Breaking News
Home / Saúde / Costocondrite

Costocondrite

PUBLICIDADE

Definição

costocondrite é uma Inflamação e inchaço da cartilagem da parede torácica, geralmente envolvendo a cartilagem que circunda o esterno, mas às vezes incluindo a ponta adjacente de uma costela.

A costocondrite causa dor local e sensibilidade do peito ao redor do esterno. As opções de tratamento incluem medicamentos anti-inflamatórios e, em casos graves, injeções de corticosteróides. Também conhecida como síndrome de Tietze.

Costocondrite – Costelas e Esterno

As costelas são conectadas ao esterno por tecido resistente e protetor chamado cartilagem. Quando esta cartilagem se torna inflamada, a condição é conhecida como costocondrite ou dor na parede torácica.

Embora essa condição seja geralmente temporária, pode ser alarmante, pois a dor pode se tornar tão significativa que imita um ataque cardíaco.

Os médicos também podem se referir à costocondrite como síndrome costosternal ou condrodinia costosternal. A condição geralmente irá resolver por conta própria com tratamentos caseiros.

Costocondrite – Dor no Peito

A costocondrite é uma condição dolorosa da parede torácica. Isso causa dor no peito. As pessoas que sofrem de dor no peito geralmente sentem medo de ter problemas cardíacos ou pulmonares. Felizmente, se a dor é devido à costocondrite, não há necessidade de entrar em pânico, pois não é uma condição com risco de vida e geralmente melhora com o tempo.

O que é Costocondrite?

A inflamação da cartilagem entre as costelas e o esterno é chamada de costocondrite.

Pode também ser conhecido como condrodinia costossimonial, síndrome costosternal ou muito mais fácil de pronunciar dor na parede torácica.

Quando esta inflamação ocorre, é bastante dolorosa, especialmente no esterno e na cartilagem, onde se juntam às costelas, e pode assustar muita gente a pensar que estão tendo um ataque cardíaco. É uma boa ideia não se sentar em casa tentando descobrir isso sozinho, já que você não vai querer adivinhar errado.

Embora um ataque cardíaco seja tipicamente mais doloroso durante o esforço, e seja doloroso em uma área maior do tórax, é simplesmente arriscado não consultar um médico se você estiver sofrendo de dor no peito.

Dor no peito de costocondrite é difícil não notar, e geralmente envia a maioria das pessoas para os médicos em qualquer caso. Uma vez lá, os médicos tendem a diagnosticar a condição, tendo o histórico do paciente, examinando o esterno para ver se a pressão cria mais dor, e eles também podem fazer testes para descartar outras condições. Você geralmente não pode ver a inflamação em um raio X, então o diagnóstico tende a ocorrer por processo de eliminação ou quando há um fator causal claro.

Costocondrite
A costocondrite é uma inflamação da cartilagem entre as costelas e o esterno

Os sintomas da costocondrite geralmente são mais sentidos quando você está respirando profundamente ou se está tossindo. Além disso, algumas pessoas têm dificuldade em respirar. As causas da condição podem variar e pode afetar crianças ou adultos.

Uma lesão conhecida na parede torácica pode causar costocondrite, mas também algumas infecções da corrente sanguínea ou infecções do esterno.

Pessoas que tiveram recentemente cirurgia no peito ou no coração podem desenvolver a condição após a cirurgia.

Às vezes, pessoas com condições como a fibromialgia têm essa condição também e, ocasionalmente, a fibromialgia é diagnosticada quando as pessoas têm costocondrite recorrente. Há momentos em que os médicos não sabem o que a causa, e a condição desaparece por si mesma após alguns dias ou mesmo algumas semanas de descanso.

Tratamentos básicos para a condição dependem de causas. O mais importante é garantir que a dor seja gerenciada. Para muitas pessoas, isso significará tomar os antiinflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno. Algumas pessoas podem precisar de analgésicos mais fortes baseados em narcóticos.

Se as causas da costocondrite são conhecidas, um tratamento adicional pode ser necessário para tratar a causa raiz.

Em casos raros, o esterno permanece extremamente doloroso e a doença não desaparece. Nestas circunstâncias, uma vez que a dor pode afetar seriamente a vida diária, os médicos podem remover as áreas doloridas da cartilagem para resolver a condição. A maioria das pessoas se recupera sem esse passo, geralmente dentro de algumas semanas após o surgimento dos sintomas. É importante descansar bastante. Usar uma almofada de aquecimento algumas vezes ao dia no esterno pode ajudar, mas se a condição resultar de uma cirurgia no peito, você deve consultar seu médico sobre este tratamento em casa.

Quais são os sintomas da costocondrite?

Os principais sintomas da costocondrite são dor e sensibilidade no peito. Às vezes, a dor irradia-se do peito para os braços ou ombros. Condições similares podem causar sintomas adicionais, como vermelhidão e inchaço. A dor geralmente está localizada em um lado do corpo, embora ambos os lados sejam ocasionalmente afetados.

A osteocondrite é a principal causa de dor torácica em adultos jovens e adolescentes, mas é mais comum em adultos com idade entre 20 e 40 anos. Às vezes a dor é acompanhada por inchaço e sensibilidade. Quando isso ocorre, é conhecida como síndrome de Tietz. As causas da síndrome de Tietz não são bem compreendidas, mas algumas pesquisas mostram que o trauma do tórax ou doenças virais podem ter um papel importante. Esta é considerada uma condição similar, mas separada, porque os sintomas da costocondrite são menos variados e frequentemente menos graves.

Em alguns casos, os sintomas da costocondrite podem estar presentes juntamente com doenças separadas, como doença intestinal ou artrite.

Os tratamentos podem variar. Medicamentos podem ser usados para tratar qualquer condição relacionada ou para ajudar a aliviar a dor.

Na maioria das vezes, a costocondrite desaparece sozinha, sem complicações adicionais. Quando ocorre em crianças e adolescentes, geralmente não recorre e desaparece à medida que o paciente envelhece.

Raramente, os sintomas da costocondrite podem ser indicativos de outra condição de saúde.

Dor no peito e inchaço geralmente são benignos, mas são sinais de doença cardíaca, câncer e certas condições pulmonares. Pacientes que apresentam inchaço ou dor na região do peito devem consultar um médico para descartar doenças graves. Infecções bacterianas e fúngicas são causas raras de costocondrite. Aqueles que usam drogas recreativas podem introduzir bactérias na parede torácica, levando a essa condição. Pacientes que sofrem de fibromialgia também podem estar em risco aumentado.

A dor relacionada a essa condição pode ser leve a grave, com o desconforto geralmente diminuindo com o tempo. Aqueles que experimentam sintomas prolongados podem ter outra condição também.

A costocondrite pode ser diagnosticada erroneamente como artrite, uma vez que os sintomas são muito semelhantes.

Não existem medidas preventivas reais que possam ser tomadas para evitar a costocondrite. Evitar lesões na região do peito, bem como doenças virais, pode ajudar, mas estas não são as únicas causas. A maioria dos casos de costocondrite não tem causa conhecida e, portanto, nenhum método para preveni-los completamente.

Fonte: www.nhs.uk/www.healthline.com/www.wisegeek.org/patient.info/www.medicalnewstoday.com/kidshealth.org/www.healthcommunities.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Venereologia

Venereologia

PUBLICIDADE Definição Venereologia é o ramo da medicina que lida com o estudo e tratamento de …

Varicocele

Varicocele

PUBLICIDADE Varicocele – Escroto O escroto é um saco coberto de pele que contém seus …

Hiperlipidemia

Hiperlipidemia

PUBLICIDADE Definição Hiperlipidemia são níveis elevados de lipídios (gordura) no sangue. A hiperlipidemia pode ser hereditária e aumenta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.