Breaking News
Home / Saúde / Miíase

Miíase

PUBLICIDADE

Definição

A miíase é uma doença causada pela infestação de larvas de moscas na pele ou outros tecidos de animais. É caracterizada pelo desenvolvimento e crescimento de larvas de moscas em tais tecidos.

O nome Miíase deriva do grego antigo – myia = “mosca” + sufixo iasys = “moléstia”.

A Miíase varia amplamente nas formas que assume e nos seus efeitos nas vítimas. Tais variações dependem em grande parte das espécies de moscas e onde as larvas estão localizadas. Algumas moscas depositam ovos em feridas abertas, outras larvas podem invadir a pele intacta ou entrar no corpo através do nariz ou das orelhas, e outras ainda podem ser engolidas se os ovos forem depositados nos lábios ou na comida.

Miíase – Larvas de moscas

Miíase é a infestação de tecido com larvas de moscas, comumente chamadas de larvas. É difundido nos trópicos e subtrópicos da África e das Américas, e ocorre com frequência significativamente menor na maioria das outras áreas do mundo.

A infestação é na maioria das vezes subcutânea e produz uma lesão furunculoide ou de fervura, mas também é conhecida por ocorrer em feridas e certas cavidades do corpo.

Como as viagens para regiões endêmicas se tornam mais comuns, os médicos, especialmente os dermatologistas, em áreas não endêmicas são cada vez mais confrontados com casos de miíase.

Médicos nos países desenvolvidos do norte podem não estar familiarizados com esta infecção parasitária. Assim, diagnósticos incorretos e esquemas inadequados de tratamento não são infrequentes. Maior conscientização por parte dos médicos sobre sintomas clínicos e históricos de exposição relevantes melhoraria a conveniência e eficácia do tratamento para pacientes com miíase.

O que é Miíase?

A miíase é uma doença parasitária causada por uma infestação de larvas de moscas em várias partes do corpo.

Existem quase 100 tipos de moscas que pertencem à ordem dos dípteros que podem causar miíase.

Exemplos de espécies que podem causar miíase incluem a mosca humana, a mosca-das-ovelhas e a mosca tumbu. Eles normalmente ganham entrada no corpo humano através de feridas abertas, inalação, ingestão de produtos de carne infectados e, às vezes, até mesmo através de pele intacta. A infestação freqüentemente afeta os olhos, pele, orelhas e nariz.

As manifestações da doença geralmente dependem de qual parte do corpo a mosca depositou suas larvas. Quando está no olho, por exemplo, o paciente apresenta irritação ocular grave, dor, inchaço das pálpebras e choro. Ele também pode experimentar sensações de ter um corpo estranho dentro do olho.

Se a miíase afeta o nariz, o paciente geralmente se queixa de obstrução nasal, freqüentes hemorragias nasais e dificuldade para engolir. As descargas nasais com mau cheiro também são observadas. Invasão das orelhas, por outro lado, geralmente apresenta descargas fedorentas do ouvido afetado. Um paciente pode ter a sensação de ouvir ruídos de zumbido também. Os distúrbios de pele freqüentemente mostram lesões dolorosas e com coceira no couro cabeludo, nas pernas e no rosto, e ele pode sentir que algo está se rastejando sob sua pele.

Miíase
As larvas podem infestar partes do corpo humano

Miíase
A miíase pode afetar o couro cabeludo e causar coceira

Miíase
A lavagem minuciosa das mãos pode ajudar a prevenir a miíase

As pessoas que vivem ou viajam em países tropicais e subtropicais, como o México, ou em continentes como a África e a América do Sul, têm maiores chances de contrair miíase.

A incidência da doença aumenta durante os meses de verão. Essas moscas preferem principalmente ambientes quentes e úmidos, ideais para seu crescimento.

Qualquer um pode ser infectado com a doença, especialmente aqueles que gostam de fazer atividades ao ar livre.

Médicos de medicina interna especializados em doenças infecciosas são frequentemente os médicos que diagnosticam e tratam pacientes com miíase. Não há, no entanto, testes diagnósticos precisos para miíase. Os médicos frequentemente diagnosticam esses pacientes através dos sinais e sintomas que manifestam, bem como através das informações pertinentes que solicitam dos pacientes.

O tratamento da miíase envolve limpeza e desinfecção da ferida. Às vezes os médicos removem as larvas cirurgicamente.

A miíase pode ser evitada pela eliminação da sua principal fonte. Os criadouros de moscas devem ser destruídos através da eliminação adequada de resíduos e com o uso de inseticidas. Além disso, boa higiene pessoal, saneamento adequado e técnicas corretas de lavagem das mãos também são práticas importantes a serem observadas. Passar roupas antes de usá-las é outra maneira de matar os ovos das moscas.

História do Descobrimento

As larvas têm um papel importante na história da biologia, pois eram centrais em experimentos que rejeitavam a teoria da geração espontânea.

Bem no século 17, os cientistas europeus acreditavam que a carne podre em si deu origem a vermes e moscas.

Em 1668, o poeta e médico italiano Francisco Redi (1626-1697) conduziu o seguinte experimento, um dos primeiros a utilizar controles apropriados: colocou amostras de carne em duas séries de jarras, metade delas tampadas e a outra metade aberta. e observou a carne em busca de sinais de apodrecimento e miíase.

A carne nos frascos com tampas começou a apodrecer, mas, não tendo contato com moscas adultas, não produziu larvas, enquanto a carne nos frascos abertos foi visitada por moscas adultas, infestada de larvas de moscas e, eventualmente, produzindo mais moscas adultas. Redi julgou corretamente que as larvas se desenvolviam a partir de ovos, pequenos demais para serem vistos, que eram depositados nas amostras de carne pelas moscas adultas.

Fonte: ww.seslisozluk.net/www.wisegeek.org/educalingo.com/glosbe.com/web.stanford.edu/www.ncbi.nlm.nih.gov

Veja também

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Onicólise

PUBLICIDADE Definição A onicólise é um distúrbio comum que afeta as unhas. A condição é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.