Breaking News
Home / Saúde / Tosse

Tosse

O que é

PUBLICIDADE

A Tosse é um reflexo natural do nosso aparelho respiratório que age como defesa do nosso organismo contra irritações em nossas vias aéreas.

A tosse é muito comum depois de processos virais, bacterianos em geral que comprometem o nosso trato respiratório.

Em muitos aspectos a tosse é benéfica pois ajuda a expulsar secreções ou corpos estranhos presentes em nosso organismo.

Quando a tosse torna-se persistente ou acompanhada com outros sintomas como perda de peso, mal estar, febre, falta de ar e eliminação de secreções, um médico deve ser consultado para avaliar o diagnóstico e tratamento correto.

Causas

As principais causas da tosse são doenças pulmonares, doenças otorrinolaringológicas e alérgicas, distúrbios do aparelho gastro intestinal, efeitos colaterais de alguns medicamentos e o tabagismo.

Tosse

A tosse é um reflexo comum que limpa a garganta de muco ou irritantes estrangeiros. Tosse para limpar a garganta é normalmente uma acção pouco frequente, embora haja um certo número de condições que podem causar surtos mais frequentes de tosse.

Em geral, a tosse que dura menos do que três semanas é uma tosse aguda.

A tosse que dura entre três e oito semanas, melhorando até o final desse período, é uma tosse subaguda.

Uma tosse persistente que dura mais de oito semanas é uma tosse crônica.

A maioria dos episódios de tosse irá esclarecer, ou pelo menos melhorar significativamente, dentro de duas semanas. Se você tossir sangue ou ter uma tosse “latir”, fale com o seu médico. Qualquer tosse que não melhorou depois de algumas semanas pode ser grave e você deve ver um médico.

O que causa a tosse?

Uma tosse resultados de uma série de condições, tanto temporárias e permanentes.

Limpando a garganta

A tosse é uma maneira padrão de limpar a garganta. Quando suas vias aéreas ficam obstruídas com muco ou partículas estranhas, tais como fumaça ou poeira, uma tosse é uma reação de reflexo que tenta limpar as partículas e facilitar a respiração.

Normalmente, este tipo de tosse é relativamente pouco frequente, mas a tosse vai aumentar com a exposição a substâncias irritantes, como fumaça.

Os vírus e as bactérias

A causa mais comum de uma tosse é uma infecção do trato respiratório, como um resfriado ou gripe. infecções do trato respiratório são geralmente causadas por um vírus e pode durar de alguns dias a uma semana. Infecções causadas pela gripe pode demorar um pouco mais tempo para esclarecer.

Fumo

O tabagismo é a segunda causa mais comum de tosse. Uma tosse causada pelo tabagismo é quase sempre uma tosse crônica, com um som característico. É muitas vezes conhecida como “pulmão do fumante” ou “tosse do fumador”.

Asma

A causa mais comum de tosse em crianças jovens é asma. Normalmente, tosse asmática envolve respiração ofegante, tornando mais fácil de identificar. Os casos leves de asma pode apenas ser observado, mas os casos mais graves vão necessitar de tratamento usando um inalador. É possível para as crianças a crescer fora da asma à medida que envelhecem.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.healthline.com/

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome de Williams

Síndrome de Williams

PUBLICIDADE A síndrome de Williams é um distúrbio do desenvolvimento que afeta muitas partes do …

Líquen Escleroso

Líquen Escleroso

PUBLICIDADE O líquen escleroso é uma condição dermatológica que afeta principalmente mulheres após a menopausa …

Irite

Irite

PUBLICIDADE O que é A irite é inflamação da íris (a parte colorida do olho). …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.