Breaking News
Home / Saúde / Carotenemia

Carotenemia

PUBLICIDADE

O que é Carotenemia?

A carotenemia é uma condição benigna caracterizada pelo amarelecimento das palmas das mãos, solas dos pés, face e outras áreas da pele.

A condição ocorre quando um excesso de caroteno, um pigmento amarelo encontrado nos alimentos, se acumula na corrente sanguínea.

É mais comumente visto em bebês cujas dietas consistem em alimentos ricos em caroteno, como cenouras, vegetais verdes e amarelos e leite.

A carotenemia normalmente não requer tratamento médico e os sinais físicos geralmente desaparecem sozinhos com pequenas mudanças na dieta.

Um bebê que desenvolve uma pele amarelada ainda deve ser avaliado por um pediatra, no entanto, para descartar outras possíveis causas.

O caroteno, encontrado em muitas plantas e produtos lácteos, é uma importante fonte de vitamina A na dieta. É absorvido pelo trato gastrointestinal e convertido em vitamina A utilizável ao longo do tempo. Quando o excesso de caroteno sobrecarrega o intestino delgado, o pigmento satura o sangue e a pele. Como resultado, a pele exibe um tom amarelo claro a laranja.

A carotenemia está quase sempre associada à dieta, mas ocasionalmente pode ser um sinal de uma condição mais grave.

Diabetes, hipotireoidismo e doença hepática e renal podem alterar os níveis de caroteno no organismo e levar a sintomas físicos. Além disso, um distúrbio metabólico genético que inibe a conversão de caroteno-vitamina A pode produzir sintomas crônicos.

Pessoas que notam sinais de carotenemia em si ou em seus filhos devem consultar um médico para se certificar de que não há problemas de saúde subjacentes.

Um médico geralmente pode diagnosticar a carotenemia avaliando a aparência física da pele e perguntando sobre hábitos alimentares.

A carotenemia pode ser diferenciada das condições mais graves da pele, como a icterícia, pela sua manifestação: ela tende a afetar apenas pequenas áreas da pele e nunca envolve os olhos.

Se um paciente apresentar sintomas de fadiga, dor abdominal ou perda de peso, os exames de sangue são normalmente necessários para verificar outros problemas médicos.

Na maioria dos casos, os médicos não recomendam o tratamento para a carotenemia.

Desde que a condição é um resultado do que é geralmente considerado uma dieta saudável, um médico simplesmente tranquiliza o paciente que é inofensivo.

Se um indivíduo está preocupado com a aparência física de si mesma ou de seu filho, o médico pode sugerir a moderação de alimentos ricos em caroteno, como cenoura, pepino, brócolis, batata-doce e abóbora.

O amarelecimento começa a desaparecer dentro das primeiras duas semanas de limitar esses alimentos, e a pele normalmente volta ao normal dentro de cerca de três meses. Se fazer mudanças na dieta não ajuda, uma consulta de acompanhamento com um médico é necessária.

Qual é a diferença entre carotenemia e icterícia?

Como os sintomas da carotenemia são bastante semelhantes aos da icterícia, o que requer atenção médica emergente e agressiva, é importante entender a diferença entre as duas condições.

Em primeiro lugar e acima de tudo A carotenemia é uma condição da pele, ao passo que a icterícia não é uma condição em si, mas é um sinal de insuficiência hepática ou da vesícula biliar.

A carotenemia pode ser controlada por mudanças na dieta, ao passo que a icterícia não pode ser controlada apenas pela dieta.

Uma das maiores diferenças entre icterícia e carotenemia é que na icterícia a esclera ou a parte branca dos olhos também se torna amarela, o que não é o caso da carotenemia.

Embora tenha sido declarado que o consumo excessivo de caroteno é inofensivo e não causa efeitos nocivos, alguns sugerem que ele aumenta o risco de câncer, embora isso precise de mais esclarecimentos.

Quais são os sintomas da carotenemia?

O único sintoma manifesto de carotenemia é a descoloração amarela da pele. Em alguns casos, a pele pode ter um tom alaranjado. Esta descoloração é vista principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés.

Tipos e causas de carotenemia?

Existem dois tipos de carotenemia: carotenemia primária e secundária.

Carotenemia Primária: Este tipo de carotenemia ocorre devido ao consumo excessivo de alimentos ricos em caroteno, especialmente cenouras. A pigmentação da pele, como resultado da alta ingestão de caroteno, está associada à carotenemia primária.

Carotenemia Secundária: Existem certas condições médicas que contribuem para o desenvolvimento da carotenemia. Isso ocorre porque o caroteno não é metabolizado pelo corpo da maneira que deveria, o que resulta em acúmulo de caroteno no organismo. A descoloração da pele devido a esses fatores é denominada carotenemia secundária, já que não se deve à ingestão excessiva de caroteno, mas a certas condições que resultam em metabolismo inadequado do caroteno, levando à retenção de caroteno.

Algumas das condições que podem causar a carotenemia secundária são:

Anorexia nervosa.
Diabetes mellitus.
Hipotireoidismo.
Disfunção renal.
Disfunção hepática.

Definição

A Carotenemia é um nível excessivo de caroteno no sangue, que provoca um amarelecimento temporário da pele (pseudo-embriaguez).

A carotenemia é mais comumente observada em bebês alimentados com cenouras amassadas e adultos consumindo grandes quantidades de cenouras, suco de cenoura ou beta-caroteno em forma de suplemento.

Carotenemia – Pigmentação amarela da pele

A carotenemia é uma condição clínica caracterizada por pigmentação amarela da pele (xantoderma) e aumento dos níveis de beta-caroteno no sangue. Na maioria dos casos, a condição segue o consumo prolongado e excessivo de alimentos ricos em caroteno, como cenoura, abóbora e batata-doce. A carotenemia é um achado comum em crianças. A condição de carotenemia é inofensiva, mas pode levar a um diagnóstico errado de icterícia.

Carotenemia – Fotos

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/emedicine.medscape.com/www.dermnetnz.org/www.wisegeek.org/www.medicinenet.com/www.epainassist.com/mddk.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.