PUBLICIDADE
A icterícia é uma pigmentação amarelada ou esverdeada da pele e dos brancos dos olhos devido a altos níveis de bilirrubina. É comumente associado a coceira.
As fezes podem ficar pálidas e a urina escura. A icterícia em bebês ocorre em mais de metade na primeira semana após o nascimento e na maioria não é um problema. Se os níveis de bilirrubina em bebês são muito altos por muito tempo, um tipo de dano cerebral, conhecido como kernicterus, pode ocorrer.
As causas da icterícia variam de não-grave a potencialmente fatal. Os níveis de bilirrubina no sangue são normalmente inferiores a 1,0 mg / dL (17 μmol / L ) e níveis superiores a 2-3 mg / dL (34-51 μmol / L) tipicamente resultam em icterícia.
A bilirrubina alta é dividida em dois tipos: não conjugado (indireto) e conjugado (direto). A bilirrubina conjugada pode ser confirmada ao encontrar bilirrubina na urina.
A alta bilirrubina não conjugada pode ser devida ao excesso de deposição de glóbulos vermelhos , hematomas grandes , condições genéticas como a síndrome de Gilbert, não comer durante um período de tempo prolongado, icterícia neonatal ou problemas de tireóide.
A bilirrubina conjugada elevada pode ser devida a doenças hepáticas como cirrose ou hepatite, infecções, medicamentos ou bloqueio do ducto biliar.
O tratamento da icterícia é tipicamente determinado pela causa subjacente. Se um bloqueio do ducto biliar estiver presente, a cirurgia é normalmente necessária,de outra forma, a administração é médica. O gerenciamento médico pode envolver o tratamento de causas infecciosas e a medicação que pode contribuir.
Entre os recém-nascidos, dependendo da idade e da prematuridade, uma bilirrubina maior que 4-21 mg / dL (68-360 μmol / L) pode ser tratada com fototerapia ou troca de transfusão. A coceira pode ser ajudada pela drenagem da vesícula biliar ou ácido ursodesoxicólico.
O que é
A icterícia é uma descoloração da pele, mucosas e brancos dos olhos provocada por quantidades aumentadas de bilirrubina no sangue. A icterícia é um sinal de um processo de doença subjacente.
A bilirrubina é um subproduto da destruição natural diária e destruição dos glóbulos vermelhos no corpo. A molécula de hemoglobina que é liberada no sangue por este processo é dividida, com a porção de heme passando por uma conversão química à bilirrubina. Normalmente, o fígado metaboliza e excreta a bilirrubina sob a forma de bile. No entanto, se houver uma ruptura neste metabolismo normal e / ou produção de bilirrubina, a icterícia pode resultar.
Fonte: en.wikipedia.org/www.emedicinehealth.com