Breaking News
Home / Saúde / Hipocinesia

Hipocinesia

PUBLICIDADE

O que é Hipocinesia?

Quando uma pessoa sofre de movimento corporal diminuído, é muitas vezes referida como hipocinesia.

Esta condição pode resultar de vários fatores, como a doença de Parkinson ou um distúrbio de saúde mental. Uma doença prolongada, como um caso grave de gripe, também pode resultar na doença.

Seu tratamento varia dependendo da sua origem.

Além da atividade física regular, a função motora também pode ser diminuída em casos de hipocinesia.

Alguns sofredores da condição experimentam movimentos corporais lentos, enquanto outros podem deixar de se mover até certo ponto. Quando o distúrbio ocorre em bebês, é conhecido como síndrome de Illum e pode incluir retardo mental ou físico como sintomas.

Cinco tipos de hipocinesia existem.

Pacientes que experimentam uma lentidão geral em seus movimentos, muitas vezes têm o tipo de bradicinesia da condição. Um exemplo disso pode incluir um paciente com doença de Huntington, doença de Parkinson ou outra forma de doença nos gânglios da base. Em termos da doença de Parkinson, esta condição é conhecida como um dos três sintomas que definem a doença.

Pacientes que apresentam dificuldade em manter uma postura ereta são tipicamente diagnosticados com instabilidade postural. Também conhecida como desordem do equilíbrio, essa condição pode resultar em vários outros sintomas, como tonturas ou sentimentos inexplicáveis de tontura. A percepção e a sensação de espaço também podem sofrer sob essa condição. A instabilidade postural pode afetar pessoas com condições cerebrais degenerativas, distúrbios autoimunes e outras condições.

A hipocinesia congelada ocorre quando os pacientes não conseguem movimentar seus próprios músculos da maneira que pretendem. Embora eles possam querer mover a perna ou outros músculos, seus corpos simplesmente não acomodarão seus desejos.

Várias doenças dos gânglios da base e outras condições podem resultar nesta forma da doença.

Aqueles que são incapazes de comandar seus movimentos do corpo devido a problemas com o sistema nervoso central podem estar experimentando o tipo de hipocinesia Akinesia.

As causas desse tipo de distúrbio variam de acordo com a causa do dano ao sistema nervoso central. A doença de Parkinson também pode resultar nesse tipo de hipocinesia.

A rigidez é o tipo final de hipocinesia. Isso ocorre quando o corpo resiste ao movimento devido a um aumento no tônus muscular.

Pacientes que exibem movimentos bruscos aparentemente aleatórios podem estar sofrendo desse distúrbio. Quando os pacientes com essa condição tentam se mover rapidamente, pode ocorrer espasticidade.

Isso resulta no paciente sendo incapaz de controlar a função motora.

Dependendo da causa, a hipocinesia pode ser tratável. Pode até ser curada pela recuperação completa de um paciente, se a causa médica também for curável. Em casos incuráveis, às vezes pode ser gerenciado com medicação ou fisioterapia.

Descrição

A hipocinesia é um tipo de distúrbio do movimento.

Isso significa especificamente que seus movimentos têm uma “amplitude diminuída” ou não são tão grandes quanto você espera que eles sejam.

A hipocinesia está relacionada à acinesia, o que significa ausência de movimento e bradicinesia, o que significa lentidão de movimento. Os três termos são frequentemente agrupados e referidos sob o termo bradicinesia.

Esses distúrbios do movimento são frequentemente equacionados com a doença de Parkinson.

A hipocinesia é o outro lado do termo hipercinesia. A hipocinesia ocorre quando você tem pouco movimento, e a hipercinesia ocorre quando você tem muitos movimentos involuntários.

Sintomas

A hipocinesia é frequentemente vista em conjunto com acinesia e bradicinesia.

Junto com o problema de controle do motor, essa combinação de problemas também pode vir com vários sintomas não motores.

Essas combinações de sintomas são geralmente associadas à doença de Parkinson.

Sintomas motores

Movimentos incomuns podem aparecer em diferentes partes do corpo de maneiras diferentes.

Algumas possibilidades incluem:

Olhar não expressivo em seu rosto (hipomimia)
Piscar diminuído
Olhar vazio em seus olhos
Fala suave (hipofonia) com perda de flexão (aprosódia)
Babando porque você para de engolir automaticamente
Ombro lento encolher de ombros e levantar o braço
Agitação descontrolada (tremor)
Caligrafia pequena e lenta (micrografia)
Diminuição do balanço do braço ao andar
Movimentos lentos e pequenos ao abrir e fechar as mãos ou tocar os dedos
Baixa destreza para barbear, escovar os dentes ou maquiar
Movimentos lentos e pequenos ao bater com os pés ou tocar os dedos dos pés
Postura flexionada para a frente
Andar lento e arrastado
Dificuldade para começar ou congelar durante os movimentos
Dificuldade em se levantar de uma cadeira, sair do seu carro e virar na cama

Sintomas não motores

Os sintomas mentais e físicos não causados especificamente pela hipocinesia geralmente acompanham a hipocinesia e a doença de Parkinson.

Esses incluem:

Perda de capacidade para multi-tarefa e concentrar
Lentidão de pensamento
Início de demência
Depressão
Ansiedade
Psicose ou outras condições psiquiátricas
Distúrbios do sono
Fadiga
Pressão arterial baixa quando em pé
Prisão de ventre
Dor inexplicada
Perda de olfato
Disfunção erétil
Dormência ou sensação de “alfinetes e agulhas”

Causa

A hipocinesia é mais frequentemente observada na doença de Parkinson ou síndromes parecidas a Parkinson. Mas também pode ser um sintoma de outras condições:

A esquizofrenia e outras condições cognitivas muitas vezes vêm com problemas de função motora, como a hipocinesia. Esses distúrbios do movimento podem acontecer porque diferentes partes do cérebro não “conversam” umas com as outras corretamente.

A demência com corpos de Lewy é uma forma de demência. Os sintomas podem incluir alucinações visuais, problemas cognitivos, distúrbios do movimento como hipocinesia, quedas repetidas, desmaios, delírios, distúrbios do sono e depressão.

A atrofia de múltiplos sistemas é um grupo de distúrbios do sistema nervoso que causa hipocinesia, incoordenação, alterações na fala, rigidez, fraqueza, disfunção erétil, problemas urinários e tontura ao se levantar.

A paralisia supranuclear progressiva é um distúrbio com sintomas motores semelhantes aos de Parkinson.

A característica da condição é a incapacidade de mover os olhos para cima e para baixo. Você também pode ter problemas para manter as pálpebras abertas. Você pode ter problemas com fala e deglutição, e você pode pensar devagar.

Acidente vascular cerebral raramente resulta em hipocinesia ou outro distúrbio do movimento. Quando isso ocorre, a hipocinesia pós-AVC normalmente melhora após 6 a 12 meses.

Degeneração ganglionar basal cortical é uma doença rara tipo Parkinson. Você pode ter rigidez em um lado do corpo, contrações musculares dolorosas e problemas de fala. Às vezes, o seu braço ou perna vai se mover sem você “mandar”.

Fonte: www.wisegeek.org/www.healthline.com/www.sciencedirect.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Neuroendocrinologia

PUBLICIDADE Definição A neuroendocrinologia é a disciplina que estuda a produção de hormônios pelos neurônios, a sensibilidade …

Teste de Watson

Teste de Watson

PUBLICIDADE Definição O teste de Watson é um teste de diagnóstico para instabilidade entre os ossos escafoide …

Síndrome de Lesch-Nyhan

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Lesch-Nyhan é uma condição genética rara que resulta em anormalidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.