Breaking News
Home / Saúde / Microftalmia

Microftalmia

PUBLICIDADE

Significado

A microftalmia significa um ou ambos os olhos são excepcionalmente pequenos.

A microftalmia é uma malformação congênita do globo, um defeito congênito do olho.

Um termo relacionado, anoftalmia, indica que não há olho algum. Também conhecido como microftalmia.

O que é

A microftalmia é uma condição caracterizada por olhos menores do que o normal.

Como a maioria dos bebês se desenvolve no ventre de suas mães, todas as suas partes do corpo crescem até o tamanho esperado.

Às vezes, porém, algo dá errado, e os olhos não crescem tão grandes quanto deveriam, resultando em microftalmia. Em alguns casos, os olhos podem não crescer completamente e a condição resultante é referida como anoftalmia.

As causas da microftalmia não são totalmente compreendidas.

Muitas vezes, os casos parecem ocorrer por puro acaso. No entanto, alguns com essa condição passam a produzir descendentes com olhos pequenos também.

Às vezes, uma infecção uterina leva à condição, mas esses casos são muito raros. Algumas pessoas especularam que isso pode ser causado pelo uso de certos medicamentos ou drogas ilegais, mas isso não foi provado.

A microftalmia é tipicamente diagnosticada como resultado de um exame oftalmológico. O olho é medido e a condição é diagnosticada se um ou ambos os olhos são menores que o normal.

Às vezes a condição pode ser notada logo após o nascimento de um bebê e enquanto ele ainda está sob cuidados hospitalares.

Em outros casos, os pais podem notar a diferença depois de levar seus bebês para casa e observar o inchaço residual do parto desaparecer para deixar anormalidades visuais óbvias.

Uma criança pequena com microftalmia pode não notar qualquer diferença em sua visão, já que ele não terá nada para comparar.

Ele frequentemente pensa que todos vêem as coisas da mesma maneira que ele. No entanto, o fato lamentável é que essa condição pode ter um efeito significativo na visão.

Algumas crianças podem ter uma visão seriamente prejudicada, outras podem ver apenas luzes brilhantes e outras ainda podem sentir cegueira.

Por outro lado, os olhos de algumas crianças podem ser apenas ligeiramente menores que o normal e sua visão pode ser considerada normal ou próxima a ela.

Quando uma criança tem microftalmia de forma leve, é provável que tenha hipermetropia ou hipermetropia. Nesse caso, as lentes correcionais podem ajudá-lo a enxergar normalmente.

Algumas crianças com a doença tendem a apertar os olhos. Outros podem desenvolver uma condição chamada nistagmo, que é caracterizada pelos movimentos rápidos do olho de um lado para o outro.

O tratamento da microftalmia depende da sua gravidade.

Além das lentes corretivas, os remendos dos olhos podem ser usados para estimular um melhor desenvolvimento da visão no olho mais fraco.

Em alguns casos, a cirurgia e outras medidas corretivas podem ser indicadas.

Descrição

A microftalmia é uma anomalia ocular que surge antes do nascimento. Nessa condição, um ou ambos os globos oculares são anormalmente pequenos.

Em alguns indivíduos afetados, o globo ocular pode parecer estar completamente ausente; entretanto, mesmo nesses casos, algum tecido ocular remanescente geralmente está presente.

A microftalmia grave deve ser distinguida de outra condição chamada anoftalmia, na qual nenhum globo ocular se forma.

No entanto, os termos anoftalmia e microftalmia grave são freqüentemente usados de forma intercambiável.

A microftalmia pode ou não resultar em perda significativa da visão.

Pessoas com microftalmia também podem ter uma condição chamada coloboma. Colobomas estão faltando pedaços de tecido em estruturas que formam o olho.

Eles podem aparecer como entalhes ou lacunas na parte colorida do olho chamada íris; a retina, que é o tecido sensível à luz especializado que reveste a parte de trás do olho; a camada de vasos sanguíneos sob a retina chamada coróide; ou nos nervos ópticos, que transportam informações dos olhos para o cérebro. Os colobomas podem estar presentes em um ou nos dois olhos e, dependendo do tamanho e da localização, podem afetar a visão de uma pessoa.

Pessoas com microftalmia também podem ter outras anormalidades oculares, incluindo turvação do cristalino do olho (catarata) e uma abertura estreita do olho (fenda palpebral estreita).

Além disso, indivíduos afetados podem ter uma anormalidade chamada microcórnea, na qual a cobertura clara do olho (córnea) é pequena e anormalmente curva.

Entre um terço e metade dos indivíduos afetados apresentam microftalmia como parte de uma síndrome que afeta outros órgãos e tecidos do corpo. Essas formas da condição são descritas como sindrômicas.

Quando a microftalmia ocorre por si só, é descrita como não sindrômica ou isolada.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.