Breaking News
Home / Saúde / Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette

PUBLICIDADE

Definição

A síndrome de Tourette é um distúrbio cerebral que varia de um pequeno inconveniente para alguns a uma condição totalmente debilitante para outros.

É nomeado após um médico francês, Georges Gilles de la Tourette, que lançou algumas das bases para o estudo da doença.

Síndrome de Tourette é um tipo de Transtorno de Tique.

Os tiques são movimentos e vocalizações involuntários e repetitivos.

Eles são a característica definidora de um grupo de condições de neurodesenvolvimento de início na infância conhecidas coletivamente como Transtornos de Tiques e individualmente como Síndrome de Tourette, Transtorno de Tiques Crônicos (Tipo Motor ou Vocal) e Transtorno de Tique Provisório.

Os três Transtornos Tiques são distinguidos pelos tipos de tiques presentes (motor, vocal/fônico, ou ambos) e pelo tempo que os tiques estão presentes.

A síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette é uma condição que faz com que uma pessoa faça sons e movimentos involuntários chamados tiques.

Geralmente começa durante a infância, mas os tiques e outros sintomas geralmente melhoram depois de vários anos e às vezes desaparecem completamente.

Não há cura para a síndrome de Tourette, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas.

Pessoas com síndrome de Tourette também podem ter transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou dificuldades de aprendizagem.

O que é a Síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette é uma condição difícil que afeta o cérebro e causa os chamados tiques. É, até agora, uma condição incurável, mas várias coisas são conhecidas sobre isso. Parece ser herdada geneticamente, embora a maneira precisa pela qual a condição é herdada nem sempre seja clara. Também afeta mais homens que mulheres e está associado a várias outras condições ou complicações.

Os sintomas da síndrome de Tourette são principalmente tiques físicos ou verbais.

Os tiques físicos são movimentos involuntários, embora a pessoa possa sentir a necessidade de tique. Esses movimentos podem variar e podem incluir movimentos do rosto, da mandíbula e do resto do corpo e podem ocorrer com frequência.

As pessoas também podem ter tiques verbais em que fazem sons ou dizem coisas. As coisas ditas podem ser repetitivas e, às vezes, são inapropriadas, embora seja uma falsa representação grosseira sugerir que todas as pessoas com síndrome de Tourette proferam palavrões. Algumas pessoas o fazem, mas isso muitas vezes é falsamente representado na apresentação da mídia como o principal sintoma da síndrome de Tourette.

Pessoas com essa condição podem ter várias outras condições relacionadas. Risco de problemas de atenção é significativamente aumentado.

Algumas pessoas provavelmente sofrem de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), e outras podem ter condições como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Outros transtornos depressivos ou de ansiedade podem ocorrer com a síndrome de Tourette também.

Síndrome de Tourette
Indivíduos com síndrome de Tourette também podem apresentar transtorno obsessivo-compulsivo e
participar de atividades como a lavagem repetida das mãos

Síndrome de Tourette
Às vezes, os medicamentos antipsicóticos são usados
para tratar pacientes com síndrome de Tourette

Para muitas pessoas com a síndrome de Tourette, os sintomas pioram quando são jovens e melhoram à medida que as pessoas atingem a idade adulta. Isso nem sempre é o caso, e algumas pessoas continuarão tendo tiques significativos. No entanto, a melhora na idade adulta pode significar que alguns conseguem viver vidas bastante normais quando atingem a idade adulta. Normalmente, a condição não afeta o tempo de vida, embora o grau de presença dos tiques possa afetar a qualidade de vida.

Geralmente, a síndrome de Tourette é diagnosticada antes dos 10 anos e o padrão de diagnóstico é procurar por tiques presentes por pelo menos um ano.

Uma vez que o diagnóstico ocorre, os métodos de tratamento podem começar. Estes são complexos e combinam o uso de medicamentos para ajudar a reduzir o risco, além de oferecer apoio educacional e emocional à pessoa com a doença.

Alguns medicamentos que podem reduzir os tiques incluem antipsicóticos. Aqueles com hiperatividade podem se beneficiar de remédios para tratar o TDAH. Se o TOC estiver presente, isso pode ser tratado com vários antidepressivos. Estes medicamentos, particularmente os antipsicóticos, podem ter efeitos colaterais significativos e o tratamento pode ser difícil.

Na escola, embora a pessoa com síndrome de Tourette tenha cognição média ou melhor que a média, a presença de tiques pode dificultar o aprendizado, e especialmente a escrita. A pressão sobre o aluno não é incentivada, pois a ansiedade geralmente piora os tiques. Turmas pequenas e ambientes de aprendizagem de apoio que ajudam a atender às necessidades do aluno e protegê-lo do estigma social são valiosas. Muitas pessoas com essa condição também se beneficiam da terapia contínua para abordar as questões de serem visivelmente diferentes de seus pares e de lidar com os aspectos diários da doença.

Sintomas de Tourette

Os tiques são o principal sintoma da síndrome de Tourette. Eles geralmente aparecem na infância entre os 5 e os 9 anos de idade.

Pessoas com síndrome de Tourette podem ter tiques físicos e vocais.

Exemplos de tiques físicos:

Piscando
Olho rolando
Fazendo careta
Ombro encolhendo
Aacudindo a cabeça ou outros membros
Pulando
Girando
Tocar objetos e outras pessoas

Exemplos de tiques vocais:

Grunhindo
Limpeza da garganta
Assobio
Tosse
Clique de língua
Sons de animais
Dizendo palavras e frases aleatórias
Repetindo um som, palavra ou frase
Palavrões

Palavrões é raro e afeta apenas 1 em 10 pessoas com síndrome de Tourette.

Os tiques geralmente não são prejudiciais à saúde geral de uma pessoa, mas os tiques físicos, como sacudir a cabeça, podem ser dolorosos.

Os tiques podem ser piores em alguns dias do que outros.

Eles podem ser piores durante os períodos de:

Estresse
Ansiedade
Cansaço

Pessoas com síndrome de Tourette podem ter problemas comportamentais, tais como:

Comportamento antisocial
Voando em fúrias repentinas
Comportamento inapropriado

Crianças com síndrome de Tourette podem estar em risco de bullying, porque seus tiques podem distingui-los.

Fonte: www.tourette.org/www.wisegeek.org/www.ninds.nih.gov/www.nhs.uk/kidshealth.org/kidshealth.org/medlineplus.gov

 

 

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.