Breaking News
Home / Saúde / Atetose

Atetose

PUBLICIDADE

Definição

atetose é um sintoma de uma desordem cerebral que causa movimentos musculares repetitivos, lentos e involuntários.

atetose é essencialmente uma forma mais lenta de coreia, caracterizada por movimentos contorcidos contínuos e involuntários que impedem a manutenção de uma postura estável.

O que é Atetose?

Atetose é um termo que descreve um tipo particular de movimento comum a pessoas com condições como a doença de Huntington e outras que afetam o sistema nervoso central.

movimento atético é lento e sinuoso, e afeta principalmente os braços, pernas, mãos e pés. As pessoas com essa condição também podem experimentar outros tipos de movimentos atípicos, como a coréia, que causa movimentos bruscos involuntários, movimentos rápidos das mãos e dos pés.

atetose é um tipo de movimento totalmente involuntário. As pessoas com esse distúrbio de movimento não podem manter seus braços, pernas, mãos e pés em uma posição imóvel e estável. Em vez disso, eles movem involuntariamente seus membros, muitas vezes continuamente, em uma série de movimentos lentos e contorcidos.

movimento atético pode ser causado de várias maneiras. As causas mais comuns são paralisia cerebral, encefalite, tumores cerebrais, derrame, febre reumática, lúpus eritematoso sistêmico e traumatismo cranioencefálico. O Kernicterus, um tipo grave de icterícia que ocorre raramente em recém-nascidos, pode levar ao tipo de dano cerebral que pode causar movimentos atópicos. Além disso, a atetose pode se desenvolver como um efeito colateral dos medicamentos antipsicóticos, ou como resultado de uma overdose de anfetamina ou envenenamento por monóxido de carbono.

Pessoas com esse tipo de distúrbio do movimento geralmente também experimentam coreia. Esse tipo de movimento é rápido e espasmódico e, na maioria das vezes, envolve os músculos faciais. Em menor grau, os membros também podem estar envolvidos. Quando ambos os tipos de movimento ocorrem na mesma pessoa, o padrão de movimento é chamado de coreoatetose.

É comum que ambos os tipos de movimento se manifestem como sintomas de distúrbios neurológicos progressivos, como a doença de Huntington. Esta condição herdada geneticamente provoca deterioração cognitiva progressiva, além de distúrbios do movimento. Movimento atético também pode ocorrer na doença de Parkinson.

atetose e coreia são o resultado de gânglios basais hiperativos. Os gânglios da base são pequenos grupos compactos de neurônios que estão localizados na base do cérebro no cérebro. Os gânglios da base estão fortemente associados com a função motora e controle, e quando essas estruturas são hiperativas, um ou mais tipos de movimento muscular involuntário é a consequência mais comum.

Atetose
A atetose afeta principalmente os braços, pernas, mãos e pés

Atetose
Medicamentos que reduzem a atividade da dopamina no cérebro,
como o antipsicótico, são usados para suprimir o movimento atético

atetose é geralmente tratada de acordo com o distúrbio específico que causa o movimento atípico. Em geral, os medicamentos que reduzem a atividade da dopamina no cérebro, como o antipsicótico, são usados para suprimir o movimento atético. Isso dificulta o tratamento atético, já que os medicamentos antipsicóticos podem realmente causar esse tipo de movimento. Um paciente que está sendo tratado com antipsicóticos pode, às vezes, tentar dois ou mais medicamentos diferentes antes de seu médico se estabelecer em um que dê o maior benefício com o menor número de efeitos colaterais.

Atetose – Doença

A atetose é um sintoma caracterizado por movimentos lentos, involuntários, contorcidos dos dedos, mãos, dedos dos pés e pés e, em alguns casos, braços, pernas, pescoço e língua.

Movimentos típicos de atetose são às vezes chamados de movimentos atetóides.

As lesões no cérebro são, na maioria das vezes, a causa direta dos sintomas, particularmente no corpo estriado.

Este sintoma não ocorre sozinho e é frequentemente acompanhado pelos sintomas da paralisia cerebral, uma vez que é muitas vezes um resultado desta doença.

Os tratamentos para atetose não são muito eficazes e, na maioria dos casos, visam simplesmente o movimento incontrolável, e não a causa em si.

 

História

Os termos “coreia”, “atetose” e “balismo” são todos derivados de palavras gregas que significam “dançar”, “não fixo” e “jogar” respectivamente.

Consistente com esta etimologia compartilhada, coréia, atetose e balismo representam um espectro de distúrbios de movimento fenomenologicamente relacionados com patofisiologia compartilhada e etiologias sobrepostas.

As descrições da coreia remontam à idade média associada a surtos comunitários de “mania da dança” e a descrição de Sydenham da dança de São Vito ou coréia aguda da infância no século XVII foi a primeira descrição clara da coreia.

No entanto, foi somente na segunda metade do século XIX que a coreia passou a representar uma entidade fenomenológica distinta.

Atetose foi cunhado pelo neurologista norte-americano William Alexander Hammond, do grego, por “não fixo, sem posição ou lugar” em 1871, aludindo ao movimento contínuo associado a essa condição.

Coréia, atetose e balismo são frequentemente vistos simultaneamente no mesmo paciente e o termo coreia-atetose é comumente usado no cenário clínico. A distinção entre coreia e balismo pode ser ainda mais desafiadora, já que não só elas freqüentemente coexistem, mas também o balismo freqüentemente evolui para coreia e os modelos animais de coréia também podem produzir balismo. Portanto, é comum afirmar que o balismo é simplesmente uma manifestação mais extrema do mesmo processo fisiopatológico que invoca a coréia.

Como um todo, esses distúrbios são relativamente comuns e indicam uma ampla variedade de anormalidades estruturais, farmacológicas e metabólicas envolvendo os gânglios da base e, especificamente, o corpo estriado.

Fonte: medlineplus.gov/study.com/www.wisegeek.org/www.msdmanuals.com/www.epainassist.com/www.movementdisorders.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.britannica.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Androfobia

PUBLICIDADE Definição Androfobia refere-se à condição de ter um medo anormal, extremo e persistente dos …

Desmoplasia

PUBLICIDADE Definição Desmoplasia é a formação de tecido conjuntivo fibroso ou conjuntivo em qualquer parte …

Pericardite

PUBLICIDADE Pericárdio – O que é O pericárdio é um saco protetor em volta do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.