Breaking News
Home / Saúde / Anemia ferropriva

Anemia ferropriva

PUBLICIDADE

Definição

Anemia por deficiência de ferro (Anemia ferropriva) é uma forma comum de desordem nutricional, a deficiência de ferro resulta em anemia como o ferro é necessário para fazer hemoglobina, molécula-chave nos glóbulos vermelhos responsáveis pelo transporte de oxigênio.

Na anemia por deficiência de ferro, as células vermelhas parecem anormais e são extraordinariamente pequenas (microcíticas) e pálidas (hipocrômicas).

A palidez das células vermelhas reflete seu baixo teor de hemoglobina.

O que é Deficiência de Ferro?

A deficiência de ferro é uma falta de ferro suficiente no sangue.

As pessoas precisam de ferro para ajudar a transportar oxigênio por todo o corpo.

Quando há falta de ferro no sangue, resultante de deficiências nutricionais ou perda de sangue, podem aparecer sintomas, causados pela redução da quantidade de oxigênio que chega aos tecidos e órgãos do corpo.

Se não for tratada, pode levar a complicações graves, como problemas cardíacos e de crescimento.

No corpo humano, o ferro é usado pelos glóbulos vermelhos para ajudar as células a criar hemoglobina.

A palavra hemoglobina literalmente significa proteína de ferro do prefixo hemo – que significa ferro e – globina, uma proteína. Esta proteína é o que torna as células vermelhas do sangue vermelhas, e quantidades insuficientes de hemoglobina são provavelmente devido à anemia por deficiência de ferro.

Aqueles deficientes em ferro geralmente apresentam sintomas leves, como fadiga, palidez, falta de ar, tontura, unhas quebradiças e perda de apetite.

Nestes casos leves, a deficiência de ferro é facilmente tratada com um suplemento. Uma consulta é sempre melhor para determinar se a verdadeira causa desses sintomas é a deficiência de ferro, uma vez que existem muitas outras doenças e deficiências de vitaminas e minerais que podem produzir sintomas semelhantes.

A única maneira real de determinar se a anemia é causada por falta de ferro é através de um exame de sangue.

Depois de examinar os resultados desse exame de sangue, o médico pode prescrever o tipo adequado de suplemento de ferro a ser tomado. As mulheres são mais propensas a ter deficiência de ferro, já que perdem sangue mensalmente por meio da menstruação.

O ferro é armazenado no corpo e quem não é deficiente não deve tomar suplementos.

Um excesso de ferro pode causar sintomas semelhantes aos da anemia. É por isso que apenas um médico deve prescrever suplementos de ferro.

Existem muitas causas de anemia por deficiência de ferro, algumas resultantes do estilo de vida, e outras como efeitos colaterais de medicamentos ou doenças.

Uma causa comum de anemia é uma ingestão insuficiente de ferro na dieta ou uma eficiência reduzida no corpo absorvendo e usando esse ferro. Uma dieta bem equilibrada e nutricionalmente sólida é fundamental para prevenir a anemia por deficiência de ferro. Se não houver ferro suficiente no corpo, a medula óssea não terá os materiais necessários para fabricar hemoglobina.

Suplementos de ferro são mais eficazes se a anemia é apenas devido à falta de ferro na dieta.

O tratamento é diferente se houver uma incapacidade do corpo de absorver e usar o ferro, como pode ser o caso de algumas formas de Síndrome do Cólon Irritável, doença celíaca ou de Crohn, ou aquelas que tomam redutores de ácido estomacal. O uso de suplementos de ferro, que são absorvidos no intestino delgado, ou o tratamento de doenças intestinais, pode permitir que o corpo use mais eficazmente o ferro da dieta.

Uma perda de sangue pode levar à anemia, e se não houver sangramento externo visível e o paciente não for uma mulher menstruada, o médico procurará verificar se há evidência de sangramento interno.

Isto será determinado somente após garantir que o paciente tenha uma nutrição adequada para apoiar a produção de hemoglobina. Tratar a causa subjacente será a cura definitiva para a deficiência de ferro, mas nesse ínterim, suplementos podem ser administrados, no entanto, isso levará pelo menos duas semanas antes que o alívio dos sintomas de anemia por deficiência de ferro seja aliviado. Se a anemia for grave, uma transfusão de sangue pode ser solicitada para fornecer alívio imediato.

O resultado líquido de uma deficiência de ferro em um indivíduo é menos oxigênio indo para músculos e órgãos. O sistema circulatório do corpo usa o poder do coração para bombear o sangue através dos pulmões, a fim de permitir que a hemoglobina nas células vermelhas do sangue capte moléculas de oxigênio nos pulmões. As artérias do corpo levam o sangue oxigenado para os tecidos, enquanto as veias liberam sangue pobre em oxigênio de volta para os pulmões. A hemoglobina é feita na medula óssea a partir de glóbulos vermelhos velhos e ferro da dieta.

A falta de ferro pode levar a uma redução na quantidade de hemoglobina produzida. Isso desencadeia uma reação em cadeia.

Uma quantidade reduzida de hemoglobina significa que o sangue não consegue captar tanto oxigênio dos pulmões. Os tecidos, então, não podem obter tanto oxigênio quanto antes, e suas funções são reduzidas em eficiência.

Aliviar este ciclo leva tempo, e qualquer um que comece um curso de suplementos de ferro deve permitir pelo menos duas semanas para reconstruir as reservas de ferro no corpo.

Qualquer pessoa que suspeite de anemia por deficiência de ferro deve discutir o assunto com um médico que possa fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado.

Sintomas

Embora os sintomas da deficiência de ferro variem, a anemia por deficiência de ferro é um dos mais conhecidos – e talvez o mais crítico – sintoma. Quando a medula óssea não tem ferro suficiente, não pode produzir a hemoglobina necessária para manter os glóbulos vermelhos saudáveis, o que pode causar anemia por deficiência de ferro.

Como resultado, a medula óssea produz menos glóbulos vermelhos do que a de uma pessoa saudável. Eventualmente, isso pode levar a uma redução no suprimento de oxigênio para os órgãos, o que pode resultar em falência de órgãos e, em alguns casos, morte.

Sintomas comuns

Além da anemia por deficiência de ferro, alguns outros sintomas da deficiência de ferro são fadiga, tontura, fraqueza muscular, irritabilidade, uma aparência muito pálida e pica – um distúrbio alimentar no qual o doente anseia por itens não alimentícios como argila ou giz.

Além desses sintomas, a anemia também pode causar perda de cabelo, falta de ar, desmaios, constipação, palpitações cardíacas, zumbidos nos ouvidos, alucinações visuais, sensação de dormência ou ardor e, raramente, apneia do sono.

Causas e Tratamento

A deficiência de ferro pode ser causada por sangramento excessivo, não comer alimentos suficientes que contenham ferro, ou uma dieta ou problema médico que interfira na absorção do mineral pelo corpo. Em média, as mulheres são dez vezes mais propensas que os homens a desenvolver essa condição devido ao sangue perdido durante a menstruação.

A anemia é o estágio final da deficiência de ferro, mas sintomas problemáticos podem surgir antes mesmo de a anemia se manifestar. Qualquer sintoma de baixo teor de ferro deve sempre ser levado a sério, pois a anemia por deficiência de ferro pode ser fatal, mas pode ser evitada com o tratamento precoce.

Muitos sintomas de deficiência de ferro podem ser evitados com uma dieta adequada ou com o uso de suplementos de ferro, a menos que seja devido à má absorção. Alimentos ricos em ferro incluem carnes de todos os tipos, vegetais de folhas verdes, feijão e tofu. As pessoas que têm algum problema de saúde ou que estão planejando mudanças em sua dieta devem discutir isso com um profissional de saúde.

O papel do ferro

O ferro é um nutriente essencial para os seres humanos, assim como para muitas outras formas de vida.

Em humanos, ajuda a regular a respiração celular, fornecendo a principal fonte de energia para muitos tipos diferentes de células no corpo para realizar seu trabalho. É também um componente importante dos glóbulos vermelhos, que fornecem oxigênio a todas as partes do corpo e devolvem dióxido de carbono aos pulmões para expiração. O ferro também ajuda a armazenar oxigênio nas células musculares.

Tratamento da anemia por deficiência de ferro

Tratamento de anemia por deficiência de ferro aborda o tipo de anemia caracterizada por uma falta de ferro no organismo. O ferro é necessário para produzir hemoglobina, que transporta oxigênio para as células.

Alguns sintomas da anemia por deficiência de ferro incluem pele pálida, tontura frequente e fadiga extrema. As pessoas muitas vezes desenvolvem anemia gradualmente e sem perceber nenhum sintoma até se tornarem sérias.

Uma vez que eles não sabem que eles têm, eles podem não saber como tratá-lo. Exemplos de tratamento de anemia por deficiência de ferro incluem mudanças na dieta, suplementos de ferro e outros tratamentos baseados na causa da doença.

Algumas condições que podem resultar em anemia por deficiência de ferro incluem a doença de Crohn e vários tipos de câncer.

Uma falta básica de ferro na dieta é uma causa comum de anemia.

As mulheres são especialmente propensas à anemia por deficiência de ferro durante a gravidez, quando precisam de ferro suficiente para si e para o feto.

Uma deficiência de ferro também pode ocorrer devido à perda de sangue devido à menstruação, miomas uterinos ou úlceras sangrantes. O corpo de algumas pessoas simplesmente não tem capacidade de absorver ferro.

Os médicos geralmente diagnosticam anemia por deficiência de ferro com exames de sangue, incluindo um para medir os níveis de hemoglobina.

O médico pode pedir exames diagnósticos adicionais se os exames de sangue do paciente revelarem anemia e ele quiser identificar uma causa subjacente.

As opções de tratamento da anemia ferropriva baseiam-se na causa exata e nos fatores de risco do paciente. Os tratamentos mais comuns incluem modificação dietética, suplementos de ferro ou tratamento da causa subjacente.

A anemia por deficiência de ferro devido à falta de ferro na dieta geralmente pode ser corrigida pela ingestão de mais alimentos ricos em ferro.

A modificação dietética sozinha pode não ser o tratamento mais eficaz para a anemia por deficiência de ferro, mas é um passo na direção certa.

Alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, peru, legumes, gema de ovo, feijão e pães e cereais enriquecidos com ferro e grãos inteiros. Certas frutas e vegetais, assim como a maioria dos tipos de carne, aves e peixes, também podem ajudar na absorção de ferro quando ingeridos com outros alimentos ricos em ferro.

Os médicos geralmente prescrevem pílulas de ferro em conjunto com ajustes na dieta. Os pacientes devem consultar seus profissionais de saúde sobre suplementos de ferro em vez de tentar corrigir a deficiência por conta própria.

Muitas vezes, as pílulas de ferro podem resolver o problema, mas especialistas médicos alertam contra automedicação ou excesso de medicamentos com ferro, o que pode ser perigoso em grandes quantidades.

Tiros de reposição de ferro são um tratamento alternativo de anemia por deficiência de ferro se o paciente preferir não tomar pílulas.

Em muitos casos, o médico também pode optar por fornecer tratamento para a causa subjacente da anemia, pois pode indicar um problema de saúde mais grave, como uma úlcera, uma de várias doenças ou vários tipos de câncer.

Em casos graves, quando todos os outros tratamentos de anemia por deficiência de ferro são ineficazes, pode ser necessária uma transfusão de sangue para restaurar o ferro.

Fonte: www.nhlbi.nih.gov/www.mayoclinic.org/www.wisegeek.org/www.hematology.org/www.nhs.uk/www.nhsinform.scot/www.womenshealth.gov/medlineplus.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Polifagia

Polifagia

PUBLICIDADE Definição A polifagia é uma condição caracterizada por fome excessiva e aumento do apetite. Não importa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.