Dermatite Alérgica

PUBLICIDADE

Dermatite Alérgica – Definição

Dermatite Alérgica é uma reação alérgica retardada tipo IV (são sinônimas de imunidade mediada por células) da pele resultante do contato cutâneo com um alérgeno específico, com vários graus de eritema, edema e vesiculação. Esses alérgenos incluem corantes, perfumes, hera venenosa, certos produtos químicos e metais. Também chamado de dermatite alérgica de contato.

Dermatite de contato é o nome para qualquer inflamação da pele que ocorre quando a superfície da pele entra em contato com uma substância originária de fora do corpo.

Existem duas categorias principais de dermatite de contato: irritante e alérgica. A dermatite irritante é essencialmente uma lesão direta na pele, causada por compostos como ácidos, álcalis, fenol e detergentes.

O sistema imunológico não está envolvido na dermatite irritante e a pele da pessoa é danificada sem sensibilização prévia.

Na dermatite alérgica, no entanto, a pele do paciente reage a uma substância à qual foi sensibilizada. Um terceiro tipo de dermatite, a dermatite de foto contato, é desencadeada pela exposição da pele à luz após a aplicação de certos cosméticos ou produtos químicos. A dermatite de contato por foto pode ser irritante ou alérgica.

Dermatite Alérgica – O que é

dermatite alérgica é a inflamação da pele causada pela exposição a um alérgeno.

Esta condição da pele é muito comum.

Existem inúmeros tratamentos que podem ser usados para tratar a dermatite alérgica.

Normalmente, o cuidado para essa condição é supervisionado por um dermatologista, um médico especializado na identificação e tratamento de doenças da pele.

Recomenda-se receber tratamento tanto porque não há razão para permitir que a irritação da pele persista sem tratamento quando pode ser tratada e porque às vezes a dermatite alérgica é acompanhada de complicações que podem se tornar problemas médicos.

Na dermatite alérgica de contato, a pele reage diretamente a algo com que entra em contato. Por exemplo, alguém com alergia a lã que usa roupas de lã pode experimentar uma erupção de dermatite alérgica em áreas onde a pele entrou em contato com a lã.

Da mesma forma, as pessoas também podem desenvolver dermatite quando ingerem um alérgeno como resultado de uma reação imunológica prolongada.

Dermatite ocorre quando o sistema imunológico pensa erroneamente que algo é uma ameaça e reage para neutralizá-lo. A reação causa inflamação, o que leva a coceira, vermelhidão e inchaço.

O paciente também pode sentir dor, especialmente se a dermatite é crônica e, às vezes, a pele pode rachar e ulcerar. A área da fuga pode ser extremamente desconfortável, especialmente se estiver presa sob as faixas de uma peça de roupa.


As erupções cutâneas podem ser o resultado de uma reação alérgica

Muitas condições podem parecer dermatite alérgica, e um dermatologista pode ser necessário para examinar o local e realizar testes diagnósticos para confirmar que uma reação alérgica está ocorrendo.

Uma vez que a dermatite alérgica é identificada, o médico pode começar a diminuir possíveis alérgenos. Testes de desafio em que o paciente é exposto a alérgenos conhecidos podem ser usados.

Uma maneira de lidar com a dermatite alérgica é evitar a exposição aos alérgenos em questão.

Se, por exemplo, alguém desenvolver dermatite de contato depois de manipular determinado alimento, esse alimento pode ser evitado no futuro.

Medicamentos também podem ser prescritos para que as reações imunes não sejam tão fortes, permitindo que as pessoas estejam ao redor de alérgenos sem necessariamente sofrer uma reação grave.

Para os surtos em curso, os cremes para a pele podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a comichão e tornar o paciente mais confortável.

Pacientes com história de dermatite alérgica devem certificar-se de que ela seja anotada em seus prontuários. Alergias de pele a coisas como látex e amido de milho são especialmente importantes para registrar, porque as pessoas que prestam assistência médica podem precisar tomar medidas especiais para evitar o desencadeamento de alergias.

Dermatite Alérgica – Tipos


Dermatite Alérgica

A inflamação da pele é comumente chamada de ‘eczema’ ou ‘dermatite’. A dermatite de contato ocorre quando sua pele entra em contato com algo que a deixa vermelha e inflamada.

Existem 2 tipos de dermatite de contato:

Dermatite de contato alérgica – isso é causado por um alérgeno (um gatilho). Cada vez que você entra em contato com o alérgeno, a pele fica inflamada.
Dermatite de contato irritante – também conhecida como dermatite de contato, é quando sua pele fica inflamada quando exposta a um irritante, geralmente por um longo período de tempo.

Dermatite de contato

dermatite de contato pode ser uma doença de pele aguda ou crônica. Em geral, a dermatite de contato alérgica é mais grave e aguda em seu início do que a dermatite de contato irritante.

Na dermatite de contato irritante, a erupção geralmente se limita à área que foi exposta à substância, enquanto na dermatite de contato alérgica, a erupção geralmente se espalha para além da área diretamente exposta ao alérgeno. A dermatite de contato irritante afeta mais comumente as mãos, enquanto a dermatite de contato alérgica pode ser encontrada em quase qualquer parte do corpo, incluindo axilas e genitais.

É mais provável que a dermatite de contato alérgica envolva inchaço da pele e o desenvolvimento de pequenas bolhas cheias de líquido do que a dermatite de contato irritante.

dermatite de contato por foto geralmente é limitada à área da pele exposta à luz direta. Se a substância aplicada na pele foi alterada para irritante pela exposição à luz, o principal sintoma é uma sensação de queimação semelhante à queimadura solar. Se a substância foi alterada para um alérgeno, a sensação primária é de coceira.

Dermatite Alérgica – Causas


Dermatite alérgica de metal fixador em jeans

Existem muitas causas diferentes de dermatite, que é amplamente definida como inflamação da pele.

Na maioria das vezes, erupções cutâneas e comichão na pele são causadas por uma reação alérgica a algo, mas a causa específica da resposta alérgica pode variar muito de pessoa para pessoa.

Alguns dos alérgenos mais comuns que podem causar uma reação ruim incluem produtos químicos em sabão em pó ou material de limpeza, maquiagem, perfume, hidratante e materiais como borracha ou metal.

Dermatite também pode ser um sintoma de outra condição médica ou um resultado do ambiente em que a pessoa que sofre de dermatite vive.

dermatite de contato é um dos tipos comuns da doença, responsável por cerca de 80% de todas as ocorrências. Acontece quando uma substância irrita a pele ao tocá-la. Pode ser causada por alergias, porque a substância inclui um produto químico extremamente cáustico, como acetona ou querosene, ou porque a substância é simplesmente áspera na pele macia.

Mesmo um suéter de lã arranhado pode causar dermatite.

Dermatite também é por vezes causada por outras doenças. Problemas gastrointestinais podem causar dermatite – um tipo chamado dermatite herpetiforme é um resultado direto da doença celíaca, por exemplo.

Da mesma forma, a dermatite seborréica, caracterizada por pele escamosa na cabeça e no tronco, é um sintoma da doença de Parkinson. Também afeta uma grande porcentagem de pessoas com AIDS.

Embora muitas das causas da dermatite sejam fontes externas, a inflamação da pele também pode ser o resultado de coisas além do controle do doente.

A genética de uma pessoa pode determinar se ela é propensa a dermatite; Um sistema imunológico danificado também pode aumentar a probabilidade.

Embora o estresse não tenha sido comprovado como uma das causas da dermatite, estudos mostraram que ele pode piorar uma condição já existente.

Como a dermatite deve ser tratada geralmente depende da causa e gravidade do problema.

Os remédios naturais para a pele seca e com coceira incluem hidratação com uma loção livre de fragrância, eliminando alimentos ou materiais que possam estar causando uma reação ruim ou participando de uma atividade relaxante, como ioga ou meditação.

Sem receitas as hidrocortisonas cremes podem ser eficazes em calmante e tratamento de dermatite leve a moderada também. Casos graves que envolvam bolhas, pústulas, feridas abertas ou rachaduras na pele provavelmente exigirão uma visita ao médico para receber uma receita para um anti – histamínico, um creme esteróide, um antibiótico oral ou mesmo a exposição à luz ultravioleta como parte da fototerapia.

Dermatite Alérgica – Sintomas


Dermatite Alérgica

Ambos os tipos de dermatite de contato podem fazer com que a pele se torne:

Rachada
Vermelha
Cheio de bolhas
Espessa
Seca
Coceira

Dermatite Alérgica – Diagnóstico

Se você acha que tem dermatite de contato, seu médico pode encaminhá-lo a um dermatologista (especialista em pele) ou imunologista (especialista em alergia).

Pode ser difícil diagnosticar a causa da dermatite de contato alérgica porque a erupção geralmente aparece dias após o contato com o alérgeno. O especialista pode fazer um teste cutâneo, exame de sangue ou teste de contato (quando os adesivos são aplicados na pele por vários dias) para ver ao que você é alérgico.

Não existe um teste específico para diagnosticar a dermatite de contato irritante.

Dermatite Alérgica – Tratamento

O tratamento envolve descobrir qual alérgeno ou irritante está causando a dermatite de contato e depois evitá-la. A erupção deve desaparecer lentamente assim que você evitar o gatilho.

É possível ter diferentes tipos de dermatite de contato ao mesmo tempo. Você pode precisar evitar vários alérgenos ou irritantes diferentes.

Seu médico pode recomendar um hidratante, cremes ou comprimidos esteróides ou terapia como luz ultravioleta. Em casos graves, pode ser necessária medicação imunossupressora.

Tente não arranhar a pele afetada e mantenha as unhas curtas para não se arranhar acidentalmente e quebrar a pele. Seu farmacêutico ou médico pode recomendar alguns produtos que podem ajudar com a pele seca, dolorida ou com coceira.

Dermatite Alérgica – Prevenção

Se você tiver dermatite alérgica de contato, será alérgico ao alérgeno por toda a vida. Prevenir a erupção depende de quão fácil é evitar o surto.

A melhor maneira de evitar um surto é:

Mantenha sua casa livre da substância ou substâncias que desencadeiam a dermatite de contato.
Tome medidas para proteger qualquer pele exposta se os gatilhos forem inevitáveis. Tente usar roupas de proteção para minimizar o contato, por exemplo, usar luvas ao lavar a louça ou usar produtos de limpeza.
Use um creme de barreira para proteger sua pele.
Lave a pele assim que entrar em contato com um gatilho. Lave também as roupas que possam ter entrado em contato com ele.
Se você entrar em contato com seus irritantes ou alérgenos no trabalho, informe seu empregador para que eles possam ajudar a reduzir qualquer contato que você tenha com eles.
Evite que sua pele fique muito seca. Hidratantes diários (cremes emolientes) podem ajudar. Aplique-os depois que a pele estiver molhada, como depois de lavar a louça, tomar banho ou nadar.
Evite mudanças extremas de calor ou frio e umidade.

Fonte: Equipe Portal São Francisco/www.healthdirect.gov.au/www.aad.org/www.niams.nih.gov/www.encyclopedia.com/www.emedicine.com/www.mayoclinic.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.