Trombose Arterial

PUBLICIDADE

Trombose Arterial – Definição

trombose arterial é um coágulo sanguíneo na artéria, que pode ser muito grave porque pode impedir que o sangue atinja órgãos importantes.

trombose arterial é um coágulo de sangue, pedaço de tecido ou tumor, bolha de gás ou outro corpo estranho que circula na corrente sanguínea até ficar preso em um vaso sanguíneo.

As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue do coração para o resto do corpo e para o músculo cardíaco.

Alguns coágulos sanguíneos se formam nas veias, geralmente nas pernas ou na pelve. Quando isso acontece, é conhecido como trombose venosa profunda.

A trombose arterial é semelhante à trombose venosa profunda, mas afeta as artérias, não as veias. As artérias são tipicamente maiores e transportam mais sangue.

trombose ocorre quando os coágulos sanguíneos bloqueiam os vasos sanguíneos.

Existem 2 tipos principais de trombose:

Trombose venosa é quando o coágulo de sangue bloqueia uma veia. As veias levam o sangue do corpo de volta ao coração.
A trombose arterial
 é quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. As artérias transportam sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.

Trombose arterial – O que é

trombose arterial é uma condição na qual um coágulo de sangue se forma nas artérias.

trombose, ou coagulação, é útil para parar o sangramento e curar a artéria se ela tiver um buraco ou estiver danificada.

Nos casos em que as artérias não estão danificadas, a trombose pode reduzir ou até mesmo bloquear o suprimento sanguíneo, causando um derrame, um ataque cardíaco ou uma doença vascular periférica.

Os sintomas da trombose arterial incluem: dor na área do coágulo, fraqueza, palidez e paralisia.

Os fatores de risco incluem: uma dieta pobre, diabetes, colesterol alto, pressão alta e um histórico familiar da doença.

Existem dois tipos principais de trombose que podem se formar nos vasos sanguíneos:

Trombose venosa se forma nas veias, que transportam o sangue de volta ao coração, e trombose arterial se forma nas artérias, que bombeiam o sangue para longe do coração.
Trombose arterial
 é uma condição séria porque ela rouba as células de nutrientes vitais, como o oxigênio. Se não for tratada imediatamente, pode levar à rápida morte celular e danos permanentes aos tecidos.


A trombose arterial é uma condição na qual um coágulo
de sangue se forma nas artérias

Um derrame pode ocorrer se a trombose se formar em uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro.

Alguns dos sintomas de um acidente vascular cerebral incluem: a incapacidade de mover certas partes do corpo, como braços ou pernas, bem como fraqueza e dificuldade para falar. Dor e aperto no peito, fraqueza, náusea, sudorese e dificuldade para respirar são sinais de trombose em uma das artérias que irrigam o coração, o que pode resultar em um ataque cardíaco.

doença vascular periférica ocorre quando a trombose está nas pernas.

Seus sintomas incluem dor ao andar, dormência e palidez, e se não for tratada, pode levar a um mini-acidente vascular cerebral.

A aterosclerose é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de trombose arterial, pois as artérias já estão endurecidas e estreitadas, o que facilita a formação de coágulos sanguíneos.

Alguns outros fatores de risco incluem pressão alta e altos níveis de colesterol, diabetes e histórico familiar da doença.

Embora possa levar anos para se formar, os sintomas podem ser súbitos e o diagnóstico imediato de trombose arterial é essencial para evitar danos permanentes.

Um exame físico, bem como reconhecer os primeiros sintomas, pode ajudar no diagnóstico da doença.

Existem vários métodos de tratamento da trombose arterial, como medicamentos, implante de stent cardíaco e cirurgia de revascularização miocárdica.

Consumir uma dieta saudável e manter níveis saudáveis de colesterol e pressão arterial são bons passos que podem ser dados para prevenir a trombose arterial. Certas mudanças de estilo de vida, como parar de fumar ou fazer mais exercícios, também podem reduzir os riscos.

Trombose arterial – Coágulo sanguíneo

trombose arterial é um coágulo sanguíneo que se desenvolve em uma artéria. É perigoso, pois pode obstruir ou interromper o fluxo de sangue para os principais órgãos, como o coração ou o cérebro.

Se um coágulo sanguíneo restringir uma ou mais artérias que levam ao coração, pode ocorrer dor muscular conhecida como angina.

Se um coágulo sanguíneo bloquear as artérias que levam a parte do músculo cardíaco, causará um ataque cardíaco.

Se bloquear uma artéria no cérebro, causará um derrame.

Os sintomas, portanto, dependem de onde o coágulo de sangue se formou.

Trombose arterial – Fatores de risco

trombose arterial geralmente ocorre após a erosão ou ruptura de uma placa aterosclerótica e, por meio de trombos mediados por plaquetas, pode causar lesões isquêmicas, especialmente em tecidos com leito vascular terminal.

De fato, isquemia cardíaca e acidente vascular cerebral são as manifestações clínicas mais graves da aterotrombose.

A isquemia pode surgir lentamente da progressão da doença aterosclerótica (angina estável, claudicação) ou agudamente no caso de tromboembolização vascular (ruptura da placa aterosclerótica) ou intracardíaca (fibrilação atrial, próteses valvares mecânicas).

Trombo – O que é

Um trombo é um coágulo de sangue.

Quando uma pessoa tem um trombo, o sangue endurece em aglomerados, deixando sua forma tipicamente líquida e tornando-se um sólido. Esse processo é chamado de coagulação.

Um trombo se forma dentro do coração de uma pessoa ou em um vaso sanguíneo e permanece no lugar. Se viajar para outra parte do corpo, é chamado de embolia.

Um coágulo de sangue pode ser um problema muito sério. Isso ocorre porque o sangue coagulado pode bloquear o fluxo de sangue através do vaso afetado.

Quando o fluxo sanguíneo é bloqueado, o oxigênio não pode fluir para os tecidos que precisam dele e pode ocorrer uma condição chamada isquemia. Sem atenção médica rápida, esses tecidos podem sofrer danos irreparáveis e até morrer.

Se um trombo se rompe e viaja através de um vaso sanguíneo, o resultado pode ser devastador para a saúde de uma pessoa. Por exemplo, um trombo, chamado de embolia quando começa a se mover, pode viajar pelo corpo até o coração e pela artéria pulmonar. A condição resultante é chamada de embolia pulmonar.


Um trombo no coração pode matar parte do músculo cardíaco

Uma embolia pulmonar ocorre quando um coágulo sanguíneo viajou para bloquear uma artéria no pulmão de uma pessoa. Muitas vezes, esses coágulos sanguíneos se formam nas pernas, mas podem se formar nos braços ou no coração também. Essa condição pode ser fatal.

Eles são muitas vezes a causa da morte entre aqueles que são hospitalizados e podem até ameaçar a saúde daqueles que estão sentados em aviões por longos períodos de tempo.

Os coágulos de sangue também podem causar condições como esteatose cerebral e infarto do miocárdio.

Existem muitas coisas que podem causar a formação de um trombo. Entre eles estão os derrames, ataques cardíacos, gravidez, repouso prolongado na cama, períodos prolongados de sessão, lesão e cirurgia.

Alguns medicamentos podem tornar a pessoa mais propensa a coágulos sanguíneos. Algumas pessoas até têm história familiar de coágulos sanguíneos que os tornam mais suscetíveis.

Muitas pessoas primeiro ouvem a palavra trombo em conexão com a trombose venosa profunda. Esta condição se desenvolve quando um coágulo se forma em uma veia profunda no corpo de uma pessoa.

A condição é considerada uma séria ameaça devido à possibilidade de que o coágulo de sangue se solte e se mova para os pulmões ou outro órgão. Isso pode ser fatal, embora muitos casos de trombose venosa profunda sejam resolvidos sem tratamento médico.

O trombo venoso profundo é frequentemente tratado com anticoagulantes, que são medicamentos que tornam o sangue menos propenso a coagular.

Causadores de coágulo podem ser usados em casos graves e podem ser administrados quando uma pessoa tem uma embolia pulmonar também.

Estes medicamentos são administrados diretamente através das veias de uma pessoa e trabalham para quebrar os coágulos; infelizmente, esses medicamentos podem fazer com que uma pessoa também sangre demais.

Por vezes, os filtros são colocados em veias maiores no abdômen para evitar que os coágulos em movimento atinjam os pulmões. Em alguns casos, os médicos até usam meias especiais, chamadas meias de compressão, para reduzir o acúmulo e a coagulação do sangue.

Trombose arterial – Sintomas

Os sintomas da trombose arterial dependem da localização do coágulo sanguíneo.

Alguns sintomas de trombose podem incluir:

Dor em uma perna
Uma perna ou braço inchado
Dor no peito
Dormência em um lado do corpo
Fraqueza em um lado do corpo
Mudanças mentais

No entanto, muitas pessoas não apresentarão sintomas de um coágulo sanguíneo em sua artéria até que ele cause mais complicações ao bloquear o fluxo de sangue para partes do corpo.

Trombose arterial – Causas


Trombose arterial

Qualquer pessoa pode desenvolver trombose arterial, mas algumas pessoas correm mais risco.

causa mais provável de trombose arterial é o dano arterial devido à aterosclerose. A aterosclerose ocorre quando uma pessoa tem um acúmulo de placa nas paredes de suas artérias.

As artérias então começam a se estreitar e endurecer, o que aumenta o risco de uma pessoa desenvolver trombose arterial.

Trombose arterial – Diagnóstico

Uma pessoa deve contar ao médico seu histórico médico completo. Eles também devem informar o médico se suspeitarem que possam ter um coágulo sanguíneo ou tenham fatores de risco para desenvolvê-lo.

O médico fará um exame físico da pessoa para analisar seus sintomas.

Se o médico suspeitar de um ataque cardíaco, ele pode recomendar um exame de sangue para verificar a presença de uma proteína chamada troponina.

Para detectar um coágulo, os médicos geralmente recomendam exames de imagem para visualizar as artérias. Eles podem usar ultrassom, pois um coágulo pode alterar o som das artérias.

Os eletrocardiogramas, que medem a atividade elétrica do coração, também podem indicar um bloqueio do fluxo sanguíneo.

Em alguns casos, um médico pode recomendar procedimentos mais invasivos, como um angiograma. Um angiograma é um raio-X dos vasos sanguíneos.

Envolve a passagem de um cateter através de uma artéria na coxa, braço ou virilha de uma pessoa.

Trombose arterial – Tratamento


Trombose arterial

Os médicos podem recomendar as seguintes medidas para tratar a trombose arterial:

Anticoagulantes

Um médico pode prescrever anticoagulantes para ajudar a dissolver os coágulos. Especificamente, eles podem dar a uma pessoa medicamentos chamados trombolíticos como o primeiro estágio do tratamento.

Os trombolíticos são um grupo de anticoagulantes mais fortes que podem dissolver um coágulo mais rapidamente, mas também podem causar sangramento perigoso.

Algumas pessoas podem precisar continuar tomando esses medicamentos para reduzir o risco de desenvolver outro coágulo.

As pessoas que estão prestes a dar à luz ou se submeter a uma cirurgia podem não ser capazes de tomar esses medicamentos.

Se a pessoa tiver aterosclerose, derrame ou ataque cardíaco, ela pode precisar de tratamento vitalício.

Cirurgia

Tipos de cirurgia para tratar a trombose arterial se estiver bloqueando uma artéria para o coração incluem bypass da artéria coronária e endarterectomia carotídea.

Na cirurgia de revascularização do miocárdio, os cirurgiões retiram um vaso sanguíneo de outra parte do corpo para contornar o bloqueio. Na endarterectomia carotídea, os cirurgiões removem os depósitos de gordura nas artérias do pescoço que podem causar um acidente vascular cerebral.

Os médicos também podem recomendar um procedimento intervencionista chamado angioplastia coronária, que não envolve uma incisão. Os cirurgiões podem implantar um stent ou balão para alargar a artéria.

Abordando a causa

Também é importante abordar a causa subjacente dos coágulos sanguíneos.

Por exemplo, de acordo com um estudo de 2016, um coágulo sanguíneo pode ser um sintoma de câncer em pessoas sem fatores de risco.

Mudanças comportamentais

Outras pessoas podem precisar fazer mudanças comportamentais ou dietéticas para reduzir a placa nas artérias.

Aprenda sobre como desbloquear as artérias com mudanças comportamentais.

Quando os coágulos sanguíneos causam complicações, uma pessoa pode precisar de tratamento adicional.

Fonte: www.nhs.uk/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.nhsinform.scot/www.hopkinsmedicine.org/www.aspenpharma.eu/www.docdoc.com.sg/www.medicalnewstoday.com/www.sciencesource.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.