Breaking News
Home / Saúde / Anemia Perniciosa

Anemia Perniciosa

PUBLICIDADE

Definição

Anemia é uma condição na qual o corpo não possui glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente. Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio aos tecidos do corpo. Existem muitos tipos de anemia.

Anemia perniciosa é uma diminuição dos glóbulos vermelhos que ocorre quando o intestino não consegue absorver adequadamente a vitamina B12.

O que é

A anemia perniciosa é uma forma de anemia megaloblástica causada pela incapacidade de absorver a vitamina B12 adequadamente.

As anemias megaloblásticas envolvem os glóbulos vermelhos e, no caso de anemia perniciosa, os glóbulos vermelhos estão esgotados e podem estar malformados.

Historicamente, essa condição não foi identificada até que as pessoas já apresentassem sintomas de anemia, incluindo complicações, mas hoje pode ser diagnosticada com rastreamento antes que ocorra a anemia.

Pessoas com histórico familiar de anemia perniciosa devem considerar a triagem para verificar se estão ou não em risco.

Existem várias causas potenciais para anemia perniciosa.

Uma é uma forma congênita, na qual uma criança nasce sem a capacidade de absorver vitamina B12.

Em outros casos, um processo de doença subjacente interfere na absorção dessa vitamina.

Em pacientes com anemia perniciosa, o estômago não produz uma substância chamada fator intrínseco suficiente. Sem fator intrínseco, os intestinos não podem absorver a vitamina B12 e são passados como produto residual, em vez de serem absorvidos.

Uma vez que o corpo esgotou suas reservas de vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos, a anemia começa a surgir.

Os pacientes com essa condição geralmente apresentam problemas gastrointestinais, além de sintomas clássicos de anemia, como fraqueza, letargia e pele pálida.

A anemia perniciosa pode ser diagnosticada com um exame de sangue e com um teste no qual a vitamina B12 é injetada e é feito um teste para verificar quanto foi absorvido.

Embora essa condição já tenha sido perigosa porque foi identificada tardiamente em muitos casos, hoje é muito tratável.

O tratamento para a anemia perniciosa é a suplementação de vitamina B12, para garantir que o corpo tenha o suficiente dessa vitamina. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com injeções periódicas de vitamina B12 diretamente no músculo. Se as injeções não forem uma opção, um paciente pode receber comprimidos de vitamina B12. Se os sintomas não forem resolvidos, testes adicionais podem ser realizados para verificar se as doses de suplementação precisam ser alteradas e verificar se há outros problemas que possam estar causando anemia.

Também conhecida como anemia de Addison-Biermer, a anemia perniciosa tende a ser mais comum em pessoas de ascendência européia e africana.

Indivíduos em risco incluem adultos mais velhos dessas origens genéticas, pessoas com histórico familiar da doença e pessoas com doenças como diabetes.

As pessoas que tiveram cirurgias de resseção intestinal ou desvios gástricos também correm risco de anemia perniciosa, além de deficiências causadas pela incapacidade de absorver adequadamente os nutrientes.

Outros nomes

anemia perniciosa é um dos dois principais tipos de anemia “macro cística” ou “megaloblástica”.

Esses termos se referem à anemia na qual os glóbulos vermelhos são maiores que o normal. (O outro tipo principal de anemia macro cística é causado pela deficiência de ácido fólico.).

Raramente, as crianças nascem com um distúrbio hereditário que impede que seus corpos produzam fator intrínseco. Esse distúrbio é chamado de anemia perniciosa congênita.

A deficiência de vitamina B12 também é chamada de deficiência de cobalamina e doença de sistemas combinados.

Sintomas

A anemia perniciosa é uma doença causada pela incapacidade de absorver a vitamina B12, essencial para a produção de glóbulos vermelhos no organismo.

Pessoas diferentes podem experimentar uma variedade de sintomas de anemia perniciosa, que geralmente incluem mudanças físicas e emocionais. Muitos sintomas de anemia perniciosa são mais geralmente sintomas de anemia, enquanto outros podem ser considerados sintomas de uma deficiência de vitamina B12.

As complicações devido a esse tipo de anemia podem ser únicas e graves e também podem ajudar no diagnóstico quando o distúrbio é descoberto em um estágio tardio.

Um dos sintomas mais comuns de anemia perniciosa é a fadiga. Algumas pessoas descrevem esse sintoma como uma sensação de cansaço, fraqueza ou incapacidade de acordar.

Muitas pessoas experimentam depressão causada por anemia e que pode ser acompanhada por fadiga. Uma pessoa pode sentir como se estivesse vendo a vida de uma maneira confusa ou andando através de uma névoa.

Embora o cansaço nem sempre seja um indicador de anemia, quanto mais anemia perniciosa, a fadiga agressiva que não é remediada por uma melhor dieta ou sono pode ser um sinal convincente de anemia.

Palpitações cardíacas, diarreia e perda de peso também podem ser sintomas perniciosos de anemia. Esses sintomas também são geralmente sinais de anemia de maneira mais geral. Alterações na pressão arterial, baixa ou alta, podem ser sintomas de anemia.

Em alguns casos, uma pessoa pode sentir que seu coração está batendo muito forte ou muito rápido. Cada um desses sintomas tem muitas causas alternativas, mas vários desses sintomas que ocorrem simultaneamente podem indicar anemia.

A deficiência de vitamina B12 geralmente causa dor neuropática e afeta o sistema nervoso em geral. Uma pessoa pode sentir alfinetes e agulhas nos dedos dos pés ou uma sensação reduzida de toque.

Às vezes, uma pessoa com deficiência de vitamina B12 experimenta uma capacidade reduzida de sentir vibrações. Os sintomas de anemia perniciosa podem incluir diminuição da coordenação, resultando em quedas frequentes ou dificuldade em realizar tarefas normalmente simples, como escalar.

Ocasionalmente, uma pessoa com deficiência de vitamina B12 relacionada à anemia perniciosa pode se tornar daltônica.

Existem medidas de tratamento eficazes para a anemia perniciosa, bem como métodos para detectá-la antes que ocorram sintomas mais graves.

De fato, esse distúrbio é freqüentemente detectado antes que ocorra algum dano permanente ou que o paciente se sinta gravemente doente.

Quando a anemia perniciosa não é diagnosticada, podem ocorrer complicações graves, como câncer gástrico e danos permanentes nos nervos. Em muitos casos, o tratamento é tão simples quanto receber injeções de vitamina B12.

Reunir os sintomas necessários para um diagnóstico e passar por testes geralmente são as partes mais difíceis de se viver com anemia perniciosa.

Visão global

Anemia perniciosa é um tipo de anemia.

O termo “anemia” geralmente se refere a uma condição na qual o sangue tem um número inferior ao normal de glóbulos vermelhos. Na anemia perniciosa, o corpo não pode produzir glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente porque não possui vitamina B12 suficiente.

Sem vitamina B12 suficiente, seus glóbulos vermelhos não se dividem normalmente e são muito grandes. Eles podem ter problemas para sair da medula óssea – um tecido semelhante a uma esponja dentro dos ossos onde as células sanguíneas são produzidas.

Sem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para o corpo, você pode se sentir cansado e fraco.

Anemia perniciosa grave ou duradoura pode danificar o coração, o cérebro e outros órgãos do corpo.

A anemia perniciosa também pode causar outros problemas, como danos nos nervos, problemas neurológicos (como perda de memória) e problemas no trato digestivo.

Pessoas que têm anemia perniciosa também podem estar em maior risco de força óssea enfraquecida e câncer de estômago.

Anemia Perniciosa
Anemia Perniciosa

Fonte: www.nhlbi.nih.gov/medlineplus.gov/www.wisegeek.org/rarediseases.org/www.mydr.com.au/www.hopkinsmedicine.org/radiopaedia.org/www.massgeneral.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.