Breaking News
Home / Saúde / Purgativo

Purgativo

PUBLICIDADE

Definição

Um purgativo ou um purgante é um medicamento que faz com que você se livre de resíduos indesejados do seu corpo.

Purgativo significa purgar ou limpar, especialmente causando a evacuação dos intestinos.

Laxantes ou purgantes são substâncias que soltam fezes e aumentam os movimentos intestinais. Eles são usados para tratar e prevenir a constipação.

Os laxantes variam quanto ao modo de trabalho e aos efeitos colaterais que podem ter.

Certos laxantes estimulantes, lubrificantes e salinos são usados para evacuar o cólon para exames retais e intestinais, e podem ser suplementados por enemas sob certas circunstâncias.

Doses suficientemente altas de laxantes podem causar diarreia.

O que é

Um purgativo é um medicamento que estimula os movimentos intestinais.

Também conhecidos como laxantes, os purgantes estão disponíveis em várias regiões e versões mais fortes podem ser fornecidas por prescrição.

Há uma série de usos médicos para essas drogas, que vão desde o tratamento da constipação até a necessidade de limpar o intestino o máximo possível antes de um procedimento médico.

É importante seguir as instruções cuidadosamente, pois esses medicamentos podem induzir a diarréia em pacientes.

Os purgantes podem funcionar de várias maneiras. Alguns criam volume, facilitando a movimentação das fezes pelos intestinos. Outros hidratar as fezes no caso de secura está causando bloqueios.

Um purgante também pode agir como um irritante para desencadear a evacuação do intestino.

Medicamentos mais fortes tendem a ser restritos ao uso de prescrição, para que as pessoas não se coloquem em perigo tomando muito ou tomando a medicação quando isso não é indicado.

Quando as pessoas têm constipação, um purgante pode ser o tratamento de primeira linha para ver se as fezes podem ser soltas o suficiente para fazer com que o paciente defeca normalmente.

Se a constipação do paciente não for resolvida, tratamentos como extração digital podem ser oferecidos.

Pessoas com histórico de constipação podem fazer questão de ingerir alimentos purgativos, como alimentos ricos em fibras, a fim de manter as vísceras funcionando sem problemas, com o objetivo de evitar futuros episódios de constipação.

Pacientes que estão se preparando para procedimentos médicos como endoscopia nas entranhas, estudos de imagens médicas e certos tipos de cirurgias podem ser solicitados a tomar purgantes.

As drogas são projetadas para limpar os intestinos para facilitar esses procedimentos. Além de melhorar a higiene, os intestinos limpos também são mais fáceis de trabalhar para muitos tipos de procedimentos.

Purgantes oferecidos antes de procedimentos médicos podem ser muito fortes.

Todo mundo responde aos purgantes de maneira diferente. Ao tomar um novo medicamento pela primeira vez, é aconselhável levar a medicação nas proximidades de um banheiro e evitar fazer planos para sair por várias horas.

Às vezes as pessoas têm vários movimentos intestinais depois de tomar um purgante e o desejo de defecar pode ser muito forte; o controle imperfeito do intestino pode ocorrer e as pessoas podem defecar em si mesmas se não conseguirem chegar ao banheiro a tempo.

Também é importante manter os purgantes fora do alcance de animais de estimação e de outros membros da família para evitar a ingestão acidental de medicamentos fortes e subsequentes acidentes infelizes.

Tipos de laxantes

Laxante, qualquer droga usada no tratamento da constipação para promover a evacuação de fezes.

Os laxantes produzem seu efeito por vários mecanismos.

Os quatro principais tipos de laxantes incluem: purgantes salinos, amaciantes fecais, purgantes de contato e laxantes em massa.

Purgantes salinos são sais contendo íons altamente carregados que não atravessam prontamente as membranas celulares e, portanto, permanecem dentro do lúmen, ou passagem, do intestino.

Ao reter a água através de forças osmóticas, os purgantes salinos aumentam o volume do conteúdo do intestino, alongando o cólon e produzindo um estímulo normal para a contração do músculo, o que leva à defecação.

Alguns sais comumente usados são sulfato de magnésio (sais de Epsom), hidróxido de magnésio (leite de magnésia), sulfato de sódio (sal de Glauber) e tartarato de sódio e potássio (sal de Rochelle ou pó de Seidlitz).

Amaciadores fecais não são absorvidos pelo trato gastrointestinal e agem para aumentar o volume das fezes. A parafina líquida (óleo mineral) pode ser usada como o próprio óleo ou como uma emulsão branca.

Outros amaciantes fecais têm uma ação detergente que aumenta a penetração das fezes pela água.

Os purgantes de contato agem diretamente sobre os músculos do intestino, estimulando as contrações musculares ondulatórias (peristaltismo) que resultam em defecação. Este tipo de laxante inclui cáscara, senna, ácido ricinoléico (óleo de mamona) e fenolftaleína. Após o uso regular, o seu efeito tende a diminuir, sendo necessárias doses maiores e mais frequentes até que finalmente deixem de ser eficazes. Eles são úteis, no entanto, quando a purga de curto prazo é necessária (por exemplo, antes da cirurgia ou após uma doença).

Fonte: www.collinsdictionary.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.britannica.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.