Breaking News
Home / Saúde / Desmoplasia

Desmoplasia

PUBLICIDADE

Definição

Desmoplasia é a formação de tecido conjuntivo fibroso ou conjuntivo em qualquer parte do corpo.

O que é

A desmoplasia é o crescimento de tecido conjuntivo fibroso em uma área do corpo onde normalmente não aparece.

Esse tipo de crescimento de tecido geralmente ocorre como parte do que é conhecido como reação desmoplástica, em que o corpo do paciente desenvolve tecido anormal em resposta ao trauma.

Em alguns casos, a desmoplasia é benigna, enquanto em outros casos pode ser perigosa ou associada a uma malignidade.

Em situações em que é motivo de preocupação, um cirurgião pode ser chamado para extirpar ou romper o tecido.

Uma forma comum de desmoplasia é uma adesão, uma banda de tecido fibroso resistente que se desenvolve no abdome após algumas cirurgias e em resposta à inflamação crônica.

As aderências podem se tornar um problema, pois podem interferir na função do órgão e levar a situações como estenoses, onde os intestinos e outras estruturas são comprimidas pela desmoplasia e o paciente desenvolve um distúrbio como uma obstrução intestinal.

Tratamentos cirúrgicos estão disponíveis para remover o tecido, e a tela pode ser implantada para prevenir a formação de novas aderências após a cirurgia.

Algumas malignidades podem desencadear uma reação desmoplástica, causando a formação de tecido fibroso ao redor ou perto de um tumor, à medida que o corpo responde à inflamação associada ao crescimento celular descontrolado. Este tecido pode ser removido durante uma cirurgia para retirar o tumor, ou deixado no lugar, dependendo do tumor e do paciente.

Também pode se formar durante o tratamento do câncer, pois os pacientes são tratados com quimioterapia e radiação, já que a inflamação está associada a muitos tratamentos contra o câncer.

Crescimento desmoplásico benigno às vezes se desenvolve em pacientes, particularmente ao redor do osso.

Um patologista pode ser solicitado a examinar um espécime para determinar as origens e verificar se é provável que ele se espalhe.

Se o crescimento não for prejudicial, uma abordagem de esperar e ver normalmente será recomendada; o crescimento pode precisar ser removido se crescer incomumente grande, mas por outro lado, o paciente deve ser capaz de viver confortavelmente com a desmoplasia.

Quando um médico sugere que um crescimento pode ser desmoplasia ou uma reação desmoplástica, isso não é necessariamente uma causa de pânico.

O tecido fibroso pode se desenvolver em uma variedade de circunstâncias e mais informações são necessárias para determinar se ele é prejudicial e qual seria a melhor abordagem para o tratamento.

Embora esses crescimentos possam estar associados a tumores, nem sempre é esse o caso, e os pacientes não devem tirar conclusões precipitadas.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.