Breaking News
Home / Saúde / Presbiopia

Presbiopia

PUBLICIDADE

Presbiopia – Definição

Presbiopia é a perda da capacidade de focar imagens nitidamente na retina, pela falta de elasticidade do cristalino.

presbiopia ou vista cansada é a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos de perto e de longe.

presbiopia é a mais comum das desordens refrativas da vida adulta, estando relacionada a diminuição da amplitude de acomodação17.

Em indivíduos emétropes e hipermétropes, a presbiopia se manifesta em torno dos 40 anos, havendo necessidade de óculos para leitura ou lentes de contato.

vista cansada acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para ajuste do foco.

Um indivíduo é presbíope quando, devido à diminuição da amplitude de acomodação, surge dificuldade para ver ao perto.

O aparecimento da presbiopia é por vezes notado como um fenómeno de aparecimento relativamente rápido, mas na verdade, faz parte de um processo contínuo (perda progressiva da capacidade de acomodação) que poderá ser notada só a partir dos 40 anos porque o indivíduo apercebe-se que tem que afastar ligeiramente a leitura para ver com maior nitidez.

O que é presbiopia?

presbiopia é uma condição, causada pelo envelhecimento, em que as pessoas têm dificuldade em ler palavras pequenas a distâncias curtas ou trabalhar no computador por longos períodos.

A condição é às vezes chamada de síndrome do braço curto, porque os pacientes geralmente precisam empurrar as letras pequenas no comprimento de um braço para poder lê-las.

Quando os adultos estão na casa dos quarenta, o cristalino começa a ter dificuldade para se acomodar, ou em outras palavras, mudar sua distância de foco.

Isso ocorre devido a um espessamento gradual da lente que cria menos flexibilidade.

Anatomia de um olho humano saudável

Os sintomas da presbiopia incluem dificuldade em ver contrastes entre pequenos trechos de texto, necessidade de maior iluminação para ler ou fazer trabalhos próximos, como costurar, e sensação de cansaço ou fadiga nos olhos após ler por curtos períodos de tempo. Praticamente todos os adultos com mais de quarenta anos apresentam alguns ou todos os sintomas da presbiopia. Felizmente, existem vários tratamentos para a doença. Usar óculos, lentes de contato ou fazer cirurgia a laser pode reduzir o impacto da presbiopia na vida de uma pessoa.

Se houver outra deficiência visual, os óculos bifocais darão às pessoas com presbiopia uma maneira de lidar com a deficiência visual adicional na metade superior das lentes. Olhar pela parte inferior dos óculos corrigirá problemas de visão ao ler ou trabalhar de perto. Há uma definição clara para o usuário entre as diferentes potências das lentes.

As lentes de adição progressiva são um tipo mais recente de lentes bifocais sem uma linha clara. À medida que o olho varre as lentes desses óculos, a força das lentes muda lentamente.

As lentes de adição progressiva são consideradas mais fáceis de usar e menos desorientadoras, pois o foco muda em estágios em vez de abruptamente.

Lentes de contato multifocais podem ajudar pessoas com presbiopia

Aqueles com presbiopia que não têm outros problemas de visão podem simplesmente optar por óculos de leitura. A vantagem dos óculos de leitura é que eles não precisam ser usados o tempo todo, mas podem ser usados somente quando necessário. Embora o termo óculos de leitura implique que essas lentes sejam usadas para leitura, elas também podem ser usadas para focar em trabalhos de close-up de qualquer tipo.

Se os óculos não agradarem, dois tipos de lentes de contato estão disponíveis para corrigir a presbiopia. As lentes multifocais funcionam como bifocais, fornecendo dois pontos de foco.

As lentes de monovisão funcionam de maneira muito diferente. Um olho é equipado com uma lente para lidar com a distância, enquanto a lente de contato do outro olho tem uma força completamente diferente para lidar com a presbiopia.

Algumas pessoas não gostam da sensação de monovisão e sentem náuseas ou tonturas ao usar essas lentes. Como os olhos não têm mais capacidade estereoscópica por causa da força diferente das lentes, a percepção de profundidade pode ser afetada negativamente.

Existem alternativas cirúrgicas para óculos e lentes de contato. As técnicas de cirurgia Lasik, com tempo mínimo de inatividade após a cirurgia, produzem um efeito de monovisão.

É aconselhável que qualquer pessoa que esteja considerando Lasik experimente lentes de monovisão por algumas semanas antes de sofrer alterações permanentes nos olhos por meio de cirurgia a laser.

Em 2004, o FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) aprovou uma nova técnica, ceratoplastia condutiva, para o tratamento da presbiopia. Nesta cirurgia, a energia radiofrequente encolhe a córnea, o que resulta no alongamento da lente. Esta cirurgia tem os mesmos efeitos que Lasik, então aqueles que estão considerando a ceratoplastia devem ter certeza de que podem lidar com a monovisão.

Se a monovisão provar ser uma alternativa aceitável para lidar com a presbiopia, a cirurgia em si dura apenas três minutos e tem uma taxa de sucesso de 98% na marca de 12 meses.

Se alguém quiser tentar métodos mais naturais de correção da presbiopia, há algumas sugestões. Muitos fitoterapeutas recomendam tomar o suplemento luteína, que pode prevenir a presbiopia, além de proporcionar saúde geral aos olhos. A luteína também é abundante em vegetais verdes e gemas de ovo.

Alguns optometristas acreditam que os exercícios para os olhos aumentam a acuidade visual e podem diminuir ou eliminar a presbiopia.

Ambos os métodos naturais oferecem evidências anedóticas para apoiar suas afirmações de sucesso. No entanto, não foi comprovado cientificamente que tomar luteína nem fazer exercícios para os olhos corrige problemas de visão.

O que causa a presbiopia?

Presbiopia

A presbiopia, usualmente chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que se manifesta em todas as pessoas geralmente após os 40 anos de idade (isto também depende da atividade da pessoa): o cristalino perde a elasticidade, encurva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto.

nome presbiopia vem da palavra grega presbus, que significa “homem velho“. Em pessoas jovens, a lente do olho é macia e flexívelcapaz de mudar rapidamente seu formato para focalizar a imagem. Com o tempo um endurecimento gradual do material que compõe a lente; como resultado, a capacidade de foco diminui.

A presbiopia não é um defeito anatômico do globo, e sim uma redução fisiológica da amplitude de acomodação que faz o ponto próximo afastar-se do olho, lenta e gradativamente.

Um olho saudável acomoda-se perfeitamente à refração da luz, tanto ao perto como ao longe. À medida que envelhece o cristalino torna-se menos elástico ao mesmo tempo os músculos oculares perdem flexibilidade.

O mecanismo de acomodação (capacidade do olho modificar a potência óptica para ver a diferentes distâncias), é baseado na variação da forma do cristalino.

Grosso modo, o cristalino é formado por uma cápsula elástica transparente que encerra uma substância mole e deformável de elevada transparência e disposta em camadas como uma cebola.

A acomodação dá-se mediante a alteração da forma do cristalino, sobretudo pelo aumento da curvatura da face anterior.

A forma com que fica o cristalino no estado acomodado depende da interação entre a elasticidade da cápsula e da substancia interna.

As alterações da forma são provocadas pela contração ou relaxação do músculo ciliar, ligado ao cristalino pelas fibras da zónula, e apesar de que a capacidade de contração do músculo ciliar se vá reduzindo não parece ser esse o principal fator causador da presbiopia.

À medida que a idade avança, dão-se alterações químicas e físicas que tendem a aumentar a resistência da massa interna do cristalino e consequentemente, a capacidade da cápsula do cristalino em adoptar uma forma mais curva.

Quais os primeiros sinais da presbiopia?

Os seus braços já não são suficientemente longos para ler o jornal? Tem dificuldade em enfiar uma agulha?

Estes são os primeiros sinais da presbiopia. Outros sintomas podem ser as dores de cabeça e a fadiga ocular.

O olho perde a capacidade de focalizar nitidamente as imagens dos ojetos próximos, porque estas se formam atrás da retina e não sobre ela. Embora o resultado desta anomalia seja semelhante ao da hipermetropia, as causas são muito diferentes.

Quais são os sintomas da presbiopia?

Pessoas com presbiopia muitas vezes acham que se tornaram míopes: elas conseguem ler placas de trânsito e assistir a filmes confortavelmente, mas são incapazes de focalizar letras pequenas, como na lista telefônica, ou fazer trabalhos com detalhes, como bordado. Na verdade, a miopia é causada por um olho com formato irregular, enquanto que a presbiopia é simplesmente o resultado da perda de flexibilidade da lente.

Pessoas que utilizam a visão para trabalhos manuais como costura, artesanatos e leitura, o fazem a uma distância de cerca de 33 cm., procurando visualizar nitidamente o objeto, com um mínimo de esforço visual.

Com o passar dos anos esse esforço aumenta progressivamente, até o ponto de falência, que obriga o leitor a ir afastando o seu objeto até que se torna inviável a visualização.

Como se pode corrigir a presbiopia?

Pessoas que sofrem de presbiopia podem corrigir sua visão através de óculos ou lentes de contato.

Fonte: www.presbicia.org/www.oftalmojanot.com.br/www.essilor.pt/www.wisegeek.org/www.dayhorc.com.br/www.aao.org/www.health.harvard.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Avaliação Cognitiva

PUBLICIDADE Definição de Avaliação Cognitiva A avaliação cognitiva (ou teste de inteligência) é usada para determinar as …

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.