Breaking News
Home / Saúde / Síndrome Carcinóide

Síndrome Carcinóide

PUBLICIDADE

Definição

A síndrome carcinóide é um grupo de sintomas associados a tumores carcinóides. São tumores do intestino delgado, cólon, apêndice e tubos brônquicos nos pulmões.

O que é

A síndrome carcinóide é uma constelação de sintomas que aparece em cerca de 10% dos indivíduos que sofrem de tumores carcinóides.

Como esses tumores crescem muito lentamente e raramente produzem sintomas notáveis, o desenvolvimento de síndrome carcinóide é frequentemente a chave para identificar e diagnosticar um tumor carcinóide.

O tratamento para a síndrome carcinóide geralmente depende da remoção do tumor e do tratamento com certos medicamentos.

As pessoas podem desenvolver tumores carcinóides nos pulmões e trato digestivo, e esses tumores às vezes também aparecem nos ovários. Esse tipo de tumor é extremamente raro, e apenas certos tumores farão com que o paciente desenvolva uma síndrome carcinóide.

A síndrome é causada pelo desenvolvimento de tumores que secretam certos hormônios, incluindo a serotonina, que entra na corrente sanguínea.

Em alguns pacientes, o fígado quebra os hormônios antes que eles possam causar problemas de saúde, mas em outros casos, a síndrome carcinóide pode aparecer.

Um dos sintomas clássicos dessa condição é o rubor da pele. Além disso, o paciente pode desenvolver lesões de pele, principalmente na face, além de dor abdominal, diarréia, chiado no peito e pressão arterial baixa.

Alguns pacientes também apresentam anormalidades na função cardíaca como resultado da síndrome carcinóide.

Os exames de sangue geralmente revelam um nível elevado de hormônios na corrente sanguínea, e os tumores serão identificáveis nos estudos de imagem médica.

Como os tumores carcinóides crescem muito lentamente, algumas vezes o médico simplesmente recomenda que o paciente tome medicamentos projetados para combater os hormônios, restaurando o equilíbrio do sistema endócrino e permitindo que a função corporal volte ao normal.

Medicamentos também podem ser administrados para diminuir ou retardar os tumores.

Em casos mais extremos ou avançados, a cirurgia pode ser usada para remover os tumores, resolvendo assim a síndrome carcinóide.

Um dos fatores de risco mais comuns para tumores carcinóides é uma história familiar.

Além disso, as pessoas que fumam ou comem uma dieta pobre correm um risco aumentado, assim como as pessoas que sofrem de condições médicas que envolvem o trato digestivo ou os pulmões.

A raça também parece ser um problema, com os negros em particular sendo mais propensos a desenvolver tumores carcinóides.

Exames regulares podem ajudar médicos e pacientes a identificar alterações médicas rapidamente, o que pode levar a uma identificação mais rápida de problemas como tumores carcinóides.

As pessoas também devem ter o hábito de observar mudanças em seu nível de energia ou saúde geral, para que possam procurar atendimento médico se as alterações forem persistentes ou preocupantes.

A diarreia crônica, por exemplo, é algo que deve ser abordado, porque, mesmo que não seja causada pela síndrome carcinóide, pode estar relacionada a outro problema médico que pode e deve ser tratado.

Visão global

A síndrome carcinóide ocorre quando um tumor cancerígeno raro chamado tumor carcinóide secreta certos produtos químicos na corrente sanguínea, causando uma variedade de sinais e sintomas.

Os tumores carcinóides ocorrem mais comumente no trato gastrointestinal ou nos pulmões.

A síndrome carcinóide geralmente ocorre em pessoas com tumores carcinóides avançados.

O tratamento da síndrome carcinóide geralmente envolve o tratamento do câncer.

No entanto, como a maioria dos tumores carcinóides não causa síndrome carcinóide até que estejam avançados, uma cura pode não ser possível.

Nesses casos, os medicamentos podem aliviar os sintomas da síndrome carcinóide e deixá-lo mais confortável.

Resumo

A síndrome carcinóide é uma doença que consiste em uma combinação de sintomas, manifestações físicas e achados laboratoriais anormais.

A síndrome carcinóide é observada em indivíduos que têm um tumor carcinóide subjacente com disseminação para o fígado.

Os tumores carcinóides são tumores neuroendócrinos bem diferenciados com propriedades secretoras, liberando serotonina, juntamente com vários outros peptídeos ativos.

Esses tumores podem surgir em qualquer lugar ao longo do intestino primitivo e, portanto, são encontrados na árvore brônquica (vias aéreas) e ao longo do trato gastrointestinal.

As células tumorais também podem migrar (metastizar) para o fígado.

Os tumores carcinóides ocorrem mais comumente no intestino delgado e no apêndice, mas 10% se originam no pulmão.

Outras áreas afetadas incluem o reto, cólon, pâncreas, estômago, ovário, timo, rim, próstata, mama e outros locais.

Essas doenças malignas de crescimento lento tendem a se espalhar para os gânglios linfáticos e o fígado, mas também podem sofrer metástases nos pulmões, ossos, cérebro e pele. Apenas cerca de 10% das pessoas com um tumor carcinóide desenvolverão síndrome carcinóide.

Os principais sintomas dessa síndrome incluem rubor facial vermelho quente, diarréia e chiado no peito.

A síndrome carcinóide ocorre quando o tumor produz quantidades excessivas de serotonina em um indivíduo com metástases hepáticas. Em pacientes que não se espalharam para o fígado, a serotonina liberada por um tumor intestinal será decomposta em substância inativa; assim, a síndrome carcinóide não ocorre.

Fonte: medlineplus.gov/rarediseases.org/www.ncbi.nlm.nih.gov//www.carcinoid.org/bestpractice.bmj.com/www.hopkinsmedicine.org/www.oncolink.org/www.urmc.rochester.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glicerina Vegetal

PUBLICIDADE Definição A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol vegetal, é um produto de carboidrato …

Doença de Creutzfeldt-Jakob

PUBLICIDADE Definição A doença de Creutzfeldt-Jakob é um distúrbio cerebral degenerativo que leva à demência …

Xantelasma

PUBLICIDADE Definição Xantelasma são nódulos gordurosos que tendem a se formar perto dos cantos internos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.