Breaking News
Home / Saúde / Pelagra

Pelagra

PUBLICIDADE

Definição

pelagra é uma doença que ocorre quando uma pessoa não obtém niacina suficiente (uma das vitaminas do complexo B) ou triptofano (um aminoácido).

O nome pelagra vem do italiano “pelle”, pele + “agra”, áspero = pele áspera, referindo-se aos problemas de pele na pelagra.

A pelagra

A pelagra é uma doença caracterizada por diarreia, dermatite e demência. Se não tratada, a morte é o resultado habitual. Ocorre como resultado da deficiência de niacina (vitamina B-3).

A niacina é necessária para a maioria dos processos celulares. Como o triptofano na dieta pode ser convertido em niacina no corpo, ambos precisam ser deficientes para desenvolver a pelagra.

Pelagra – Deficiência

pelagra (deficiência de vitamina B) é uma complicação rara que normalmente se manifesta tardiamente no curso da doença e deve ser tratada com baixas doses de suplementos de niacina.

Pelagra – Distúrbio nutricional

Pelagra, distúrbio nutricional causado por uma deficiência dietética de niacina (também chamada ácido nicotínico) ou uma falha do organismo em absorver essa vitamina ou o aminoácido triptofano, que é convertido em niacina no organismo.

A pelagra é caracterizada por lesões cutâneas e por distúrbios gastrointestinais e neurológicos.

Os chamados quatro Ds clássicos da pelagra são: dermatite, diarreia, demência e morte.

O que é Pelagra?

pelagra é uma doença que aparece quando as pessoas estão nos estágios finais da deficiência de niacina ou triptofano.

Os médicos reconhecem a pelagra pelos quatro Ds: demência, dermatite, diarréia e morte.

Além desses sintomas bem conhecidos, a pelagra também pode causar vários problemas de saúde associados. Se a condição não for tratada, o paciente morrerá em quatro a cinco anos.

Essa extrema deficiência nutricional foi registrada em populações humanas desde pelo menos o século XVIII.

Em muitas sociedades, é mais comum entre pessoas que são pobres, com acesso limitado à nutrição, juntamente com alcoólatras crônicos, anoréxicos e pessoas com doença mental grave que podem se recusar a comer.

Certos distúrbios do trato digestivo também podem levar à pelagra, pois os pacientes com essas condições podem não ser capazes de absorver os nutrientes de que necessitam.

Historicamente, a pelagra também é vista em comunidades onde as pessoas dependem muito de milho para nutrição, porque o milho não tem niacina disponível a menos que seja tratado com cal em um processo conhecido como nixtamalização.

Um surto notável de pelagra ocorreu no Sul dos Estados Unidos no início do século 20, estimulando pesquisadores a descobrir o que estava causando a erupção de problemas médicos e mortes no sul.

Esses pesquisadores eventualmente identificaram a questão como uma deficiência nutricional e desenvolveram tratamentos para tratar da pelagra.

Preocupações sobre a pelagra e outras deficiências nutricionais também levaram alguns governos a exigir a suplementação de certos alimentos com vitaminas e minerais necessários, para garantir que as populações tenham acesso a todos os componentes de uma dieta saudável.

Pacientes com essa condição começam com uma deficiência nutricional simples. À medida que a deficiência se torna mais grave, uma erupção fotossensível aparece na pele e o paciente pode começar a sentir problemas digestivos. Os próximos sintomas a emergir são neurológicos, com pacientes com problemas de equilíbrio e, eventualmente, desenvolvendo demência. Se a pelagra persistir, o paciente eventualmente morrerá como resultado da deficiência de triptofano ou niacina.

O tratamento da pelagra é com o ácido nicotínico, acompanhado de modificações dietéticas para garantir que o paciente receba a nutrição de que ele precisa no futuro.

Muitos alimentos fornecem fontes de triptofano e niacina, incluindo aves, carnes de órgãos, trigo, fermento e amendoim, e as pessoas que comem uma dieta equilibrada geralmente podem evitar o desenvolvimento dessa deficiência nutricional, juntamente com muitos outros. A suplementação dietética também pode ser usada para pessoas que têm acesso limitado a alimentos frescos que são ricos em vitaminas e minerais necessários.

Pelagra – Doença

Pelagra é uma doença que afeta seu sistema digestivo, pele e nervos, resultando em dermatite, diarréia e distúrbios mentais.

A causa mais comum da pelagra é não ter niacina suficiente (pelagra primária).

Outras causas de pelagra estão associadas a distúrbios digestivos que reduzem a absorção de niacina em seu corpo.

A niacina também é conhecida como ácido nicotínico ou vitamina B3.

Tanto o alcoolismo quanto o não consumo suficiente de verduras, frutos do mar, carne e ovos geralmente causam a pelagra primária.

A pelagra secundária ocorre quando a niacina suficiente é consumida, mas não absorvida e usada pelo corpo.

Pelagra secundária é frequentemente causada por doenças gastrointestinais que impedem a absorção de niacina. Como o triptofano é necessário para produzir niacina, baixos níveis de triptofano também podem levar à pelagra.

Tratamento da pelagra

Pelagra
Pelagra

Pelagra primária é tratada com mudanças na dieta e um suplemento de niacina ou nicotinamida. Também pode ser necessário administrar por via intravenosa. A nicotinamida é outra forma de vitamina B-3.

Com o tratamento precoce, muitas pessoas recuperam-se completamente e começam a sentir-se melhor dentro de alguns dias após o início do tratamento. A melhora da pele pode levar vários meses. No entanto, se não for tratada, a pelagra primária geralmente causa a morte após quatro ou cinco anos.

O tratamento da pelagra secundária geralmente se concentra no tratamento da causa subjacente. No entanto, alguns casos de pelagra secundária também respondem bem à ingestão de niacina ou nicotinamida por via oral ou intravenosa.

Ao recuperar-se da pelagra primária ou secundária, é importante manter as erupções hidratadas e protegidas com protetor solar.

Fonte: medlineplus.gov/www.dermnetnz.org/www.wisegeek.org/www.medicinenet.com/www.healthline.com/www.healthgrades.com/www.sciencedirect.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.