Breaking News
Home / Saúde / Gastroenterologia

Gastroenterologia

PUBLICIDADE

Definição

A gastroenterologia concentra-se na função normal, bem como nas complicações do esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado. A função normal do trato gastrointestinal é mover o material através do estômago e do intestino, assim como digerir o conteúdo, absorver nutrientes e depois remover os resíduos.

Visão geral

Gastroenterologia é uma área da medicina que se concentra na saúde do sistema digestivo ou do trato gastrointestinal.

Os gastroenterologistas podem tratar de tudo, desde a síndrome do intestino irritável até a hepatite C.

O que é Gastroenterologia?

Gastroenterologia é o estudo médico do sistema digestivo e distúrbios relacionados.

Problemas com o estômago, intestinos, esôfago, cólon e intestinos fazem parte do estudo da gastroenterologia.

Um especialista em gastroenterologia passou vários anos estudando medicina interna e digestiva, além de treinamento médico regular.

O estudo das doenças digestivas tem crescido imensamente com o desenvolvimento da moderna tecnologia médica, permitindo a especialistas nesta área uma infinidade de opções de diagnóstico e tratamento que estavam completamente indisponíveis antes do século XX.

A saúde do sistema digestivo é crucial para o bem-estar do corpo inteiro.

Um sistema digestivo funcionando inadequadamente pode inibir a nutrição adequada, retardar o processamento de alimentos e levar à toxicidade do sistema devido ao manejo inadequado do lixo corporal.

A gastroenterologia se preocupa com o diagnóstico e tratamento de quase todos os problemas digestivos, incluindo várias formas de câncer, danos em órgãos, úlceras e sistemas digestivos e residuais anormalmente operacionais.

Gastroenterologia
Gastroenterologia é o estudo e tratamento de doenças que afetam o trato digestivo

Gastroenterologia
O estômago e os intestinos estão entre os órgãos digestivos estudados pela gastroenterologia

Embora a gastroenterologia tenha avançado incrivelmente desde a virada do século 20, o estudo e a prática desse tipo de medicamento têm raízes antigas.

Antes do desenvolvimento de exames internos e da moderna terapia medicamentosa, os médicos que tratavam de distúrbios digestivos usavam compostos herbais, regimes alimentares e outros remédios antigos destinados a melhorar a saúde. Os estudos foram feitos através de autópsias em animais e pessoas para determinar como os órgãos funcionavam e o que levava a doenças.

Não até os séculos XVIII e XIX, no entanto, a tecnologia era suficientemente avançada para permitir o estudo de seres humanos vivos, permitindo, assim, grandes insights sobre o campo da gastroenterologia. Com o desenvolvimento do século 19 de gastroscópios, ferramentas que permitem a visualização do trato digestivo superior, o diagnóstico e tratamento de doenças digestivas começaram a se desenvolver aos trancos e barrancos.

As pessoas que apresentam problemas estomacais persistentes, como constipação crônica ou diarreia, cólicas inexplicáveis ou inchaço do abdome, podem ser encaminhadas a um gastroenterologista para exame.

Problemas esofágicos, como dificuldade para engolir ou refluxo ácido persistente, também podem estar sob os auspícios desse tipo de especialista. Esses médicos foram além do tratamento médico básico para passar vários anos se especializando, primeiro na medicina interna geral, depois na subespacialidade dos problemas digestivos. Embora a maioria não possa realizar cirurgias, muitas são licenciadas para realizar procedimentos exploratórios menores.

Existem especialidades adicionais que se enquadram no título geral de gastroenterologia, incluindo radiologia e oncologia. Estas sub-especialidades lidam principalmente com o diagnóstico e tratamento do câncer no trato digestivo, incluindo as formas de estômago, próstata e intestinal da doença. A hepatologia, que é uma disciplina relacionada, mas separada, envolve o estudo de órgãos relacionados à digestão, como o fígado e a vesícula biliar.

O que é um Gastroenterologista?

Gastroenterologista
Gastroenterologistas frequentemente tratam doenças comuns, como pólipos do cólon

Um gastroenterologista é um médico especializado no tratamento do sistema digestivo. Quando os pacientes apresentam problemas com a vesícula biliar, estômago, intestinos ou pâncreas, eles freqüentemente visitam um gastroenterologista para receber tratamento médico. As pessoas que desejam entrar neste campo de carreira são obrigadas a completar quatro anos de faculdade de medicina mais uma residência de medicina interna de três anos. Eles devem então completar com sucesso uma bolsa de dois a quatro anos neste campo.

Uma bolsa de estudos neste campo em particular é um programa intensivo em que um gastroenterologista em perspectiva aprende com médicos experientes especializados em problemas do trato digestivo. Sob a supervisão de gastroenterologistas experientes, o futuro especialista aprende como diagnosticar doenças digestivas, tratar uma variedade de problemas médicos e ensinar aos pacientes como prevenir doenças digestivas.

Depois de completar uma bolsa, o futuro gastroenterologista é considerado elegível ao conselho. Isso significa que o médico pode fazer um teste de certificação da placa de gastroenterologia. Ao passar no exame, o médico se torna um gastroenterologista certificado.

Os gastroenterologistas devem entender como o corpo digere os alimentos, como ele absorve os nutrientes e como os resíduos são removidos do sistema. Eles são obrigados a tratar doenças comuns, como a síndrome do intestino irritável, doença da vesícula biliar, úlceras, câncer, colite, pólipos do cólon, azia e outras condições ligadas ao sistema digestivo.

Pacientes de um gastroenterologista podem às vezes ter que se submeter a testes destinados a examinar os órgãos do trato digestivo. Dois testes comuns utilizados são a endoscopia e a colonoscopia.

Uma endoscopia é um procedimento que usa um tubo longo e flexível. Uma minúscula câmera de vídeo e luz está conectada ao tubo. O gastroenterologista, em seguida, guia o tubo dentro do sistema digestivo superior, a fim de realizar um exame minucioso.

Uma colonoscopia é usada pelo médico para examinar o interior do intestino grosso. É comumente usado para diagnosticar o câncer colorretal. O médico usa um colonoscópio, um tubo longo e flexível com uma câmera de vídeo e luz acoplada. Usando este instrumento, o gastroenterologista pode estudar o cólon e o reto. O instrumento permite que o médico verifique a presença de câncer, pólipos ou inflamação.

Outros testes utilizados por este tipo de médico incluem procedimentos mais recentes, como uma endoscopia de cápsula ou colonoscopia virtual ou colonografia. Uma cápsula endoscópica requer que o paciente engula uma pequena câmera para que possam ser tiradas fotos do trato gastrointestinal. A colonografia por tomografia computadorizada permite que o médico estude imagens radiológicas do cólon do paciente a fim de rastrear o câncer ou os pólipos.

Fonte: patients.gi.org/www.healthcommunities.com/www.wisegeek.org/www.healthline.com/www.sagastro.com/www.merriam-webster.com/www.roph.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glicerina Vegetal

PUBLICIDADE Definição A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol vegetal, é um produto de carboidrato …

Doença de Creutzfeldt-Jakob

PUBLICIDADE Definição A doença de Creutzfeldt-Jakob é um distúrbio cerebral degenerativo que leva à demência …

Xantelasma

PUBLICIDADE Definição Xantelasma são nódulos gordurosos que tendem a se formar perto dos cantos internos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.