de ácido úrico, levando à gota. Alguns alimentos e bebidas ricos em purinas podem aumentar o nível de ácido úrico.

As taxas de hiperuricemia aumentaram acentuadamente desde 1960. O mais recente estudo significativo de hiperuricemia e gota descobriu que 43,3 milhões de americanos têm essa condição.

Altos níveis de ácido úrico – O que é

Hiperuricemia
Ácido úrico no corpo

ácido úrico é um resíduo encontrado no sangue. É criado quando o corpo decompõe produtos químicos chamados purinas. A maior parte do ácido úrico se dissolve no sangue, passa pelos rins e sai do corpo na urina. Alimentos e bebidas ricos em purinas também aumentam o nível de ácido úrico.

Esses incluem:

Frutos do mar (especialmente salmão, camarão, lagosta e sardinha).
Carne vermelha.
Carnes de órgãos como fígado.
Alimentos e bebidas com xarope de milho rico em frutose e álcool (especialmente cerveja, incluindo cerveja sem álcool).

Se muito ácido úrico permanecer no corpo, ocorrerá uma condição chamada hiperuricemia. A hiperuricemia pode causar a formação de cristais de ácido úrico (ou urato).

Esses cristais podem se instalar nas articulações e causar gota, uma forma de artrite que pode ser muito dolorosa. Eles também podem se instalar nos rins e formar cálculos renais.

Se não for tratado, os altos níveis de ácido úrico podem levar a danos permanentes nos ossos, articulações e tecidos, doenças renais e cardíacas.

A pesquisa também mostrou uma ligação entre altos níveis de ácido úrico e diabetes tipo 2, pressão alta e fígado gorduroso.

Como o ácido úrico alto e a gota são diagnosticados?

Hiperuricemia
Gota (Hiperuricemia)

Uma amostra de sangue é coletada e testada para determinar o nível de ácido úrico. Se você eliminar uma pedra nos rins ou remover uma pedra cirurgicamente, a própria pedra pode ser testada para ver se é uma pedra de ácido úrico ou uma pedra de um tipo diferente. Encontrar um nível elevado de ácido úrico no sangue NÃO é o mesmo que diagnosticar a artrite gotosa.

Para diagnosticar definitivamente a gota, os cristais de ácido úrico devem ser vistos no líquido retirado de uma articulação inchada ou vistos por imagens especiais dos ossos e articulações (ultrassom, raio-X ou tomografia computadorizada).

Hiperuricemia – Sintomas

Apenas cerca de um terço das pessoas com hiperuricemia apresentam sintomas. Isso é conhecido como hiperuricemia assintomática.

Embora a hiperuricemia não seja uma doença, se os níveis de ácido úrico permanecerem altos, com o tempo eles podem levar a várias doenças.

hiperuricemia é amplamente assintomática, com apenas aproximadamente um terço dos pacientes apresentando sintomas.

Condições sintomáticas que podem resultar de hiperuricemia incluem:

Gota

A gota, às vezes chamada de artrite gotosa, é uma artrite inflamatória de início agudo que se desenvolve devido à formação induzida por hiperuricemia de cristais de urato, que tendem a se depositar dentro e ao redor do tecido articular. Quando os glóbulos brancos atacam e eliminam os cristais, isso leva à produção de mediadores químicos chamados citocinas, que modulam a inflamação, o inchaço e a dor.

gota pode afetar qualquer articulação do corpo, ocorrendo uma articulação de cada vez, sendo os pés, tornozelos, joelhos e cotovelos locais comuns. Os “ataques” ou “flares” repentinos geralmente aparecem primeiro no dedão do pé, geralmente à noite. Alguns gatilhos para ataques de gota incluem lesão nas articulações, infecção, procedimentos cirúrgicos, dietas radicais, redução rápida dos níveis de ácido úrico por meio de medicamentos e desidratação.

Se não for tratada, a gota aguda pode evoluir para gota crônica.

Sintomas de gota:

Dor intensa e inchaço nas articulações afetadas, seguidos de períodos de remissão
Vermelhidão e inchaço das articulações
Rigidez articular
deformidade articular

Gota tofácea

hiperuricemia de longa duração pode levar ao acúmulo e depósito de aglomerados visíveis e muitas vezes desfigurantes sob a pele e ao redor das articulações, chamados “tofos”.

Os tofos causam inflamação dos tendões e cartilagens e erosão óssea e podem agravar a dor nas articulações.

Pedras nos rins

hiperuricemia de longa duração também pode levar à formação de cálculos de urato nos rins. Pedras pequenas podem ser excretadas na urina, porém pedras maiores são difíceis de eliminar e podem bloquear partes do trato urinário.

Os sintomas de cálculos renais incluem:

Dor na virilha, parte inferior das costas ou abdômen
Náusea
Aumento da vontade de urinar
Dor ao urinar
Dificuldade em urinar
Sangue na urina
Urina com mau cheiro
Se houver infecção do trato urinário, febre acompanhada de calafrios pode estar presente

Hiperuricemia – Causa

Causas de altos níveis de ácido úrico (hiperuricemia) podem ser primários (aumento dos níveis de ácido úrico devido a purina) e secundários (altos níveis de ácido úrico devido a outra doença ou condição).

Às vezes, o corpo produz mais ácido úrico do que é capaz de excretar.

Causas do aumento da produção de ácido úrico

Hereditário ou Genético
Consumo de alimentos ricos em purina: Em condições fisiológicas, o ácido úrico é produzido no corpo a partir da quebra de certos compostos contendo carbono e nitrogênio conhecidos como purinas. Embora as purinas sejam componentes químicos naturais do nosso DNA e RNA, elas também estão presentes em altas concentrações em certos alimentos, como carne, feijão, frutos do mar, alimentos e bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas. O aumento do consumo desses alimentos ricos em purina causa hiperuricemia ao longo do tempo
Distúrbios hematológicos, como anemia hemolítica, leucemia, linfoma
Condições autoimunes, como psoríase
Radiação e Quimioterapia
Obesidade
Causa(s) desconhecida(s)

Hiperuricemia – Diagnóstico

Os médicos podem diagnosticar a gota com base em uma revisão do histórico médico do indivíduo, na descrição dos sintomas e em um exame físico.

O diagnóstico será baseado em:

Descrição da dor nas articulações
Frequência de dor intensa nas articulações
Quão vermelha ou inchada é a área afetada

Níveis elevados de ácido úrico podem ser detectados por amostras de sangue e urina. Às vezes, uma análise de urina pode ser repetida após uma dieta restrita em purinas.

Isso pode ajudar a determinar se a causa dos níveis elevados de ácido úrico foi devido ao consumo de alimentos ricos em purina, produção excessiva de ácido úrico ou diminuição da excreção de ácido úrico.

Se houver acúmulo de líquido dentro e ao redor das articulações, o líquido pode ser retirado com uma agulha fina e enviado a um laboratório onde será examinado quanto à presença de cristais de ácido úrico para confirmar o diagnóstico de gota. A presença de cristais também pode ser observada em um raio-x da articulação afetada.

Fonte: www.sciencedirect.com/www.medicinenet.com/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.healthline.com/chemocare.com/www.arthritis-health.com/healthlibrary.askapollo.com/sutpattom.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.