Breaking News
Home / Saúde / Nefrite

Nefrite

PUBLICIDADE

Definição

A nefrite (também chamada glomerulonefrite) é um grupo de doenças que causam inflamação (inchaço) dos néfrons. Isso pode reduzir a capacidade dos rins de filtrar resíduos do sangue

O que é

Nefrite refere-se à inflamação de um ou ambos os rins.

Pode ser causada por infecção, mas é mais comumente causada por distúrbios autoimunes que afetam os principais órgãos.

Por exemplo, aqueles com lúpus correm um risco muito maior de desenvolver nefrite.

Em casos raros, essa condição pode ser herdada geneticamente, embora possa não se apresentar na infância.

Essa condição pode ser muito séria e, em alguns casos, é até mortal.

Está associada a uma condição chamada proteinúria , na qual os rins excretam proteínas do corpo para a urina. Quando isso acontece, vários efeitos colaterais graves podem ocorrer, incluindo coágulos sanguíneos que podem levar a um derrame.

A nefrite causa problemas adicionais, como a retenção de água, já que os rins não podem funcionar adequadamente para livrar o corpo de água.

Retenção de água ou edema, pode causar ainda mais inchaço dos pés, tornozelos, pernas e mãos. Esse sintoma secundário é geralmente tratado com diuréticos como o Lasix®, nome genérico de furosemida, que pode ajudar a reduzir o edema e a dor associada ao inchaço.

Primeiramente, a nefrite tende a ser tratada com antibióticos e também ocasionalmente com esteroides, particularmente naqueles casos que se acredita serem causados por lúpus.

Essa condição é incurável quando associada ao lúpus, mas pode entrar em remissão. Cerca de metade dos casos associados ao lúpus, e com a forma herdada, entram em remissão.

Quando a nefrite é causada por uma infecção, ela é tratada de forma agressiva com antibióticos.

O tratamento antibiótico pode ter que ser intravenoso por várias semanas se a infecção estiver presente por um longo período e se a infecção for particularmente grave. Isso tende a significar hospitalização.

A nefrite é diagnosticada pela avaliação do histórico do paciente e possíveis precursores genéticos da condição. Quando estes não existem, a história recente de infecção na garganta ou na bexiga pode indicar nefrite infecciosa.

Aqueles que têm lúpus são geralmente informados de que estão predispostos a essa condição e são instados a relatar sinais de inchaço nas extremidades aos seus médicos o mais rápido possível.

Além disso, a dor nos rins, em ambos os lados da parte inferior das costas, pode indicar o desenvolvimento de nefrite.

Os médicos também podem solicitar exames laboratoriais, uma vez que a análise de urina pode ser uma ajuda significativa no diagnóstico do excesso de proteína no fluxo de urina, bem como a presença de infecção.

Os exames de sangue também podem ajudar a diagnosticar essa condição. O exame físico pode revelar rins inchados e, em alguns casos, a ressonância magnética (RM) é usada para avaliar a quantidade de inchaço.

A nefrite infecciosa é mais fácil de prevenir se um paciente com infecção da garganta ou da bexiga for diagnosticado precocemente e aderir a tomar os antibióticos apropriados.

Pode-se reduzir a contração de infecções do trato urinário ou da bexiga com algumas mudanças comportamentais simples. Estes incluem a manutenção de uma boa higiene ao usar o banheiro, como limpar de frente para trás, beber muitos líquidos e urinar a cada duas horas para limpar a bexiga.

Nefrite genética e induzida por lúpus não são evitáveis. No entanto, aqueles com lúpus estão mais predispostos a desenvolver o tipo infeccioso, e podem observar as precauções acima para ajudar a reduzir o risco.

Glomerulonefrite

Glomerulonefrite é o termo usado quando os glomérulos ficam inflamados. Isso significa que o sangue é menos capaz de passar pelos vasos sanguíneos do glomérulo e, portanto, os rins não podem produzir tanta urina como de costume.

A inflamação também permite que as células do sangue e proteínas passem através das paredes dos vasos sanguíneos no glomérulo. Passar menos urina e ter proteína na urina (proteinúria) significa que o corpo é menos capaz de remover o líquido que foi bebido.

Nefrite aguda

A nefrite aguda ocorre quando os rins ficam repentinamente inflamados.

A nefrite aguda tem várias causas e pode levar à insuficiência renal se não for tratada. Essa condição costumava ser conhecida como doença de Bright.

O principal sintoma é uma queda na quantidade de urina que é passada, e a urina também pode ser vermelha, esfumaçada, cor de chá ou de cola devido ao sangue nela presente.

A diminuição na produção de urina pode levar a olhos e tornozelos inchados, inchaço do abdômen, ganho de peso e pressão alta. A palavra médica para esse inchaço é edema.

Nefrite Crônica

A glomerulonefrite, ou nefrite crônica, é uma doença renal que resulta em danos ao órgão.

Sua causa pode ser devido a uma variedade de fatores, particularmente problemas com o sistema imunológico.

As causas deste tipo de inflamação renal crônica em casos individuais, no entanto, são frequentemente desconhecidas.

Embora muitas causas diferentes possam ser responsáveis pelo aparecimento desta doença, uma das causas mais comuns é uma reação alérgica à medicina. Este tipo de reação alérgica pode causar danos tanto tratáveis quanto irreversíveis.

Medicamentos comuns de balcão, como analgésicos, podem levar a essa insuficiência renal. Prescrição de medicamentos, tais como aqueles projetados para combater o câncer e depressão, também podem causar a inflamação.

Demasiado cálcio no sangue pode levar a nefrite crônica.

A presença de outras doenças no organismo, como a pielonefrite crônica, também pode levar à condição. Como a nefrite se desenvolve, ela geralmente se espalha rapidamente, com vários sintomas frequentemente exibidos.

Testes laboratoriais e de imagem podem ser realizados para identificar adequadamente a doença.

Embora os estágios iniciais possam ser tratados com mudanças de estilo de vida e medicação, se esta doença progride sem tratamento, pode levar à morte.

Quando ocorre a destruição dos capilares que iniciam o processo de filtração do sangue, ou glomérulos, os rins começam a murchar. Eles encolhem e engrossam, fazendo com que os processos renais normais parem.

Quando isso ocorre, o paciente pode sentir sangue em sua urina. Ele ou ela pode reter a ureia em vez de liberá-la adequadamente também.

Muitos outros sintomas podem aparecer durante o ataque da nefrite crônica, embora possam ser graduais. Além de ser sangrenta, a urina da vítima pode ser espumosa.

Retenção de água da insuficiência renal geralmente resulta em edema ou inchaço do corpo. Isso geralmente ocorre no rosto, embora também se manifeste nas pernas, pés e outras áreas do corpo. Sintomas físicos dolorosos, como desconforto abdominal e dores musculares, também podem ocorrer.

Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver nefrite crônica. Pessoas com história familiar de diabetes ou câncer são conhecidas por estar em risco.

As pessoas que estão expostas a solventes de hidrocarbonetos frequentemente sofrem danos nos rins também. Outro fator de risco pode ser a ocorrência frequente de infecções, como estreptococos ou vírus. Ter outras doenças, como a nefrite lúpica ou a síndrome de Goodpasture, também aumenta o risco.

Além da nefrite crônica, a doença é conhecida por vários outros nomes.

A doença glomerular é uma descrição comum da doença. É também chamado de glomerulonefrite necrosante, glomerulonefrite rapidamente progressiva e glomerulonefrite crescente.

A nefrite crônica é um tipo de doença renal

Fonte: kidney.org.au/www.wisegeek.org/health.usnews.com/pmj.bmj.com/www.aafp.org

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.