Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Saúde / Trombose Arterial

Trombose Arterial

PUBLICIDADE

Definição

A trombose arterial é um coágulo sanguíneo numa artéria, que pode ser muito grave porque pode impedir que o sangue atinja órgãos importantes.

As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue do coração para o resto do corpo e para o músculo cardíaco.

A trombose ocorre quando os coágulos sanguíneos bloqueiam os vasos sanguíneos.

Existem 2 tipos principais de trombose:

Trombose venosa é quando o coágulo de sangue bloqueia uma veia. As veias levam o sangue do corpo de volta ao coração.

A trombose arterial é quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. As artérias transportam sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.

Trombose arterial – Fatores de risco

trombose arterial geralmente ocorre após a erosão ou ruptura de uma placa aterosclerótica e, por meio de trombos mediados por plaquetas, pode causar lesões isquêmicas, especialmente em tecidos com leito vascular terminal.

De fato, isquemia cardíaca e acidente vascular cerebral são as manifestações clínicas mais graves da aterotrombose.

A isquemia pode surgir lentamente da progressão da doença aterosclerótica (angina estável, claudicação) ou agudamente no caso de tromboembolização vascular (ruptura da placa aterosclerótica) ou intracardíaca (fibrilação atrial, próteses valvares mecânicas).

Trombose arterial – Coágulo sanguíneo

trombose arterial é um coágulo sanguíneo que se desenvolve em uma artéria. É perigoso, pois pode obstruir ou interromper o fluxo de sangue para os principais órgãos, como o coração ou o cérebro.

Se um coágulo sanguíneo restringir uma ou mais artérias que levam ao coração, pode ocorrer dor muscular conhecida como angina.

Se um coágulo sanguíneo bloquear as artérias que levam a parte do músculo cardíaco, causará um ataque cardíaco.

Se bloquear uma artéria no cérebro, causará um derrame.

Os sintomas, portanto, dependem de onde o coágulo de sangue se formou.

O que é Trombose arterial?

trombose arterial é uma condição na qual um coágulo de sangue se forma nas artérias.

trombose, ou coagulação, é útil para parar o sangramento e curar a artéria se ela tiver um buraco ou estiver danificada.

Nos casos em que as artérias não estão danificadas, a trombose pode reduzir ou até mesmo bloquear o suprimento sanguíneo, causando um derrame, um ataque cardíaco ou uma doença vascular periférica.

Os sintomas da trombose arterial incluem: dor na área do coágulo, fraqueza, palidez e paralisia.

Os fatores de risco incluem: uma dieta pobre, diabetes, colesterol alto, pressão alta e um histórico familiar da doença.

Existem dois tipos principais de trombose que podem se formar nos vasos sanguíneos.

Trombose venosa se forma nas veias, que transportam o sangue de volta ao coração, e trombose arterial se forma nas artérias, que bombeiam o sangue para longe do coração.

trombose arterial é uma condição séria porque ela rouba as células de nutrientes vitais, como o oxigênio. Se não for tratada imediatamente, pode levar à rápida morte celular e danos permanentes aos tecidos.

Trombose Arterial
A trombose arterial é uma condição na qual um coágulo de sangue se forma nas artérias

Um derrame pode ocorrer se a trombose se formar em uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro.

Alguns dos sintomas de um acidente vascular cerebral incluem: a incapacidade de mover certas partes do corpo, como braços ou pernas, bem como fraqueza e dificuldade para falar. Dor e aperto no peito, fraqueza, náusea, sudorese e dificuldade para respirar são sinais de trombose em uma das artérias que irrigam o coração, o que pode resultar em um ataque cardíaco.

doença vascular periférica ocorre quando a trombose está nas pernas.

Seus sintomas incluem dor ao andar, dormência e palidez, e se não for tratada, pode levar a um mini-acidente vascular cerebral.

A aterosclerose é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de trombose arterial, pois as artérias já estão endurecidas e estreitadas, o que facilita a formação de coágulos sanguíneos. Alguns outros fatores de risco incluem pressão alta e altos níveis de colesterol, diabetes e histórico familiar da doença.

Embora possa levar anos para se formar, os sintomas podem ser súbitos e o diagnóstico imediato de trombose arterial é essencial para evitar danos permanentes.

Um exame físico, bem como reconhecer os primeiros sintomas, pode ajudar no diagnóstico da doença.

Existem vários métodos de tratamento da trombose arterial, como medicamentos, implante de stent cardíaco e cirurgia de revascularização miocárdica.

Consumir uma dieta saudável e manter níveis saudáveis de colesterol e pressão arterial são bons passos que podem ser dados para prevenir a trombose arterial. Certas mudanças de estilo de vida, como parar de fumar ou fazer mais exercícios, também podem reduzir os riscos.

O que é um trombo?

Um trombo é um coágulo de sangue.

Quando uma pessoa tem um trombo, o sangue endurece em aglomerados, deixando sua forma tipicamente líquida e tornando-se um sólido. Esse processo é chamado de coagulação. Um trombo se forma dentro do coração de uma pessoa ou em um vaso sanguíneo e permanece no lugar. Se viajar para outra parte do corpo, é chamado de embolia.

Um coágulo de sangue pode ser um problema muito sério. Isso ocorre porque o sangue coagulado pode bloquear o fluxo de sangue através do vaso afetado.

Quando o fluxo sanguíneo é bloqueado, o oxigênio não pode fluir para os tecidos que precisam dele e pode ocorrer uma condição chamada isquemia. Sem atenção médica rápida, esses tecidos podem sofrer danos irreparáveis e até morrer.

Se um trombo se rompe e viaja através de um vaso sanguíneo, o resultado pode ser devastador para a saúde de uma pessoa. Por exemplo, um trombo, chamado de embolia quando começa a se mover, pode viajar pelo corpo até o coração e pela artéria pulmonar. A condição resultante é chamada de embolia pulmonar.

Trombose Arterial
Um trombo no coração pode matar parte do músculo cardíaco

Uma embolia pulmonar ocorre quando um coágulo sanguíneo viajou para bloquear uma artéria no pulmão de uma pessoa. Muitas vezes, esses coágulos sanguíneos se formam nas pernas, mas podem se formar nos braços ou no coração também. Essa condição pode ser fatal. Eles são muitas vezes a causa da morte entre aqueles que são hospitalizados e podem até ameaçar a saúde daqueles que estão sentados em aviões por longos períodos de tempo. Os coágulos de sangue também podem causar condições como esteatose cerebral e infarto do miocárdio.

Existem muitas coisas que podem causar a formação de um trombo. Entre eles estão os derrames, ataques cardíacos, gravidez, repouso prolongado na cama, períodos prolongados de sessão, lesão e cirurgia. Alguns medicamentos podem tornar a pessoa mais propensa a coágulos sanguíneos. Algumas pessoas até têm história familiar de coágulos sanguíneos que os tornam mais suscetíveis.

Muitas pessoas primeiro ouvem a palavra trombo em conexão com a trombose venosa profunda. Esta condição se desenvolve quando um coágulo se forma em uma veia profunda no corpo de uma pessoa. A condição é considerada uma séria ameaça devido à possibilidade de que o coágulo de sangue se solte e se mova para os pulmões ou outro órgão. Isso pode ser fatal, embora muitos casos de trombose venosa profunda sejam resolvidos sem tratamento médico.

O trombo venoso profundo é frequentemente tratado com anticoagulantes, que são medicamentos que tornam o sangue menos propenso a coagular.

Causadores de coágulo podem ser usados em casos graves e podem ser administrados quando uma pessoa tem uma embolia pulmonar também. Estes medicamentos são administrados diretamente através das veias de uma pessoa e trabalham para quebrar os coágulos; infelizmente, esses medicamentos podem fazer com que uma pessoa também sangre demais. Por vezes, os filtros são colocados em veias maiores no abdômen para evitar que os coágulos em movimento atinjam os pulmões. Em alguns casos, os médicos até usam meias especiais, chamadas meias de compressão, para reduzir o acúmulo e a coagulação do sangue.

Fonte: www.nhs.uk/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.nhsinform.scot/www.hopkinsmedicine.org/www.aspenpharma.eu/www.docdoc.com.sg

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.