Breaking News
Home / Saúde / Síndrome de Savant

Síndrome de Savant

PUBLICIDADE

Definição

síndrome de Savant é a doença rara que também é definida como transtornos mentais.

No entanto, a síndrome é mais especial do que um distúrbio normal. No entanto, o fato é que a síndrome é testemunhada entre pessoas que sofrem de autismo.

O registro mostra que metade dos pacientes com síndrome de Savant também são pacientes com autismo.

O autismo é geralmente definido por deficiências mentais ou retardo mental. No entanto, a síndrome de Savant está tendo habilidades especiais como matemática, artes, música e outros em uma quantidade tremenda.

O que é

A síndrome de Savant é o surgimento de dons intelectuais altamente avançados em uma área do funcionamento cognitivo em alguém com deficiências cognitivas ou de desenvolvimento.

Indivíduos com essa condição operam na maioria das áreas de suas vidas com déficits cognitivos, mas têm um grau incomum de talento para algo em particular, como matemática, tocar um instrumento musical ou memorizar materiais apresentados a eles.

Esse fenômeno foi descrito pela primeira vez em 1800, embora as evidências sugiram que os sábios, como são conhecidos, existiam bem antes dessa época.

Estima-se que cerca de 50% das pessoas com a síndrome savant têm um transtorno do espectro do autismo.

Outras deficiências cognitivas e de desenvolvimento também podem estar envolvidas, variando de síndrome de Down a lesão cerebral na infância. As pessoas com síndrome savant geralmente têm dificuldade em aprender e adquirir novas informações e podem experimentar dificuldades sociais porque têm dificuldade em entender outras pessoas ou não adquirem habilidades sociais.

Eles podem precisar de auxiliares ou assistentes pessoais para ajudar no preenchimento das tarefas diárias.

Exposições de níveis incomuns de habilidade em uma área específica de realização podem começar a se manifestar em uma idade jovem ou podem não ser identificadas até mais tarde.

Pessoas com deficiências cognitivas e de desenvolvimento historicamente não foram consideradas merecedoras de educação e, como resultado, muitas pessoas com síndrome de savant não foram reconhecidas porque não tiveram acesso a materiais que poderiam ter usado para demonstrar suas habilidades.

Se um instrumento musical nunca é colocado na mão de uma criança, por exemplo, a criança não pode desenvolver e mostrar talento musical.

Algumas pessoas com a síndrome savant foram capazes de usar suas habilidades para alcançar um alto grau de independência.

Habilidades incomuns como ser excelente em memorizar, bom em matemática e assim por diante podem ter valor de emprego, permitindo que as pessoas se apoiem independentemente.

Mesmo se auxiliares ou assistentes forem necessários, a pessoa a com síndrome savant ainda pode viver e agir independentemente graças à garantia de renda e outros benefícios.

Indivíduos com esta condição têm sido sujeitos de estudo fascinado desde que foram identificados pela primeira vez. Uma vez conhecidos como “idiota savants” ou “autista savants”.

O termo “savant” é preferido hoje, refletindo o fato de que “idiota” se tornou um termo carregado na comunidade das pessoas com deficiência e que nem todas as pessoas com síndrome savant apresentam distúrbios do espectro do autismo.

Alguns exemplos de representações do savantismo na cultura popular incluem os personagens The Rain Man (O homem da chuva) e A Beautiful Mind (Uma Mente Brilhante), embora alguns críticos tenham questionado a exatidão desses retratos.

Resumo

A síndrome de Savant é uma condição rara, mas extraordinária, na qual pessoas com deficiências mentais graves, incluindo desordem autista, têm uma “ilha de gênios” que é um contraste marcante e incongruente com a desvantagem geral.

Até uma em cada dez pessoas com desordem autística tem tais habilidades notáveis em graus variados, embora a síndrome savant ocorra em outras deficiências do desenvolvimento ou em outros tipos de lesão ou doença do sistema nervoso central também.

Qualquer que seja a habilidade savant em particular, ela está sempre ligada à memória massiva. Este artigo apresenta uma breve revisão da fenomenologia das habilidades savant, a história do conceito e implicações para a educação e pesquisas futuras.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.agnesian.com/www.wisegeek.org/diseasesdic.com/www.wisconsinmedicalsociety.org/www.psy.dmu.ac.uk/science.jrank.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.