Breaking News
Home / Saúde / Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada

PUBLICIDADE

Definição

tomografia computadorizada é um procedimento que usa um computador conectado a uma máquina de raio-x para fazer uma série de imagens detalhadas de áreas dentro do corpo.

As fotos são tiradas de ângulos diferentes e são usadas para criar vistas tridimensionais (3-D) de tecidos e órgãos. Um corante pode ser injetado na veia ou engolido para ajudar os tecidos e órgãos a aparecerem mais claramente.

Uma tomografia computadorizada pode ser usada para ajudar a diagnosticar doenças, planejar o tratamento ou descobrir como o tratamento está funcionando.

O que é

A tomografia computadorizada é um método de imagem médica não invasivo, geralmente usado para procedimentos de diagnóstico e tratamento.

Uma série de radiografias transversais é feita e combinada para formar uma imagem abrangente, bidimensional ou tridimensional da área que está sendo digitalizada.

A tomografia computadorizada também é conhecida como tomografia axial computadorizada ou tomografia computadorizada.

A tomografia computadorizada é inestimável porque pode escanear e representar diferentes tipos de matéria corporal, como ossos, tecidos moles e vasos sanguíneos.

Também pode digitalizar diferentes partes do corpo separadamente ou pode ser usado para uma digitalização total do corpo. Geralmente, um corante é injetado no paciente como material de contraste e, em seguida, ele é colocado na máquina de tomografia computadorizada cilíndrica que tira as fotos.

A tomografia computadorizada tem uma ampla gama de usos na medicina. Ele pode mostrar câncer em diferentes partes do corpo, ajudando os médicos a medir sua propagação e aplicar tratamentos direcionados.

Qualquer crescimento ou estrutura anormal, como cistos, tumores, abscessos, pedras nos rins ou na bexiga, também podem ser detectados.

A tomografia computadorizada também pode ser usada para ajudar a avaliar áreas de trauma e identificar qualquer dano estrutural.

Em todos os casos, a tomografia computadorizada pode fornecer um exame detalhado do corpo para desenvolver o melhor e mais preciso tratamento para o paciente.

Existem prós e contras no uso da tomografia computadorizada em procedimentos médicos.

A tomografia computadorizada requer mais radiação do que os raios X tradicionais e, quanto mais detalhada e complexa a tomografia computadorizada, maior a exposição à radiação o paciente recebe.

No entanto, para a maioria dos pacientes, o risco de permitir que um problema como o câncer continue sem controle é pior do que os riscos da exposição à radiação. Além disso, a qualidade da tomografia computadorizada é muito maior do que um raio-x tradicional.

Permite a identificação rápida de coisas como sangramento interno, que um raio-x tradicional não seria capaz de detectar.

Alguns outros problemas com a tomografia computadorizada são os custos associados, mas à medida que a tecnologia avança, o custo desses procedimentos diminui.

Embora a tomografia computadorizada possa fornecer muitas informações importantes a uma equipe médica, existem algumas pessoas para as quais não são adequadas.

A radiação que envolve impede as mulheres grávidas e o corante injetado requer que as nutrizes tomem precauções.

As crianças não devem recebê-los, a menos que seja clinicamente necessário e, mesmo assim, a exposição repetida deve ser evitada o máximo possível. Algumas pessoas também não podem se encaixar fisicamente nas máquinas; portanto, é necessário fazer acomodações para ajudar essas pessoas.

Além disso, algumas áreas sendo digitalizadas também podem ser examinadas em uma ressonância magnética ou ressonância magnética e, portanto, não valem o risco de uma tomografia computadorizada.

Diagnóstico

A tomografia computadorizada é um teste de diagnóstico por imagem usado para criar imagens detalhadas de órgãos internos, ossos, tecidos moles e vasos sanguíneos.

As imagens transversais geradas durante uma tomografia computadorizada podem ser reformatadas em vários planos e até gerar imagens tridimensionais que podem ser visualizadas em um monitor de computador, impressas em filme ou transferidas para mídia eletrônica.

A tomografia computadorizada é geralmente o melhor método para detectar muitos tipos diferentes de câncer, pois as imagens permitem que seu médico confirme a presença de um tumor e determine seu tamanho e localização.

A tomografia computadorizada é rápida, indolor, não invasiva e precisa. Em casos de emergência, pode revelar lesões internas e sangramento rápido o suficiente para ajudar a salvar vidas.

Visão geral

Uma tomografia computadorizada combina uma série de imagens de raios X tiradas de diferentes ângulos ao redor do corpo e usa o processamento do computador para criar imagens transversais (fatias) dos ossos, vasos sanguíneos e tecidos moles dentro do corpo.

As imagens de tomografia computadorizada fornecem informações mais detalhadas do que os raios X comuns.

Uma tomografia computadorizada tem muitos usos, mas é particularmente adequada para examinar rapidamente pessoas que podem sofrer lesões internas devido a acidentes de carro ou outros tipos de trauma.

Uma tomografia computadorizada pode ser usada para visualizar quase todas as partes do corpo e é usada para diagnosticar doenças ou lesões, além de planejar tratamentos médicos, cirúrgicos ou de radiação.

Tomografia Computadorizada
Tomografia Computadorizada

Fonte: www.radiologyinfo.org/www.cancer.gov/www.fda.gov/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/www.imagingpathways.health.wa.gov.au/www.hopkinsmedicine.org/radiology.ucsf.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.