Breaking News
Home / Saúde / Miocardite

Miocardite

PUBLICIDADE

Definição

Em termos simples, a miocardite é uma doença que causa inflamação do músculo cardíaco.

Esta inflamação aumenta e enfraquece o coração, cria tecido cicatricial e força-o a trabalhar mais para circular sangue e oxigênio por todo o corpo.

Embora muitas vezes associamos condições cardiovasculares a populações idosas, a miocardite pode afetar qualquer pessoa, inclusive adultos jovens, crianças e bebês.

De fato, na maioria das vezes afeta os tipos saudáveis, jovens e atléticos, com a população de alto risco sendo aqueles de idades desde a puberdade até os 30, afetando os homens duas vezes mais que as mulheres.

A miocardite é a terceira principal causa de morte súbita em crianças e adultos jovens.

O que é

Os músculos do coração ou a parede do músculo é chamado de miocárdio, e se esta parede se torna inflamada, a condição é conhecida como miocardite.

Existem muitos fatores causais potenciais para o inchaço do coração, mas os mais comuns são as infecções virais.

Era o caso em que o maior número de casos de miocardite resultava de febre reumática, uma complicação da infecção pelo vírus do estreptococo.

Hoje, o tratamento com antibióticos da maioria das infecções de estreptococo evita que a doença progrida para febre reumática e possíveis danos aos músculos do coração.

Existem muitas causas de miocardite, e muitas delas não são precisamente evitáveis.

As pessoas podem obter isso de complicações de vírus, especialmente o vírus coxsackievírus B e do vírus Epstein-Barr, quinta doença, sarampo e HIV.

A infecção bacteriana também pode resultar em miocardite, e as bactérias mais comumente envolvidas na doença incluem bactérias estafilocócicas bactérias diftéricas e a bactéria transmitida por carrapatos infectados pela doença de Lyme.

Outras coisas podem resultar nessa condição, incluindo a exposição a certos produtos químicos ou fungos infecções fúngicas e algumas doenças autoimunes, como o lúpus.

Os principais sintomas da miocardite incluem exaustão, possivelmente febre, sintomas mais comuns em crianças, falta de ar mesmo quando não se exercita, e dor torácica excruciante.

As pessoas também podem ter um batimento cardíaco irregular ou incidências quando o coração não bate regularmente ( arritmia ).

Algumas pessoas podem ter casos muito leves, que não apresentam muitos sintomas, e podem se recuperar de miocardite ao perceber que já a tiveram.

Outras vezes, os sintomas, que também podem incluir sintomas semelhantes aos da gripe, são difíceis de perder e perigosos de serem ignorados.

Sempre que se suspeitar dessa condição, as pessoas devem alertar seus médicos para testar sua presença, pois ela pode causar danos permanentes ao coração.

Os médicos usarão uma variedade de métodos para verificar a miocardite, e exames comuns são radiografias ou ecocardiogramas (ultrassonografia do coração) para avaliar a função cardíaca e procurar o aumento.

Exames de sangue podem ser usados para confirmar a presença de infecção viral ou bacteriana, e outros exames ou procedimentos um pouco mais invasivos, como cateterismo cardíaco, podem ser necessários se a função cardíaca aparecer significativamente afetada.

O tratamento dependerá da gravidade da doença e da sua causa.

Os casos causados por vírus podem não exigir muito tratamento e, especialmente se a inflamação for leve, as pessoas podem simplesmente descansar em casa e, futuramente, fazer outras varreduras para ter certeza de que a inflamação está se resolvendo.

Se a doença é causada por infecção bacteriana, os antibióticos podem ser úteis.

Embora menos comuns, algumas pessoas com miocardite necessitam de hospitalização e medicação para ajudar o coração a trabalhar enquanto o miocárdio permanece inflamado. Em circunstâncias muito raras, os danos ao coração são tão graves que requerem cirurgia corretiva ou transplante de coração.

O que é cardite

Cardite é um termo geral para inflamação do tecido cardíaco.

A condição é categorizada em três distúrbios diferentes, dependendo de onde a inflamação ocorre.

Endocardite refere-se à inflamação do tecido interno do coração, miocardite afeta o músculo cardíaco do meio, e pericardite é a irritação da membrana externa do coração.

Um indivíduo que sofre de qualquer tipo de cardite é susceptível de sentir dores no peito, falta de ar e fadiga. A maioria dos casos de cardite é causada por infecções bacterianas, vírus ou condições de saúde subjacentes, e tendem a desaparecer com medicamentos prescritos.

Endocardite e miocardite são tipicamente um resultado de bactérias que entram na corrente sanguínea e se ligam ao tecido cardíaco.

Os sintomas mais comuns da endocardite são fadiga, tosse, dor torácica, calafrios e falta de ar, embora a pessoa também possa notar inchaço nas mãos e nos pés e sangue na urina com o passar do tempo.

Miocardite pode resultar em sintomas semelhantes, bem como um batimento cardíaco rápido e agudo, disparando dores no coração.

O coração é cercado por um saco protetor cheio de líquido, conhecido como pericárdio. O saco pode ficar inflamado e irritado devido a uma infecção viral, trauma torácico ou outras doenças, como lúpus, artrite reumatóide e câncer.

A pericardite pode ser aguda ou crônica, o que significa que seu início pode ser rápido e severo ou pode piorar progressivamente ao longo de um período de tempo.

Pericardite aguda geralmente resulta em dor torácica aguda, falta de ar e fadiga extrema. As condições crônicas geralmente são indolores a princípio, mas sintomas como dificuldade para respirar e inchaço nas extremidades tendem a se desenvolver após cerca de seis meses.

Todos os três tipos de cardite são diagnosticados de forma semelhante. Um médico geralmente pergunta a um paciente sobre seu histórico médico e faz um rápido exame físico.

O médico geralmente emprega uma máquina de eletrocardiograma para monitorar a atividade elétrica do coração.

Um paciente também pode receber uma radiografia de tórax ou outros exames para dar ao médico uma melhor imagem do problema. Uma vez que a cardite tenha sido diagnosticada, o médico pode determinar os melhores métodos de tratamento.

A maioria dos casos de miocardite e endocardite é tratada com medicamentos orais antibacterianos ou antivirais.

Os médicos costumam sugerir que os pacientes com essas condições descansem bastante e mantenham escolhas saudáveis de estilo de vida para evitar que a condição piore.

Um indivíduo com pericardite pode receber drogas anti-inflamatórias e analgésicos.

Se um caso de cardite não desaparece dentro de um mês ou continua a voltar com o tempo, os médicos geralmente recomendam procedimentos cirúrgicos para remover ou substituir o tecido inflamado.

Fonte: www.myocarditisfoundation.org/rarediseases.org/www.health.harvard.edu/www.bhf.org.uk/www.ncbi.nlm.nih.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.