Breaking News
Home / Saúde / Síndrome de Capgras

Síndrome de Capgras

PUBLICIDADE

Definição

Às vezes conhecida como síndrome do impostor, a síndrome de Capgras é uma condição psicológica em que uma pessoa acredita que alguém que conhece foi substituído por um impostor.

Visão geral

A síndrome de Capgras é uma condição psicológica.

Também é conhecida como “síndrome impostor” ou “delusão de Capgras”.

As pessoas que experimentam essa síndrome têm uma crença irracional de que alguém que conhecem ou reconhecem foi substituído por um impostor. Eles podem, por exemplo, acusar um cônjuge de ser um impostor de seu cônjuge atual. Isso pode ser perturbador tanto para a pessoa que experimenta a ilusão quanto para a pessoa que é acusada de ser uma impostora.

Em alguns casos, a pessoa que experimenta a ilusão pode acreditar que um animal, objeto ou mesmo um lar é um impostor.

A síndrome de Capgras pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres.

Em casos raros, também pode afetar crianças.

O que é a síndrome de Capgras?

A síndrome de Capgras é um tipo incomum de transtorno delirante.

É caracterizada por sentimentos intensos e inabaláveis de que um amigo íntimo ou membro da família foi substituído por um impostor idêntico.

Um paciente reconhece o rosto e o comportamento do ente querido, mas está convencido de que ele ou ela é um duplo.

As pessoas que têm a síndrome de Capgras também podem experimentar outros delírios e sintomas por causa de um caso subjacente de esquizofrenia ou outro transtorno mental.

O tratamento na forma de drogas antipsicóticas e aconselhamento psicológico ajuda muitos pacientes a recuperar sua compreensão da realidade.

As causas da síndrome de Capgras não são totalmente compreendidas.

Muitos pesquisadores acreditam que o distúrbio é provavelmente causado por trauma físico em uma área específica do cérebro chamada de lobo temporal direito, responsável pelo reconhecimento facial. Acidentes de carro, abuso de drogas ou outras causas de danos ao lobo temporal são comuns nas histórias de muitos pacientes com a síndrome de Capgras.

Além disso, várias pessoas mostram sinais de esquizofrenia, demência, doença de Alzheimer e outras síndromes que causam o pensamento delirante.

O distúrbio é mais comumente visto em mulheres adultas.

Síndrome de Capgras
Síndrome de Capgras

A síndrome de Capgras pode surgir de repente, levando tanto o sofredor quanto os entes queridos por surpresa total.

Uma mulher com o transtorno pode acordar ao lado de seu cônjuge de longa data e reagir com horror ao fato de seu marido ter sido substituído. Ela pode reconhecer seu rosto, maneirismos e comportamento como absolutamente normais, mas ao mesmo tempo ter certeza de que ele não é seu marido. A reafirmação de outros membros da família e amigos não tem sentido, e o paciente pode acreditar que os outros estão envolvidos no esquema.

Algumas pessoas com a síndrome de Capgras têm os mesmos sentimentos em relação a várias pessoas próximas e ocasionalmente sentem que animais de estimação, objetos domésticos ou outros itens também são duplos.

Pode ser difícil convencer uma pessoa com sintomas da síndrome de Capgras a visitar um médico. Se uma reunião com um psiquiatra é configurada, ele geralmente pode diagnosticar a condição com base em uma entrevista pessoal. Os exames médicos podem ser programados para procurar sinais de doença, traumatismo craniano e desequilíbrios químicos no cérebro.

As decisões de tratamento são feitas de acordo com o paciente.

Muitas pessoas, especialmente aquelas com esquizofrenia, respondem bem aos medicamentos antipsicóticos diários.

Terapia cognitivo-comportamental com um conselheiro experiente também pode ajudar os pacientes a perceber suas idéias são infundadas e fornecer dicas sobre como gerenciar melhor suas vidas diárias. É essencial que os membros da família, especialmente as pessoas que são alvos de impostores, se instruam sobre a desordem e forneçam o máximo de apoio possível no tempo de necessidade dos seus entes queridos.

Causas

A síndrome de Capgras é mais comumente associada à doença de Alzheimer ou demência. Ambas afetam a memória e podem alterar seu senso de realidade.

A esquizofrenia, especialmente a esquizofrenia alucinatória paranoica, pode causar episódios da síndrome de Capgras. A esquizofrenia também afeta o senso de realidade e pode causar delírios.

Em casos raros, uma lesão cerebral que causa lesões cerebrais também pode causar a síndrome de Capgras. Isso é mais comum quando a lesão acontece na parte de trás do hemisfério direito, pois é onde nosso cérebro processa o reconhecimento facial.

Pessoas com epilepsia também podem experimentar a síndrome de Capgras em casos raros.

Existem várias teorias sobre o que causa a síndrome.

Alguns pesquisadores acreditam que a síndrome de Capgras é causada por um problema no cérebro, como atrofia, lesões ou disfunção cerebral.

Alguns acreditam que é uma combinação de mudanças físicas e cognitivas, nas quais os sentimentos de desconexão contribuem para o problema.

Outros acreditam que é um problema no processamento de informações ou um erro de percepção, que coincide com memórias danificadas ou ausentes.

Tratamento

Neste momento, não há plano de tratamento prescrito para pessoas com a síndrome de Capgras, porque mais pesquisas precisam ser feitas. Mas existem opções de tratamento que podem ajudar a aliviar os sintomas.

O tratamento visa abordar a causa subjacente.

Por exemplo, se alguém com controle inadequado dos sintomas na esquizofrenia experimenta a síndrome de Capgras, o tratamento da esquizofrenia pode melhorar a síndrome de Capgras.

No entanto, se a síndrome de Capgras ocorre durante o curso da doença de Alzheimer, as opções de tratamento são limitadas.

O tratamento mais eficaz é criar um ambiente positivo e acolhedor onde a pessoa afetada pela síndrome se sinta segura.

Algumas instalações de atendimento usarão a terapia de validação. Na terapia de validação, os delírios são suportados em vez de rejeitados. Isso pode reduzir a ansiedade e o pânico na pessoa que experimenta a ilusão.

Técnicas de orientação da realidade podem ser úteis em algumas circunstâncias. Isso significa que o cuidador dá lembretes freqüentes da hora e local atuais, incluindo lembretes de grandes eventos da vida, movimentos ou quaisquer mudanças substanciais.

A causa subjacente da síndrome de Capgras será tratada tanto quanto possível.

Estes tratamentos podem incluir:

Medicamentos como os inibidores da colinesterase, que estimulam os neurotransmissores envolvidos na memória e no julgamento, na demência e na doença de Alzheimer
Antipsicóticos e terapia para pessoas com esquizofrenia
Cirurgia, se possível, para lesões cerebrais ou traumatismo craniano.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/psychcentral.com/www.pathwayshealth.org/www.lbda.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síndrome da Porta

Síndrome da Porta

PUBLICIDADE Definição A síndrome da porta é uma síndrome de anomalias congênitas múltiplas – deficiência intelectual caracterizada …

Tumor Misto

PUBLICIDADE Definição Um tumor misto é um tumor que deriva de vários tipos de tecido. Os tumores …

Síndrome de Asperger

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Asperger é um distúrbio do desenvolvimento. É um transtorno do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.