Breaking News
Home / Saúde / Dermatite Alérgica

Dermatite Alérgica

PUBLICIDADE

Definição

Dermatite Alérgicauma reação alérgica retardada tipo IV (são sinônimas de imunidade mediada por células) da pele resultante do contato cutâneo com um alérgeno específico, com vários graus de eritema, edema e vesiculação. Esses alérgenos incluem corantes, perfumes, hera venenosa, certos produtos químicos e metais. Também chamado de dermatite alérgica de contato.

O que é Dermatite Alérgica?

dermatite alérgica é a inflamação da pele causada pela exposição a um alérgeno.

Esta condição da pele é muito comum.

Existem inúmeros tratamentos que podem ser usados para tratar a dermatite alérgica.

Normalmente, o cuidado para essa condição é supervisionado por um dermatologista, um médico especializado na identificação e tratamento de doenças da pele.

Recomenda-se receber tratamento tanto porque não há razão para permitir que a irritação da pele persista sem tratamento quando pode ser tratada e porque às vezes a dermatite alérgica é acompanhada de complicações que podem se tornar problemas médicos.

Na dermatite alérgica de contato, a pele reage diretamente a algo com que entra em contato. Por exemplo, alguém com alergia a lã que usa roupas de lã pode experimentar uma erupção de dermatite alérgica em áreas onde a pele entrou em contato com a lã.

Da mesma forma, as pessoas também podem desenvolver dermatite quando ingerem um alérgeno como resultado de uma reação imunológica prolongada.

Dermatite ocorre quando o sistema imunológico pensa erroneamente que algo é uma ameaça e reage para neutralizá-lo. A reação causa inflamação, o que leva a coceira, vermelhidão e inchaço. O paciente também pode sentir dor, especialmente se a dermatite é crônica e, às vezes, a pele pode rachar e ulcerar. A área da fuga pode ser extremamente desconfortável, especialmente se estiver presa sob as faixas de uma peça de roupa.

Dermatite Alérgica
As erupções cutâneas podem ser o resultado de uma reação alérgica

Muitas condições podem parecer dermatite alérgica, e um dermatologista pode ser necessário para examinar o local e realizar testes diagnósticos para confirmar que uma reação alérgica está ocorrendo.

Uma vez que a dermatite alérgica é identificada, o médico pode começar a diminuir possíveis alérgenos. Testes de desafio em que o paciente é exposto a alérgenos conhecidos podem ser usados.

Uma maneira de lidar com a dermatite alérgica é evitar a exposição aos alérgenos em questão.

Se, por exemplo, alguém desenvolver dermatite de contato depois de manipular determinado alimento, esse alimento pode ser evitado no futuro.

Medicamentos também podem ser prescritos para que as reações imunes não sejam tão fortes, permitindo que as pessoas estejam ao redor de alérgenos sem necessariamente sofrer uma reação grave. Para os surtos em curso, os cremes para a pele podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a comichão e tornar o paciente mais confortável.

Pacientes com história de dermatite alérgica devem certificar-se de que ela seja anotada em seus prontuários. Alergias de pele a coisas como látex e amido de milho são especialmente importantes para registrar, porque as pessoas que prestam assistência médica podem precisar tomar medidas especiais para evitar o desencadeamento de alergias.

Quais são as causas da dermatite?

Dermatite Alérgica
Dermatite alérgica de metal fixador em jeans

Existem muitas causas diferentes de dermatite, que é amplamente definida como inflamação da pele.

Na maioria das vezes, erupções cutâneas e comichão na pele são causadas por uma reação alérgica a algo, mas a causa específica da resposta alérgica pode variar muito de pessoa para pessoa.

Alguns dos alérgenos mais comuns que podem causar uma reação ruim incluem produtos químicos em sabão em pó ou material de limpeza, maquiagem, perfume, hidratante e materiais como borracha ou metal.

Dermatite também pode ser um sintoma de outra condição médica ou um resultado do ambiente em que a pessoa que sofre de dermatite vive.

dermatite de contato é um dos tipos comuns da doença, responsável por cerca de 80% de todas as ocorrências. Acontece quando uma substância irrita a pele ao tocá-la. Pode ser causada por alergias, porque a substância inclui um produto químico extremamente cáustico, como acetona ou querosene, ou porque a substância é simplesmente áspera na pele macia. Mesmo um suéter de lã arranhado pode causar dermatite.

Dermatite também é por vezes causada por outras doenças. Problemas gastrointestinais podem causar dermatite – um tipo chamado dermatite herpetiforme é um resultado direto da doença celíaca, por exemplo. Da mesma forma, a dermatite seborréica, caracterizada por pele escamosa na cabeça e no tronco, é um sintoma da doença de Parkinson. Também afeta uma grande porcentagem de pessoas com AIDS.

Embora muitas das causas da dermatite sejam fontes externas, a inflamação da pele também pode ser o resultado de coisas além do controle do doente. A genética de uma pessoa pode determinar se ela é propensa a dermatite; Um sistema imunológico danificado também pode aumentar a probabilidade. Embora o estresse não tenha sido comprovado como uma das causas da dermatite, estudos mostraram que ele pode piorar uma condição já existente.

Como a dermatite deve ser tratada geralmente depende da causa e gravidade do problema.

Os remédios naturais para a pele seca e com coceira incluem hidratação com uma loção livre de fragrância, eliminando alimentos ou materiais que possam estar causando uma reação ruim ou participando de uma atividade relaxante, como ioga ou meditação. Sem receitas as hidrocortisonas cremes podem ser eficazes em calmante e tratamento de dermatite leve a moderada também. Casos graves que envolvam bolhas, pústulas, feridas abertas ou rachaduras na pele provavelmente exigirão uma visita ao médico para receber uma receita para um anti – histamínico, um creme esteróide, um antibiótico oral ou mesmo a exposição à luz ultravioleta como parte da fototerapia.

Fonte: Portal São Francisco

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Fenômeno de Ashman

PUBLICIDADE Definição O fenômeno de Ashman, também conhecido como batimento do Ashman, descreve um tipo particular …

Lipogênese

Lipogênese

PUBLICIDADE Definição Lipogênese é a formação metabólica de gordura, a transformação de materiais alimentares não gordurosos …

Cortisol

PUBLICIDADE Definição O cortisol é um hormônio baseado em esteróides e é sintetizado a partir do colesterol …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.